Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 14 de Fevereiro de 2024

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Ô abre-alas, que eu quero contar! Caindo na folia durante o feriado de Carnaval ou descansando, o assunto hoje é sobre os populares sucos, sopas e outros preparos que trazem no seu nome a palavra “detox”. Sabia que eles não executam nenhum milagre? Vem ler que tudo será esclarecido.

Faz alguns anos que o termo “detox” passou a marcar presença na roda de amigos e na rotina alimentar de algumas pessoas.

O termo tem origem no inglês “detoxication”, que traduzido para o português significa desintoxicação.

E ficou no imaginário popular que o consumo dos preparos detox, geralmente, seja para compensar um excesso que aconteceu na alimentação. Escuta-se muito falar sobre detox pós-carnaval, detox pós-páscoa, detox pós-ano novo e por aí vai.

Mas aqui vem a grande chave de tudo: você sabia que mantendo regularmente uma alimentação equilibrada, privilegiando alimentos in natura e minimamente processados, o seu organismo é capaz de dar conta de sintetizar eventuais “exageros”?

Não é um suco, uma sopa ou qualquer outra receita apelidada de detox que vai fazer um milagre. O caminho é manter a constância em uma alimentação diversa, pois é ela que pode te proporcionar benefícios a longo prazo.

Afinal, não existe consenso de que o consumo de qualquer alimento isolado tenha o potencial de limpeza ou purificação do organismo humano, ou seja, nenhum alimento por si só é capaz de desintoxicar o seu corpo.

Além disso, com exceção de certas particularidades clínicas, o corpo humano tem condições para reconhecer e excretar as substâncias que devem ser eliminadas, principalmente através do fígado.

“Mas então não é pra consumir o suco verde?”

É recomendável consumir as mais variadas combinações de cores de alimentos, por meio de diferentes formas de preparo ao longo do dia, para ter uma alimentação equilibrada e saudável. Se pudermos deixar uma sugestão, prefira comer frutas, legumes e verduras em pedaços.

Vamos então listar hábitos saudáveis que vão ajudar seu organismo a funcionar bem?

  • Invista em comer com variedade, cores e sabores. A cada mês, temos frutas, legumes e verduras da estação. Tudo o que é colhido no momento da safra está mais fresco e também mais barato, o que garante economia no bolso e melhora na qualidade da alimentação.
  • A dica de ouro é privilegiar alimentos in natura e evitar os ultraprocessados. Afinal, estudos científicos já comprovaram que o consumo frequente por exemplo, de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, margarina entre outros produtos, está associado ao aumento da obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, entre outras.
  • Não deixe os alimentos se perderem na geladeira e na fruteira. Congele-os para tomar aquele suco bacana ou incluir em uma receita mais tarde.
  • Suco é bem-vindo, mas consuma essa e outras bebidas com moderação. O que efetivamente mata a sede, hidrata e vai bem em qualquer ocasião é a água. Hidrate-se, beba água regularmente, ela também tem um papel importante no nosso organismo.
  • Que tal praticar atividades físicas regularmente? Manter o corpo em movimento garante uma série de benefícios Para além do exercício em si, experimente realizar caminhadas ao ar livre, subir alguns lances de escada em vez de usar sempre o elevador, descer um ponto antes ou depois do ônibus para caminhar um pouco mais, pare o carro um pouco mais longe quando for possível. Independente do que você escolher fazer, o importante é se movimentar.
 

// saindo do forno

DICA

😃 Vamos comprar na xepa?

Sim, esse momento da feira é uma ótima oportunidade para comprar bons alimentos com preços menores. Inclusive, os dados citados nesse conteúdo reforçam a importância de adotarmos hábitos para evitarmos o desperdício de alimentos. Instagram

ATENÇÃO

👎🏼 Pular o café da manhã? Não pode…

Os dados de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apontam que quase metade dos adolescentes brasileiros pulam o café da manhã. Essa medida não é indicada para nenhuma faixa etária e traz impactos negativos na saúde. Estado de Minas

IMPORTANTE

🍃 Diversificar para ter no futuro

O Fórum Econômico Mundial (FEM) trouxe diversas pautas para discussão. Uma delas é sobre mudar o modelo de sistema alimentar atual, desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo. E como a crise climática se materializou em eventos extremos cada vez mais recorrentes, segundo o professor Ricardo Abramovay, titular da Cátedra Josué de Castro da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo, “para haver alimento no futuro, temos que encontrar outro método”. Jornal da USP

 

// cultura alimentar

MARIANA RIBEIRO

Nutricionista e analista de pesquisa do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec

Os alimentos divulgados com a promessa do detox sempre chamam atenção, afinal, cada vez mais as pessoas estão interessadas em adquirir hábitos alimentares saudáveis.

O benefício atribuído ao detox, na verdade, se dá pelo maior consumo de frutas, verduras e legumes, que apresentam em sua composição fibras, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, compostos esses que são benéficos para a nutrição do nosso corpo.

Por esse motivo, saiba que seguir a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira, de fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da sua alimentação, é o suficiente para contribuir com uma alimentação saudável, independente de um eventual exagero alimentar anterior ou não.

Se possível, varie a rotina com os alimentos da estação e se lembre de incluir pelo menos um deles em cada refeição.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Prima do caju

Basta provar a seriguela e sentir o gosto doce e ao mesmo tempo adstringente para confirmar o parentesco. Os estudos apontam que a fruta é originária do México, porém ela se adaptou muito bem ao clima do nosso país. Apesar do gosto parecido com o caju, ela não é suculenta quanto ele.

Sua casca é fina, ao tirá-la tem a polpa e por dentro um caroço grande no centro da fruta. É possível fazer um aproveitamento integral da seriguela. A farinha do caroço tem grande importância nutricional e rende várias receitas, como por exemplo, biscoitos. É ótima para ser consumida in natura, vai bem também em sucos, sorvetes, geleias, compotas e salada de frutas.

Um misto de salsa e rúcula

Esse é o sabor da capiçoba, consegue imaginar? Ela é uma planta alimentícia não convencional (PANC), espontânea e nativa, pode ser encontrada em várias regiões do país. É também conhecida por outros nomes como caramuru, maria-nica ou simplesmente gondó.

O ideal para consumi-la é sempre passá-la na água fervente, o chamado processo de branqueamento. Ela fica muito boa em molhos, fritas em bolinhos, usadas como condimento para sopas, escondidinhos, em saladas ou refogados.

📗 Caderno de receitas

Cocada de forno com laranja
Essa sobremesa é muito prática e rápida de preparar e com esse acréscimo da laranja vira um elemento surpresa que impressiona positivamente todo mundo que experimenta. Acrescenta um sabor cítrico e refrescante para a receita, experimente!

 

Bolo de bagaço de milho verde
Avistou algum carro vendendo muitas espigas no precinho? Aproveite a promoção para fazer vários preparos culinários. O mingau é uma delícia para ser consumido gelado, pode até ser transformado em picolé, basta colocar nas forminhas próprias. E o que “sobra” na peneira para fazer o mingau, vira esse bolo maravilhoso.

 

Capiçoba com angu
É difícil encontrar uma hortaliça refogada que não combine com angu, mas a capiçoba é daquelas que está um degrau a mais nessa união perfeita. É suculenta, saborosa, vale muito perguntar para amigos onde encontrar e tê-la num vaso em casa. É um mato muito bom de comer!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA