Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 20 de Setembro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Pra você que deixa de cozinhar porque acha que leva muito tempo, a gente está aqui pra te contar que nem sempre é um processo demorado. É possível se beneficiar com refeições saudáveis dentro de um curto período de tempo de preparo. O conteúdo está ótimo, vem conferir!

Precisamos começar dizendo o básico que quem lê e acompanha o “Tá na Mesa” sabe que batemos nessa tecla.

O hambúrguer ultraprocessado congelado que, levado ao micro-ondas, fica pronto em 2 minutos, e o macarrão instantâneo não são opção de comida. São produtos que fazem mal à nossa saúde.

Ter na dispensa esse tipo de produto e consumi-lo com frequência pode ocasionar o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.

Agora vamos falar de praticidade com alimento de verdade?

Queremos demonstrar como é possível preparar em casa uma refeição saudável, acessível e em pouco tempo. Repare nas imagens acima!

Fazer um macarrão tipo cabelo de anjo, hambúrguer de lentilha ou omelete de forno são algumas possibilidades tão à jato quanto o macarrão instantâneo.

Reservamos algumas dicas de como tornar isso possível na rotina, veja só:

  • O começo de tudo é o planejamento alimentar. Fazer um pré-preparo de certos alimentos. Por exemplo: cozinhe a cenoura com antecedência. Na hora de cozinhar o macarrão tipo cabelo de anjo, é só juntar especiarias e a cenoura cozida. Vai ficar tão bonito quanto o da foto
  • Você pode ter um dia só de cozinhar alimentos e fazer a lentilha junto. No outro dia você amassa ela, junta com temperos desidratados e faz as bolinhas
  • Se a salsinha e a cebolinha já estiverem picadas na geladeira ou num pote no freezer, é só juntar ao ovo batido. Junte tomate, cebola e o que mais preferir
  • Para não picar alho toda hora, você pode bater ele no liquidificador com azeite e conservar na geladeira
  • O forno é um grande aliado da praticidade porque enquanto a comida está assando, dá tempo de tomar um banho, fazer alguma tarefa necessária e otimizar o tempo.

Existem outros preparos culinários versáteis como essas propostas.

Já sabe antecipar o preparo do feijão? Ou então, sabe essa lentilha que vai virar hambúrguer? Podem ficar de molho desde o dia anterior e ser preparada na pressão em poucos minutos.

Confira aqui algumas dicas para ter essa praticidade na sua rotina.

E o importante: se dispor a preparar a própria refeição. Esse é um passo fundamental para alcançar uma autonomia na cozinha e ter uma alimentação saudável.

Faça do cozinhar um momento de prazer e autocuidado, coloque uma música, bate papo com alguém enquanto cozinha, tudo isso vai fazer o cozinhar ser mais leve e encaixar na dura rotina do dia-a-dia.

 

// saindo do forno

PESQUISA

📈 A favor do aumento de impostos

Você faz parte dessa parcela? O Instituto Datafolha ouviu 2.005 entrevistados de várias regiões do Brasil e constatou que 94% da população brasileira é a favor do aumento de impostos para produtos nocivos à saúde. Confira os detalhes da pesquisa. Instagram

ATENÇÃO

👎 Não trazem benefícios para a saúde

Pelo contrário, o consumo de edulcorantes, os populares adoçantes, aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, eventos cardiovasculares e parto prematuro. Sabia que nós do Idec, juntamente com outras organizações, apoiamos a iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em estabelecer recomendações sobre o consumo de edulcorantes? Idec

CONFIRA

🔍 Rotulagem tirada a limpo

Para sanar todas as suas dúvidas sobre a rotulagem nutricional frontal e outras regras que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu para alimentos processados e ultraprocessados, confira esse material que detalha tudo que entrou em vigor. o joio e o trigo

 

// cultura alimentar

PATTY DURÃES

Pesquisadora de culturas alimentares – @patty.duraes

Quando a gente acessa a terra, os alimentos vivos e limpos da agricultura familiar, nos alimentamos de história!

Ao fortalecermos a cultura alimentar brasileira entendemos que não vivemos entre pântanos e desertos alimentares, vivemos um apartheid!

Onde um sistema cruel decide quem come, quem não come, quem o faz bem e quem o faz mal! O nutricídio se dá pela escassez do alimento in natura e pelo excesso do ultraprocessado!

Cabe a nós fazer escolhas conscientes, consumir com responsabilidade, saber quem produz o nosso alimento e, acima de tudo, pagar corretamente por esses alimentos! Para que o agricultor também tenha uma vida digna e não desista da agricultura limpa!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Flores pequenas agrupadas em cachos pendentes

Com essa descrição, você consegue imaginar visualmente que árvore é essa? Um pé de açaí! A frutinha pode aparecer o ano todo, mas, predominantemente, sua safra natural é de setembro a janeiro.

Do açaizeiro tudo se aproveita: frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos. Inclusive, após remover a polpa do açaí, a semente não é mais descartada. É torrada, moída e comercializada como “café de açaí”. Ao tomar a bebida, se não te contarem antes, não é possível diferenciá-la no quesito sabor da versão popularmente conhecida.

Duas principais espécies

Visualmente, você certamente sabe diferenciar as duas principais espécies de brócolis, mas conhece os nomes e os cuidados com cada um? O brócolis de rama tem folhas e talos graúdos e compridos, mas uma vida útil curta. Após comprá-lo e armazená-lo limpo na geladeira, se planeje para consumi-lo em até 5 dias.

Já a espécie de brócolis ninja ou japonês costuma ser mais resistente e suporta até ser congelada. Vá desmembrando cada “cabeça”, mergulhe em uma vasilha com 20 ml de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Para congelar, passe em água fervente por 2 minutos, espere esfriar e leve ao congelador. Para consumo imediato, prefira cozinhar no vapor, ou utilize em refogados, assados, em recheios de tortas e salgados.

📗 Caderno de receitas

Pão de açaí
Há duas edições, contamos um pouco sobre a história do pão e indicamos receitas. Nunca é demais trazer recursos artesanais para a sua rotina. E olhe só que beleza de pão com esse tom roxinho do açaí! Fica fofíssimo e todo mundo vai adorar!

 

Salada de abóbora com mostarda
Para acompanhar as refeições, você costuma fazer salada de batatas? Essa proposta segue a mesma lógica, mas com a abóbora no lugar. Folha e semente de mostarda se juntam nessa receita para dar um sabor e texturas em equilíbrio com o ponto de purê da abóbora. É muito bom!

 

Lasanha de brócolis
A mistura de legumes e verduras com massas é sempre perfeita. Essa lasanha é rápida de montar e pode ser congelada, viu?! Prepare em marmitinhas de alumínio, leve ao forno e depois de esfriar, é só congelar.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA