Primeiro, se você tem dúvidas sobre o que é um edulcorante, vamos botar os pingos nos is.
No popular, é o famoso adoçante. Surgiu como um substituto dos açúcares naturais e tem como característica substituir o açúcar e adoçar alimentos e preparações.
Eles são na verdade aditivos alimentares com pouca ou nenhuma caloria, sintéticos ou extraídos de substâncias orgânicas naturais.
E ao longo dos anos, houve um aumento do consumo desse aditivo por parte da população.
Sabe aqueles produtos fit ‘zero açúcares’? Na lista de ingredientes provavelmente tem um edulcorante, como o xilitol, por exemplo. Já os adoçantes de pingar no café, são os tipo aspartame.
Tudo com o objetivo de reduzir calorias de uma receita ou substituir o açúcar extraído da cana.
Tendo em vista o aumento de evidências sobre os potenciais riscos do consumo de edulcorantes à saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz sobre o uso desses aditivos.
A recomendação é que os edulcorantes não sejam utilizados como uma estratégia para o controle do peso corporal ou a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Pelo contrário! Os estudos que serviram de base para a construção dessa recomendação da OMS apontam que o uso prolongado de adoçantes aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, eventos cardiovasculares e parto prematuro.
Mas calma, apesar do teor importante dessa recomendação, é possível adotar hábitos simples na rotina e se livrar dos edulcorantes, veja só:
- Atente-se à lista de ingredientes na hora das compras e evite alimentos e bebidas ultraprocessados adoçados artificialmente. O refrigerante “zero açúcar” está repleto de edulcorantes, confere lá. Esses produtos viciam nosso paladar a consumir mais e mais alimentos com sabor intensificadamente doce.
- Que tal fazer uma reeducação do seu paladar para consumir menos alimentos e bebidas com sabor doce? O café é uma fruta que é naturalmente doce. Gradativamente diminua a quantidade de açúcar e aprecie essa bebida maravilhosa com seu sabor original.
- Se você não tem nenhuma restrição quanto ao consumo de açúcar natural, derivado da cana-de-açúcar, utilize moderadamente o melado de cana, o açúcar mascavo ou o açúcar normal.
- Opte por consumir frutas inteiras ao invés de ingerir sucos naturais. Os sucos nem sempre proporcionam os mesmos benefícios da fruta, pois as fibras e muitos nutrientes podem ser perdidos durante o preparo, além do poder de saciedade ser sempre menor que o da fruta inteira.
- Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Exemplo? Um bolo não precisa ter açúcar substituído por xilitol. Prepare com açúcar mascavo, use frutas como damasco, tâmara, maçã ou banana.
- Atenção às crianças menores de dois anos: essa categoria de produtos não deve ser ofertada para eles.
Para além dessas dicas, nós do Idec seguimos defendendo a saúde pública e o direito dos consumidores. Seguiremos cobrando o aprimoramento da rotulagem de alimentos e bebidas ultraprocessados para que conste na lupa a presença de edulcorantes.
Gostou do assunto? Ainda tem dúvidas sobre os edulcorantes? Listamos nesse conteúdo mais alguns motivos para evitá-los.
|