Para te ajudar a relembrar, em 2021, lançamos o primeiro volume do “Tem Veneno nesse Pacote”, uma publicação que analisou a presença de agrotóxicos em 27 produtos ultraprocessados de oito categorias, entre elas: refrigerantes, salgadinhos, cereais matinais, biscoitos de água e sal e recheados, entre outros.
Já em 2022, foi a vez do segundo volume, onde avaliamos produtos de origem animal, como embutidos, iogurte, bebida láctea e requeijão. Constatamos que 14 dos 24 produtos analisados têm agrotóxicos, sendo o empanado de frango da Seara o campeão com 5 tipos de veneno, seguido do requeijão ultraprocessado Vigor com 4 variedades de agrotóxicos.
Com os achados deste estudo, queremos alertar para o duplo perigo de consumir esse tipo de produto.
Afinal, quem acompanha aqui - e até para quem chegou há pouco tempo - aprendeu que os ultraprocessados são nocivos à saúde porque apresentam altos teores de açúcares, sódio e gorduras, além da presença de aditivos alimentares, como corantes, aromatizantes e edulcorantes.
E o “Tem Veneno nesse Pacote” chega à sua terceira edição analisando outra leva de produtos, reforçando o segundo motivo para não consumir ultraprocessados: temos consistentemente encontrado agrotóxicos dentro desses pacotes.
Todos os testes foram realizados em laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), credenciado junto ao Ministério da Pecuária e Abastecimento (MAPA), local que é utilizado pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em testes de resíduos de agrotóxicos.
Para essa nova etapa, selecionamos 24 amostras de produtos de oito categorias de ultraprocessados que estão entre alguns dos mais consumidos pelas pessoas, como: macarrão instantâneo, biscoito maizena e presunto.
E como fator novidade desta edição, examinamos uma nova gama de produtos que têm ganhado espaço na mesa das pessoas consumidoras: hambúrgueres e empanados à base de plantas, também conhecidos pelo termo em inglês plant-based.
E aqui vale dizer que, se esse universo de “plant-based” parece pouco familiar ou você tem curiosidade para formar uma opinião melhor sobre o assunto, no mês de junho teremos uma edição dedicada ao assunto, não deixe de acompanhar até lá.
O resultado do estudo “Tem Veneno nesse Pacote volume 3”, foi:
-
12 dos 24 produtos analisados apresentaram resíduos de agrotóxicos.
-
O glifosato foi o agrotóxico que mais apareceu, em 7 das 24 amostras, seguindo uma tendência já observada nas análises anteriores.
-
Os produtos ultraprocessados campeões de agrotóxicos, foram: biscoito maisena Marilan e biscoito maizena Triunfo, cada um com resíduos de 4 agrotóxicos (empate).
-
Seguidos do hambúrguer à base de plantas Sadia, do empanado à base de plantas Seara, do macarrão instantâneo Nissin, do macarrão instantâneo Renata e do bolo pronto Ana Maria sabor chocolate, cada um com resíduos de 3 agrotóxicos (empate).
-
E para fechar, tem o empanado à base de plantas Sadia, com resíduos de 2 agrotóxicos.
É assustador constatar o quanto a saúde da população está à mercê de interesses privados, que visam o lucro acima da saúde e da preservação do meio ambiente.
Essas críticas são um foco sobre como a legislação é falha nessa questão, mas claro, as ações e escolhas individuais sobre o que comer, também contam.
Por isso, é preciso que políticas públicas de garantia do direito humano à alimentação adequada sejam construídas e respeitadas.
Afinal, nossa luta é pelas relações justas de consumo, para que você saiba o que come e tenha acesso a alimentos saudáveis.
É fundamental ir além e destacar a necessidade urgente de repensar e reconstruir nosso sistema alimentar - são todos os processos relacionados à alimentação - desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até a sua preparação e o seu consumo - por meio de políticas públicas audaciosas e abrangentes que privilegiem modelos de cultivos sustentáveis, como a agroecologia e que dê acesso amplo a alimentos in natura para compor refeições adequadas para a população.
Quer ver o estudo completo e todos os volumes do “Tem Veneno nesse Pacote”? Então corre lá na nossa página, baixe gratuitamente e compartilhe com todo mundo que precisa saber dessa verdade!
|