SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
|
Vai ter festinha na firma? Ou confraternização com a primaiada? Que tal refletir previamente aos encontros sobre as possibilidades de refeições mais saudáveis? Apontamos vários caminhos para unir o útil do social ao agradável dos preparos artesanais.
|
|
As confraternizações, geralmente, são encontros grandes e as refeições fogem da rotina.
E a indústria do ultraprocessado adora criar um produtinho que é “solução” infalível para se infiltrar na vida corrida e prática que a modernidade exige da população.
São exemplos disso o refrigerante, o salgadinho de pacote, o suco de pozinho, o biscoito recheado entre outros tantos produtos.
E se você já foi a uma confraternização onde a mesa não tinha nenhuma opção saudável mas estava repleta de ultraprocessados, saiba que não está só!
Nossa proposta é chamar a atenção para isso e te ajudar a pensar no que comemos nessas ocasiões.
Afinal, esses eventos são momentos autênticos e necessários para a socialização, laços afetivos e claro, para boas refeições coletivas.
E basta ter a oferta da comida saudável, as pessoas vão comer o que estiver disponível.
Proporcionar boas opções contempla os diversos paladares e gostos. Então vamos pensar em como viabilizar uma confraternização saudável?
Aqui vai uma lista de substituições para você fazer o checklist para a sua festa:
- Uma boa mesa posta de confraternização tem que ter frutas. Se a festa contempla crianças, que tal ofertar espetinhos com frutas frescas picadinhas? É um recurso prático para consumir os alimentos e, na verdade, agrada a todo mundo.
- Dependendo do horário escolhido para o evento, os bolos caseiros são uma pedida aconchegante. É a possibilidade de levar uma receita de família e também de experimentar novas receitas que misturam frutas e sementes. O Mapa de Feiras Orgânicas tem um acervo ótimo de receitas. Pesquise o alimento e veja a lista de sugestões.
- Se a empresa tiver um quadro grande de colaboradores e optarem pela contratação de buffet, consulte com fornecedores a possibilidade de substituição de certos ingredientes ultraprocessados por versões in natura ou minimamente processadas. Peça com antecedência e explique o motivo das modificações. As pessoas geralmente estão abertas a atender essas solicitações e é também uma forma de educar e apresentar caminhos viáveis de preparos tradicionais sem a presença dos ultraprocessados. Quer um exemplo? Sanduíches e salgados que geralmente contém presunto podem ser substituídos por recheios com alimentos in natura e minimamente processados, como um creme de milho e cebola, cogumelos, tomate, palmito, escarola e por aí vai.
- Se o encontro é algo menor e cada um está responsável por levar um prato, que tal preparar uma receita da sua região, que lembra os preparos de pessoas da sua família? Feijão tropeiro, moqueca, acarajé, baião de dois, entre tantos outros pratos que compõem essa rica e vasta regionalidade. É tão bom compartilhar com pessoas queridas algo que represente sua identidade e ainda te traga boas memórias afetivas. Se não for possível realizar o preparo, que tal comprar de produtores locais?
- Evite o tempero pronto nos preparos. Essas versões tem alto teor em sódio, além de aditivos alimentares e deixam tudo com o mesmo gosto. Uma boa marinada com especiarias deixa qualquer receita bem suculenta.
- Está muito quente e pensou em algum recurso refrescante? Então vamos trocar os picolés e sorvetes ultraprocessados por chupe-chupe caseiro (din din, sacolé, geladinho, flau, entre outros nomes regionais). É só bater bastante fruta, manga que está na época, por exemplo, com menos água. Vai ficar cremoso e todo mundo vai adorar!
- Tem muito patê à base de inhame, grão-de-bico, creme de leite fresco e ricota, por exemplo. Até a maionese ultraprocessada pode ser substituída pela caseira nessa receita!
- Salgadinhos tipo chips podem ser substituídos por batata doce, grão-de-bico e milho assados no forno ou na airfryer. Ficam crocantes e com um sal de ervas por cima, todo mundo vai petiscar.
- Por último e não menos importante, tenha bastante água à disposição. Água é o melhor acompanhamento para qualquer refeição. Pode ter a versão saborizada com frutas e raminhos de hortelã e alecrim. Fica linda e refrescante.
Esses são alguns caminhos bem acessíveis e fáceis de aderir. O importante é defender a alimentação saudável também nesses espaços.
E nesse especial nós listamos as dicas por horários e tipos de confraternizações, ficou muito legal, confira o conteúdo e compartilhe com pessoas queridas.
|
// saindo do forno
ALERTA
😮 Mais letal que a violência
Os óbitos no Brasil relacionados ao consumo de produtos ultraprocessados são maiores do que os causados por violência. A matéria destaca ainda a importância de mantermos uma alimentação equilibrada e distante de ultraprocessados, como já é realidade em outros países. Unisinos
REFLEXÃO
☣️ O tamanho da complexidade
O quanto é emaranhado e profundo o impacto do uso de agrotóxicos e a necessidade de eliminarmos o uso de veneno nas lavouras para preservarmos a saúde da nossa população. Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente
PARTICIPE
🖊️ Veta o PL, presidente!
Desde a nossa fundação, há 36 anos, lutamos pelas relações justas de consumo. Isso inclui o direito humano à alimentação adequada, práticas alinhadas com o cuidado com o meio ambiente e a saúde pública. Por isso, seguimos firmes na nossa mobilização pedindo ao presidente da República que vete o PL do Veneno que é um retrocesso no combate aos agrotóxicos. Idec
|
|
Abóbora com alecrim, saladas, arroz e lentilha com carne. Alimentação saudável. Nada de ultraprocessados.
Ceres Kontz, Rio Grande do Sul
|
|
TÁ NA ÉPOCA
BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE
|
Espécies produzindo há 1.200 anos
A lichia é uma fruta originária da China e cultivada no Brasil desde a década de 70. A lichieira é uma árvore rústica e que tende a durar muito tempo florescendo. Estão catalogadas árvores com mais de 1.200 anos que ainda florescem e dão frutos atingindo 10 a 12 metros de altura e às vezes até 20.
Com casca avermelhada, basta romper a parte externa, sem descascar e comer a polpa translúcida, que tem um sabor bem adocicado. São Paulo é o estado com maior índice de produção da fruta, mas ela está disponível em todo Sudeste e também na Bahia.
Para além do caldo de legumes caseiro
O salsão, ou aipo, como também é conhecido, tem uma grande versatilidade para preparos culinários. Sim, a primeira receita que vem à mente é colocá-lo para ferver com outros talos e folhas de legumes para fazer um caldo caseiro.
Mas ele também fica ótimo picadinho e refogado em recheios de tortas, em molhos para macarrão, risoto e outros preparos. Pode ser associado com frutas e ervas para sucos e águas saborizadas. Ah, e sabe o tal sal de ervas? Quando são trituradas hortaliças com sal grosso para reduzir o consumo de sódio? Pois o salsão fica ótimo nesse preparo de sal de ervas.
📗 Caderno de receitas
|
|
Compota de figo verde
Essa singela receita, que remete à transmissão de saberes, vem junto com o contexto histórico da fruta (e até o fato de que não é botanicamente uma fruta). Vale muito a pena fazer essa receita que combina também com preparos salgados.
|
|
|
|
Salada de pimentão marinado
Pode ser consumida individualmente, mas vai bem com tantos outros alimentos. Vale juntar com hortaliças, dá para usar em cima do pão caseiro, no recheio de uma torta, no meio da omelete, panqueca, tapioca e onde mais a imaginação permitir.
|
|
|
|
Salsão refogado com pera
Serve como acompanhamento, mas é uma junção poderosa de sabores que garante protagonismo em qualquer receita que for colocada. A dupla combina muito, mescla a maciez e a doçura da fruta com o crocante do salsão. Valem as mesmas sugestões de consumo da salada acima.
|
|
|
Conteúdo feito pelo Idec ❤️
Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.
Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.
DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.
|
Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:
|
|