Abrimos essa edição com uma notícia recente, difícil e preocupante.
O Senado aprovou no fim de novembro o Projeto de Lei (PL) nº 1459/2022, mais conhecido como Pacote do Veneno, que vai agora para as mãos do Presidente da República, que pode vetá-lo ou sancioná-lo, inteiro ou parcialmente.
Entre as várias medidas, agrotóxicos proibidos no Brasil agora vão poder ser produzidos e até exportados.
Um verdadeiro retrocesso, um mal irreparável à nossa saúde e ao meio ambiente que precisa ser impedido!
Em 2023, o Brasil tem 3.162 agrotóxicos registrados para uso, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). E ainda querem mais.
Os agrotóxicos tomaram essa proporção principalmente após a introdução de sementes transgênicas tolerantes a herbicidas. É assim que grandes proprietários de monoculturas despejam milhares de agrotóxicos nas plantações.
Diversos estudos científicos comprovam os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e mostram como a terra e as águas estão contaminadas.
O veneno que mata as pragas, é também o que mata espécies que beneficiam o meio ambiente. Durante três meses no ano de 2019, cerca de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas no Brasil, segundo levantamento da Agência Pública e da Repórter Brasil.
Já na saúde humana, a exposição aos agrotóxicos pode causar diversos tipos de câncer. Em 2022, a rede ambientalista Friends of the Earth Europe publicou um relatório alarmante: a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil. Cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos.
Temos dados suficientes para exigir um basta nesse absurdo que só gera lucro aos interesses privados do agro às custas do desequilíbrio da saúde pública e do meio ambiente.
E não para por aí!
Esses agrotóxicos que o Pacote do Veneno quer autorizar estão banidos na Europa há muito tempo, mas no Brasil estamos no caminho inverso e liberando cada vez mais veneno.
Além disso, há isenção fiscal para a comercialização de agrotóxicos que faz com que o país deixe de arrecadar R$ 10 bilhões em impostos por ano.
Não queremos veneno na nossa comida! Por isso, estamos pressionando o presidente Lula a vetar o Pacote do Veneno e você pode se juntar a esse coro!
Compartilhe nosso vídeo ou grave o seu, marque o presidente (@lulaoficial) e poste nas redes sociais com as hashtags: #VetaLula e #NãoAoPacoteDoVeneno.
Leia mais sobre o PL e participe da nossa mobilização.
Além de fazer barulho nas redes sociais, no dia 02 de dezembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), também entregamos para o presidente Lula e nas mãos da primeira-dama Janja, o Manifesto Pelo Veto ao Pacote do Veneno.
Neste documento, afirmamos que Lula precisa cumprir com o discurso ambiental que ele tem levado a todo o mundo e que foi um dos motivos de ele ter vencido as eleições no ano passado.
Veja aqui o momento da entrega do manifesto e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dessa e de outras causas.
|