Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Fique atento aos principais cuidados ao comprar alimentos

Algumas dicas são indispensáveis na hora das compras. A primeira é verificar sempre a designação do alimento na embalagem, isto é, sua definição, que deve se localizar próxima ao nome.

separador

Atualizado: 

25/07/2011

Algumas dicas são indispensáveis na hora das compras. A primeira é verificar sempre a designação do alimento na embalagem, isto é, sua definição, que deve se localizar próxima ao nome.

A segunda principal precaução é observar os prazos de validade e denunciar às autoridades competentes (Vigilâncias Sanitárias Estaduais) quando o produto estiver sem essa informação, ilegível ou com prazo vencido.

Observe também se o produto não corre risco de vencer antes de seu consumo, pois é muito comum que supermercados realizem promoções com o intuito de vender produtos que estejam com sua data de validade próxima ao vencimento.

Atenção às embalagens! Verifique se há a presença de furos ou se as latas estão amassadas. Atente-se também ao lacre do produto: em hipótese alguma leve o produto para casa se o lacre estiver violado.

Ao comprar produtos in natura, verifique sua integridade, observe sua cor, se possui defeitos ou perfurações causadas por insetos, entre outros.

Caso o consumidor seja portador de enfermidade que exija alimentos especiais (alimentos sem glúten, sem fenilalanina, sem lactose, etc.), a leitura do rótulo deve ser ainda mais atenta, verificando a existência da substância indesejada na composição do produto.

Por fim, atente-se ao fato de que alimentos acondicionados em embalagens rígidas e opacas (achocolatados e fórmulas infantis, etc) devem preencher, no mínimo, 90% do espaço interno da mesma. Caso o consumidor constate alguma irregularidade neste sentido, a denúncia deverá ser encaminhada ao Inmetro.

Talvez também te interesse: