Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 6 de Dezembro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

A gente precisa tirar o Brasil do posto de maior consumidor de agrotóxicos! A cada ano, sobe o uso de veneno em lavouras e isso prejudica o meio ambiente e a nossa saúde. Aqui no Idec, temos uma grande batalha para proibir o uso desses venenos. E na semana da Luta Mundial Contra os Agrotóxicos, contamos com você para impedir um terrível retrocesso! 

Abrimos essa edição com uma notícia recente, difícil e preocupante.

O Senado aprovou no fim de novembro o Projeto de Lei (PL) nº 1459/2022, mais conhecido como Pacote do Veneno, que vai agora para as mãos do Presidente da República, que pode vetá-lo ou sancioná-lo, inteiro ou parcialmente.

Entre as várias medidas, agrotóxicos proibidos no Brasil agora vão poder ser produzidos e até exportados.

Um verdadeiro retrocesso, um mal irreparável à nossa saúde e ao meio ambiente que precisa ser impedido!

Em 2023, o Brasil tem 3.162 agrotóxicos registrados para uso, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). E ainda querem mais.

Os agrotóxicos tomaram essa proporção principalmente após a introdução de sementes transgênicas tolerantes a herbicidas. É assim que grandes proprietários de monoculturas despejam milhares de agrotóxicos nas plantações.

Diversos estudos científicos comprovam os malefícios dos agrotóxicos para a saúde humana e mostram como a terra e as águas estão contaminadas.

O veneno que mata as pragas, é também o que mata espécies que beneficiam o meio ambiente. Durante três meses no ano de 2019, cerca de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas no Brasil, segundo levantamento da Agência Pública e da Repórter Brasil.

Já na saúde humana, a exposição aos agrotóxicos pode causar diversos tipos de câncer. Em 2022, a rede ambientalista Friends of the Earth Europe publicou um relatório alarmante: a cada dois dias, uma pessoa morre por intoxicação de agrotóxicos no Brasil. Cerca de 20% dessas vítimas são crianças e adolescentes de até 19 anos.

Temos dados suficientes para exigir um basta nesse absurdo que só gera lucro aos interesses privados do agro às custas do desequilíbrio da saúde pública e do meio ambiente.

E não para por aí!

Esses agrotóxicos que o Pacote do Veneno quer autorizar estão banidos na Europa há muito tempo, mas no Brasil estamos no caminho inverso e liberando cada vez mais veneno.

Além disso, há isenção fiscal para a comercialização de agrotóxicos que faz com que o país deixe de arrecadar R$ 10 bilhões em impostos por ano.

Não queremos veneno na nossa comida! Por isso, estamos pressionando o presidente Lula a vetar o Pacote do Veneno e você pode se juntar a esse coro!

Compartilhe nosso vídeo ou grave o seu, marque o presidente (@lulaoficial) e poste nas redes sociais com as hashtags: #VetaLula e #NãoAoPacoteDoVeneno.

Leia mais sobre o PL e participe da nossa mobilização.

Além de fazer barulho nas redes sociais, no dia 02 de dezembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), também entregamos para o presidente Lula e nas mãos da primeira-dama Janja, o Manifesto Pelo Veto ao Pacote do Veneno.

Neste documento, afirmamos que Lula precisa cumprir com o discurso ambiental que ele tem levado a todo o mundo e que foi um dos motivos de ele ter vencido as eleições no ano passado.

Veja aqui o momento da entrega do manifesto e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dessa e de outras causas.

 

// saindo do forno

CONFIRA

😡 Não pode virar Lei!

Confira os motivos que fazem o Pacote do Veneno ser tão prejudicial aos consumidores, tenha acesso a um dossiê com as informações mais atuais sobre o caso, além de suporte e informação sobre o PL nº 1459/2022. Campanha Nacional de Luta contra os Agrotóxicos

ATENÇÃO

🔬 Perseguidos por exercerem seus ofícios

O podcast compartilha o relato de vários pesquisadores brasileiros que estudam agrotóxicos no Brasil, um tema que envolve ameaças à saúde, interesses comerciais e políticos. O Joio e o Trigo

ALERTA

🚨 Tem veneno nesse pacote

Sabe o milho, a soja e o trigo das monoculturas cultivados com agrotóxicos? Eles carregam esse veneno junto com eles pra dentro dos pacotes de produtos ultraprocessados. Realizamos a análise laboratorial de alguns produtos e os resultados são impressionantes. Idec

 

// cultura alimentar

Leonardo Pilon

Mestre em Direito da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Santa Maria e advogado Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec

Mais uma vez, a bancada ruralista mostra seu caráter arcaico ao aprovar uma lei em defesa de seus próprios interesses, que nada têm a ver com a vontade da sociedade e as necessidades de um mundo em pleno colapso ambiental.

Essa aprovação do Pacote do Veneno aumenta o risco de exposições a agrotóxicos banidos e obsoletos de pessoas consumidoras no Brasil e no mundo, representando um risco global.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Fruta que deixa escorrer leite

Esse é o significado em tupi para a fruta curriola, uma espécie nativa do cerrado brasileiro. Tem uma certa familiaridade com o abiu, é inclusive chamada de abiu-do-cerrado, os frutos têm um cheiro forte e sabor agradável.

Enquanto em muitos casos o ponto verde quer dizer que ainda não está maduro, aqui é o contrário. A casca tem coloração esverdeada e a polpa é branca, sendo apreciada na forma de suco, geleias ou in natura.

É uma variedade da chicória

A endívia reserva algumas semelhanças com a outra hortaliça, principalmente no sabor e na crocância. Assim como a couve, pode ser consumida crua ou refogada ou assada. É um cultivo que não gosta de muita luz, com mais de um colheita ao longo dos meses, mas sua alta temporada é no fim de ano.

E para escolher a endívia, verifique se as folhas estão firmes e sem manchas ou rasgos. É normal que as folhas externas estejam mais escuras ou com pontas amareladas. As folhas firmes e crocantes são o ponto certo para o consumo.

📗 Caderno de receitas

Rocambole com geleia de framboesa
Daqui até a última edição do ano vamos agregar sugestões de receitas que servem tanto para a rotina quanto para as festas de fim de ano. A fruta é um néctar de tão doce, pode ser apreciada in natura, mas se tiver muita quantidade, transforme-a em geleia e faça essa receita.

 

Manjar de beterraba
Pra quem quer inovar no manjar de coco, ou fazer os dois, e deixar a mesa bem colorida, aí vai essa receita facílima para preparar para diversas situações.

 

Barquete de endívia com lentilha
Olha só que legal usar a folha da hortaliça como base para essa entradinha. É um preparo lindo, crocante, colorido e saboroso.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA