Ah, a primavera! Época de florescer, de polinizar e de colher várias espécies de alimentos.
A cada mês e nova estação temos frutas, verduras e legumes típicos da época.
Tudo o que é colhido no momento da safra está mais fresco e também mais barato, o que garante economia no bolso e melhora na qualidade da alimentação.
Colher os alimentos na época certa faz toda a diferença, pois quando respeitamos as estações do ano, os produtos estão mais disponíveis e, por isso, acabam sendo mais baratos.
Se você quer ter uma visão geral dos alimentos de acordo com as estações do ano, confira detalhes aqui neste artigo que preparamos.
Outro ponto super importante é que frutas e verduras da estação costumam ter menos incidências de agrotóxicos, já que são mais resistentes ao clima daquele momento, pois elas já iam se desenvolver e amadurecer naquela estação.
E menos uso de agrotóxicos é menos impacto no meio ambiente. Em linhas gerais, o veneno mata os animais polinizadores, esgota o solo e adoece animais e seres humanos.
Mas voltando a falar da primavera…
Esse é um momento muito especial para a natureza. Com o aumento da luz solar e com temperaturas ainda amenas em relação ao verão, a maioria das plantas floresce, ajudando na polinização e permitindo colheitas mais fartas e saudáveis.
Isso não só contribui para o equilíbrio ambiental, mas também garante alimentos mais frescos e saborosos.
E eis que nesta estação surge a floração da jabuticaba. Ela, que agrada a maioria das pessoas, é 100% brasileira.
Existem exemplares de Norte a Sul, mas é no Sudeste que existe a maior concentração, já que ela é uma espécie típica do bioma da Mata Atlântica.
E se você pronunciar aí em voz alta: jabuticaba, vai notar que o começo da palavra é também o nome de um animal, o jabuti.
Os indígenas batizaram a fruta de “îaboti kaba” que em tupi-guarani, significa "lugar do jabuti".
E assim como suas raízes são tão antigas na cultura alimentar do país, ela segue sendo um patrimônio para nós.
Em Minas, ela é reverenciada com a ‘Festa da Jabuticaba’.
Anualmente, no mês de novembro na cidade de Sabará, a fruta é celebrada de diversas formas, desde seu consumo in natura até a produção de licores, geleias, vinhos e sorvetes.
E para saber mais detalhes que acontecem nesta festa e outros fatos sobre a jabuticaba, leia aqui o artigo que preparamos sobre a fruta.
|