Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 29 de Novembro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Quando uma marca pratica uma publicidade enganosa, nós agimos e denunciamos! A situação da vez é sobre a Tang comparando seu produto com o brócolis e outros alimentos in natura e minimamente processados. Fuja dessa cilada, vem entender o que aconteceu e como denunciar se flagrar situações parecidas com essa.

Bebidas em pó com adição de vitaminas e minerais, mas repletas de aditivos, açúcares livres e sódio. Essa é a conclusão que se chega ao analisar a composição desses produtos ultraprocessados.

Não é possível que uma fórmula assim tenha mais benefícios para a nossa saúde do que um alimento in natura.

As evidências científicas recentes, como essa pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), evidenciam que o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.

Em 2017, a empresa que fabrica os refrescos foi multada em 1 milhão de reais por publicidade enganosa, pois usou nas embalagens a informação "sem corantes artificiais", sendo que havia a presença de outros corantes (inorgânico e caramelo) na composição do seu produto.

Este ano, nós do Idec recebemos a denúncia de uma pessoa consumidora, por meio do Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA), contra a Tang a respeito da publicidade da marca comparando seu refresco com o brócolis.

As embalagens da Tang enfatizam que os seus produtos contém 100% da recomendação diária para vitaminas C e D, além de serem fonte de zinco.

Para divulgar os produtos, a marca criou publicidades que destacam essas vitaminas e minerais em sua composição, e ainda dizem que esses refrescos combinam com alimentos saudáveis, como feijão, brócolis, couve, ovos e castanhas, por também apresentarem os mesmos nutrientes ou pela sua absorção estar relacionada.

Vale lembrar que essas vitaminas e minerais presentes no Tang são decorrentes de fortificação/enriquecimento artificial e que nenhum produto ultraprocessado é capaz de promover o mesmo benefício do que aquele proporcionado ao consumir alimentos in natura e minimamente processados.

Após recebermos a denúncia, a equipe do Idec analisou o caso e contou com a colaboração de membros do comitê do OPA, como o Grupos de Estudos Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições divulga (NUPPRE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após as análises, foi constatado que todos os produtos da linha Tang têm excesso de açúcar livre e, tirando os dois pós para preparo (sabores: morango; maçã, banana e mamão), excesso de sódio, de acordo com os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Além disso, a maioria dos produtos também apresenta aditivos alimentares cosméticos, que são substâncias adicionadas aos alimentos e bebidas para conferir ou realçar sabor, textura, odor ou cor, como edulcorantes (mais conhecidos como adoçantes) e os corantes dióxido de titânio e tartrazina.

Em meio à tanta publicidade enganosa para associar a imagem do ‘pozinho’ com alimentos saudáveis, vale reforçar que eles são classificados como ultraprocessados, de acordo com a Classificação NOVA de alimentos, utilizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

Desde 1987, nós do Idec batalhamos pela alimentação saudável e as relações de consumo justas entre pessoas e empresas.

Podemos juntos cobrar mudanças para melhorar a saúde pública. Com as informações que sempre compartilhamos aqui, observe as embalagens, leia os rótulos e utilize o canal do Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA) para realizar denúncias. Sua identidade é mantida em sigilo.

E fique ligado, siga a gente no Instagram para ver um conteúdo exclusivo sobre o assunto que vai sair ainda essa semana.

 

// saindo do forno

LEIA

🧃 O caso completo

Se você tem interesse em saber detalhes dessa denúncia dos refrescos da marca Tang, o caso documentado está registrado para conhecimento público. Leia e compartilhe. Observatório de Publicidade de Alimentos

ALERTA

❗ O perigo por trás do prático

Refresco ao invés da fruta espremida, lasanha congelada e outros produtos ultraprocessados garantem praticidade mas, o consumo periódico oferece riscos à saúde conforme as evidências dos estudos científicos. CNN

CONFIRA

👤 A culpa não é do indivíduo

Durante palestra no Seminário Internacional de Saúde e Agroecologia, o fundador da ONG Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), Jean Marc von der Weid, faz um contexto histórico sobre essa oferta de produtos ultraprocessados e como o conhecimento da população aliado a políticas públicas é o caminho para revertemos pessoas mal alimentadas, mal nutridas e com elevados índices de diabetes, hipertensão e obesidade. Fiocruz

 

// cultura alimentar

Juliana Matos

Nutricionista e membro do Grupos de Estudos Pesquisa e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde (GEPPAAS)

Esse tipo de análise realizada nos produtos da marca Tang é essencial por diferentes motivos, destaco dois: 1) fica evidente a violação do direito do consumidor contra a publicidade enganosa, e 2) é um alerta para o perfil nutricional desbalanceado dos produtos, com excesso de açúcares e presença de aditivos cosméticos. Ao usar estratégias mercadológicas persuasivas e em diferentes meios de comunicação, a marca associa os seus produtos a hábitos e alimentos saudáveis, além de funcionalidades de saúde, especialmente, na saúde de crianças. Essa é uma associação enganosa, sobretudo, pela natureza ultraprocessada dos produtos, que tem efeitos prejudiciais na saúde dos consumidores, e por esses terem seu consumo não recomendado por diretrizes dietéticas brasileiras.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

O mais popular no Brasil

O melão amarelo é a variedade mais conhecida no país. Além da polpa, também é possível torrar e salgar as sementes para comê-las ou utilizar sua casca no preparo de saborosas receitas, como geleias. Existem muitas variedades de melão, com diferentes formas, cores, tamanhos e sabores. Alguns exemplos são o melão cantaloupe, o melão amarelo, o melão gália e o melão espanhol.

Pela alta concentração de água, o melão é um forte aliado da hidratação no verão. E para saber como escolher a fruta, aí vão algumas dicas: prefira os que estão com a cor forte e casca firme, porém rugosa. Ao sacudi-lo, se as sementes estão soltas, é sinal de que está maduro. 

Cru, cozido, refogado ou assado

Não desdenhe do nabo, ele é um legume bem versátil e rende muitos preparos culinários. Inclusive, o sabor do alimento tem notas picantes quando cru mas se transforma quando cozido ou assado, assumindo um sabor levemente adocicado.

Combina bem com saladas, ensopados, em preparos culinários salgados e agridoces. E para saber como escolher o legume, escolha aqueles que sejam mais pesados, tenham um maior número de folhas com tom bem esverdeado e que estejam com a raiz bem branca.

📗 Caderno de receitas

Bolo de casca de abacaxi
Ferver a casca de abacaxi rende um chá maravilhoso mas não só isso! Você pode tomar esse chá ou usá-lo no preparo desse bolo incrível. Higienize bem as cascas, prepare o chá e com poucos minutinhos a massa está pronta para ir para o forno e perfumar a casa.

 

Bolinhos de tomate
Essa proposta é para o lanche dos pequenos e dos grandinhos. A massa fica molhada no ponto certo, as sementes do tomate podem ser usadas em outros preparos, como na salada, por exemplo. Acrescente as especiarias que preferir. Tá na época do manjericão, só lembre que a folha fresca funciona melhor no recheio (interior) da massa, por fora pode queimar e perder o sabor.

 

Salada de batatas com erva-doce
Seria essa uma proposta para inovar nos pratos de fim de ano? A maionese é um preparo caseiro, mas se preferir pode fazer o molho com iogurte natural, lembre-se de olhar os rótulos e privilegiar aqueles que têm dois ingredientes: leite integral e fermento lácteo.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA