SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
|
As festas de fim de ano carregam muitos simbolismos e afloram sentimentos. Independente da tradição, incentivamos a vibrar e elaborar boas reuniões em volta da mesa, do ato de preparar as comidas e saboreá-las coletivamente!
|
|
Pois é, já chegou o fim do ano e para muita gente no Brasil e vários lugares do mundo também vem junto aquele período em que as pessoas se reúnem em volta da mesa para celebrações.
Esses encontros podem fornecer muitas coisas boas!
A partilha da alimentação em forma de ceia é um reencontro com nosso passado, com a cultura alimentar dos que vieram antes de nós, da casa como espaço para o preparo das refeições e local para troca de experiências.
É importante olhar com profundidade, delicadeza e carinho para esses eventos que fazemos socialmente há centenas de anos, notar como foram fundamentais para chegarmos até aqui e o quanto essas tradições precisam ser continuadas.
E você sabia que comer em companhia é uma das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira?
Compartilhar pratos de comida e todos os sentimentos que envolvem esse ato, é um jeito de fortalecer relações sociais e de tornar esses momentos mais prazerosos.
Quantas histórias e memórias temos para contar resultado das festas de fim de ano?
Passamos nas calçadas das casas, corredores do prédio, os risos invadem os ouvidos e os cheiros de comida remetem a algo bom.
Os rituais dos encontros existem e precisamos reverenciá-los. Viver em comunidade, estar perto de quem se gosta é o que move o ser humano.
E existem pequenos detalhes que deixam tudo ainda mais incrível. Veja só:
- Ensine aos mais novos ou pergunte às pessoas mais velhas como é o preparo de um prato típico. Experimente, elogie, veja como foi feito, dê continuidade a essas receitas nas próximas comemorações. Preparar um prato típico estabelece vínculo com a comida, essas memórias são identidade e dão aquela sensação de pertencimento.
- Existe uma receita tradicional de família que depois de alguns anos incorporou um produto ultraprocessado? Que tal manter a estrutura da receita mas fazer substituições saudáveis para esses ingredientes? Prefira as carnes que são vendidas sem tempero e faça sua própria marinada sem condimentos em pó e cubinhos. O leite condensado presente nas sobremesas foi uma apropriação da indústria nas receitas tradicionais e podemos fazê-los sem esse produto com excesso de açúcar, experimente.
- Já notou que o preparo caseiro do panetone é uma realidade possível? Para essa receita ou outras da ceia, junte as crianças, amigos e vizinhos, faça o rateio dos custos e também das tarefas para que preparar as comidas seja uma tarefa prazerosa e não custosa.
- Nesses encontros todos os temas são conversados. Com carinho e empatia, fale sobre o aspecto político da alimentação, a defesa das refeições caseiras com alimentos in natura, da agroecologia como forma de plantio sustentável para o meio ambiente. Informações também são trocas, tudo que transmitimos aqui toda semana serve como recurso para incentivar outras pessoas a se engajarem numa alimentação consciente e a driblar as interferências que a indústria dos produtos ultraprocessados faz a todo momento na saúde das pessoas.
Nós do Idec te desejamos um ótimo período de festas e celebrações! ❤️
|
// saindo do forno
DICA
😀 In natura sem agrotóxicos?
É possível comprar alimentos em harmonia com a natureza diretamente com pequenos produtores. Essa é a nossa melhor opção para termos uma alimentação saudável e cuidarmos do meio ambiente. Confira a lista desses produtores de acordo com sua localidade. Mapa de Feiras Orgânicas
ASSISTA
🍇 Demonstrações práticas
A galera do projeto Pé de Feijão foi ao mercado e demonstrou como trocar os produtos ultraprocessados nocivos à saúde por opções possíveis. Instagram
LEIA
🌱 É o caminho mais viável
A origem das crises climáticas tem uma parcela na forma que são produzidos os alimentos atualmente. Cultivar monoculturas com esgotamento do solo, contaminação de rios com veneno, morte da biodiversidade, são algumas das causas do problema e a agroecologia é a solução para frear os efeitos devastadores do desmatamento. Brasil de Fato
|
|
Eu e a minha irmã Rose não consumimos panetones industrializados porque têm muito açúcar, conservantes e outros aditivos químicos.
Então, eu fiz esse pão doce de abóbora, coco, mel, uva-passa e frutas cristalizadas, que eu mesma preparo em casa! Utilizo fermento natural para crescer a massa. Ficou muito macio, saboroso e nutritivo!
Magali Rosana Morelli, São Paulo
|
|
TÁ NA ÉPOCA
BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE
|
Árvore com frutos duros
Esse é o significado em tupi da fruta jatobá e nome mais apropriado não há, afinal, a casca marrom é bem dura mas após quebrá-la encontra-se a parte comestível que é a polpa verde em forma de pó.
A farinha, resultado da separação das sementes e da polpa, tem vários usos culinários. É usada para fazer pães, biscoitos, bolos, batida com leite ou como ingrediente em vitaminas de frutas. E a casca também é aproveitada para chá. Por isso, ande olhando para cima, é muito possível encontrar uma espécie de jatobá em praças e ruas das cidades brasileiras.
Abobrinha, jerimum-mirim, courgette…
Nossa querida abobrinha assume nomes diferentes mas são duas espécies básicas. A tipo menina tem uma base arredondada e um “pescoço”. Já a italiana é alongada e sem “pescoço”.
As cores vão do verde bem claro, quase branco, até o verde médio com faixas de cor verde mais escuro. E combina com tanta preparação. Como você faz na sua casa?
📗 Caderno de receitas
|
|
Bolo de jatofubá
Essa mistura de farinha de jatobá com fubá gera um bolinho tão mimoso, fofinho e gostoso! Caso não encontre a fruta jatobá, diversos mercados municipais e feiras livres vendem a farinha, pode perguntar porque os produtores rurais conhecem.
|
|
|
|
Torta de palmito
Veja só se essa não é uma receita que caiu como luva para propostas de receitas para compartilhar em confraternizações? Agrada aos diversos paladares e a massa é feita rapidinho no liquidificador. Juntou com o recheio, assou, está pronta!
|
|
|
|
Pão sem sova de abobrinha e manjericão
Essa massa de pão é super divertida e rápida de fazer. As pausas são para ela descansar e crescer, mas aí você pode fazer outras atividades e marcar o tempo no relógio. A abobrinha é cortada em fita e isso evita a perda excessiva de líquido. A massa fica macia e super perfumada.
|
|
|
Conteúdo feito pelo Idec ❤️
Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.
Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.
DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.
|
Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:
|
|