separador
Atualizado:
Biscoitos, salgadinhos, margarinas e sorvetes são alguns dos alimentos que consumimos diariamente e que contêm gordura trans. Por ser prejudicial à saúde, em dezembro de 2019, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou mudanças sobre o uso da substância no Brasil. A decisão foi pela adoção gradual de restrição da gordura em produtos alimentícios até o seu total banimento, em 2023.
Mas você sabe o que é exatamente a gordura trans e por que ela pode fazer mal ao seu organismo? Entenda:
O que é gordura trans?
A gordura trans é um tipo específico de gordura formado por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Ela está presente, principalmente, nos alimentos industrializados para melhorar a consistência, a apresentação e o sabor dos produtos, além de também aumentar o tempo de vida destes. Em sua produção, o óleo é transformado em gordura sólida, conferindo assim, mais sabor e prazo de validade aos produtos, por um baixo custo.
Onde a gordura trans é mais utilizada?
Entre os alimentos que podem conter gordura trans estão margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos, produtos de panificação, alimentos fritos e qualquer outro alimento que contenha em sua preparação as gorduras vegetais hidrogenadas. Alimentos de origem animal, como carne e leite, possuem quantidades menores dessa gordura.
Como saber se um alimento contém gordura trans?
A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na tabela nutricional. A identificação da gordura trans também é obrigatória na lista de ingredientes, porém não existe uma padronização. Confira aqui os ingredientes que podem conter ou não conter gordura trans e os que efetivamente contêm gordura trans.
Por que a gordura trans faz mal?
Um dos malefícios pode ser o aumento do colesterol total e do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim - que pode gerar os males característicos do consumo excessivo de gorduras saturadas como obstrução das artérias e vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, derrame cerebral e arteriosclerose. A gordura trans também pode levar a uma redução dos níveis de colesterol HDL, conhecido como colesterol bom. É importante lembrar que não há informação disponível que mostre qualquer benefício à saúde a partir do consumo de gordura trans.
Para mais informações detalhadas, acesse nosso especial "A gordura trans que você não vê"