Agrotóxicos são um grave problema de saúde pública e causam destruição do meio ambiente, fatos que diversos estudos científicos no mundo todo já evidenciaram. Mas mesmo assim, não é tão óbvio que todas as pessoas saibam o quanto eles fazem mal.
No Brasil, assim como em outros países, multinacionais fabricantes de agrotóxicos - e outras grandes empresas que se beneficiam do seu uso, investem milhões em publicidade para que acreditemos que essas substâncias são indispensáveis para cultivar alimentos, fazem de tudo para descredibilizar a ciência e exercem enorme influência na política para manter seus privilégios.
E assim, seguem lucrando enquanto envenenam as pessoas e o planeta.
Precisamos unir o máximo possível de forças da sociedade para combater isso!
E a boa notícia é que você pode se somar a essa luta.
Para começo de conversa, vamos aqui declarar a principal defesa sobre esse tema: é possível sim produzir alimentos livres de veneno!
Ao contrário do modelo de agricultura convencional, que se baseia em monoculturas e no uso de agrotóxicos em massa, a agroecologia integra conhecimentos científicos e tradicionais que promovem práticas agrícolas que respeitam os ciclos naturais, protegem o meio ambiente e garantem alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos.
Nós e diversos movimentos e organizações da sociedade civil trabalhamos incansavelmente pela transição agroecológica e fazendo frente ao poder das empresas que lucram com o nosso envenenamento.
Recentemente, estivemos em uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a isenção de agrotóxicos questionando esse benefício que chamamos de "bolsa-agrotóxicos".
Além de apontar todos os malefícios que esses produtos causam, mostramos que os agrotóxicos não contribuem com a alimentação da população como tanto defendem, pois eles são usados por grandes plantações de commodities (soja e milho), enquanto a comida que temos na nossa mesa é, em sua maioria, feita por agricultores familiares.
Também estamos travando uma batalha na justiça para proibir o glifosato no cultivo de soja, um agrotóxico de alto risco.
Você que nos acompanha, já deve ter visto nossos materiais e pesquisas que denunciam e conscientizam sobre os problemas dos agrotóxicos na nossa comida, os danos ao meio ambiente e à vida dos trabalhadores rurais.
E para seguir com o nosso trabalho, estamos lançando nesta semana em que se celebra o Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos, uma campanha de doação com recompensas que você vai adorar.
Apoie nossa luta contra os agrotóxicos e ganhe uma camiseta 100% algodão e/ou um pano de prato com estampa exclusiva da nossa campanha. 🥦🍅🥕🌽🥬
|