Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 13 de Setembro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Olá, vamos tomar um cafezinho? Como você prefere o seu? Pensou no adoçante? Pois saiba que a atual recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que se você não tem diabetes, não use adoçantes. Eles não servem para controlar o peso e nem evitar doenças. Vem entender melhor essa história.

Primeiro, se você tem dúvidas sobre o que é um edulcorante, vamos botar os pingos nos is.

No popular, é o famoso adoçante. Surgiu como um substituto dos açúcares naturais e tem como característica substituir o açúcar e adoçar alimentos e preparações.

Eles são na verdade aditivos alimentares com pouca ou nenhuma caloria, sintéticos ou extraídos de substâncias orgânicas naturais.

E ao longo dos anos, houve um aumento do consumo desse aditivo por parte da população.

Sabe aqueles produtos fit ‘zero açúcares’? Na lista de ingredientes provavelmente tem um edulcorante, como o xilitol, por exemplo. Já os adoçantes de pingar no café, são os tipo aspartame.

Tudo com o objetivo de reduzir calorias de uma receita ou substituir o açúcar extraído da cana.

Tendo em vista o aumento de evidências sobre os potenciais riscos do consumo de edulcorantes à saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz sobre o uso desses aditivos.

A recomendação é que os edulcorantes não sejam utilizados como uma estratégia para o controle do peso corporal ou a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

Pelo contrário! Os estudos que serviram de base para a construção dessa recomendação da OMS apontam que o uso prolongado de adoçantes aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, eventos cardiovasculares e parto prematuro.

Mas calma, apesar do teor importante dessa recomendação, é possível adotar hábitos simples na rotina e se livrar dos edulcorantes, veja só:

  • Atente-se à lista de ingredientes na hora das compras e evite alimentos e bebidas ultraprocessados adoçados artificialmente. O refrigerante “zero açúcar” está repleto de edulcorantes, confere lá. Esses produtos viciam nosso paladar a consumir mais e mais alimentos com sabor intensificadamente doce.
  • Que tal fazer uma reeducação do seu paladar para consumir menos alimentos e bebidas com sabor doce? O café é uma fruta que é naturalmente doce. Gradativamente diminua a quantidade de açúcar e aprecie essa bebida maravilhosa com seu sabor original.
  • Se você não tem nenhuma restrição quanto ao consumo de açúcar natural, derivado da cana-de-açúcar, utilize moderadamente o melado de cana, o açúcar mascavo ou o açúcar normal.
  • Opte por consumir frutas inteiras ao invés de ingerir sucos naturais. Os sucos nem sempre proporcionam os mesmos benefícios da fruta, pois as fibras e muitos nutrientes podem ser perdidos durante o preparo, além do poder de saciedade ser sempre menor que o da fruta inteira.
  • Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Exemplo? Um bolo não precisa ter açúcar substituído por xilitol. Prepare com açúcar mascavo, use frutas como damasco, tâmara, maçã ou banana.
  • Atenção às crianças menores de dois anos: essa categoria de produtos não deve ser ofertada para eles.

Para além dessas dicas, nós do Idec seguimos defendendo a saúde pública e o direito dos consumidores. Seguiremos cobrando o aprimoramento da rotulagem de alimentos e bebidas ultraprocessados para que conste na lupa a presença de edulcorantes.

Gostou do assunto? Ainda tem dúvidas sobre os edulcorantes? Listamos nesse conteúdo mais alguns motivos para evitá-los.

 

// saindo do forno

ESTUDO

🧒 O que acarreta a falta de nutrição

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou um estudo que constatou que a falta de alimentação ou a alimentação de má qualidade está comprometendo o desenvolvimento de crianças menores de cinco anos. G1

LEIA

🧃 Exemplos práticos

Batemos sempre na tecla que produtos ultraprocessados fazem mal e a reportagem trouxe uma outra contextualização para você enxergar como eles entraram na sua rotina e os caminhos para removê-los da sua alimentação. Uol

APRENDA

🚦 Usando recursos lúdicos

O projeto dessa escola municipal de Gravataí (RS) pode ser reproduzido em casa, nas escolas, em diversos ambientes trazendo diversão e conscientização para as crianças sobre como produtos ultraprocessados fazem mal. O Repórter

 

// põe na mesa

Tenho o hábito, principalmente no almoço, de consumir um bom prato de saladas.

Adoro folhas verdes, legumes crus e ralados ou feitos no vapor.

Eu raramente consumo frituras, faço grelhado, assado ou as carnes ensopadas.

Procuro consumir alimentos mais naturais, comida de verdade. Sem embutidos, sem refrigerante.

Elisabeth Tombini, Paraná

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Frutas em botão

Esse é o significado do nome da jaboticaba, que em tupi se escreve ïapotï‘kaba. Algumas árvores dão frutos três vezes ao ano, e setembro seria o início da segunda leva de colheita. Assim como não existe uma regra clara de quantas vezes uma espécie vai dar frutos, é correto também usar as duas formas: “jaboticaba” ou “jabuticaba”.

As duas formas existem, estão corretas e são sinônimas, segundo os bons dicionários. A forma jaboticaba, com “o”, é a mais adequada para manter a coerência com os nomes próprios de duas cidades brasileiras – Jaboticaba, no estado do Rio Grande do Sul, e Jaboticabal, no estado de São Paulo.

Com sabor levemente picante

Essa é uma das características que diferencia o agrião de outras hortaliças convencionais disponíveis nas feiras. Um jeito visual de reconhecer essa verdura é em comparação aos talos da rúcula e do espinafre.

O do agrião é mais fino e dele saem várias folhas que são arredondadas e menores em relação a dos outros verdinhos apontados acima. A recomendação é que se lave em água corrente as verduras. Deixe 15 minutos de molho em solução de 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (ou água sanitária) para 1 litro de água.

📗 Caderno de receitas

Compota de chuchu com frutas
Veja só que se não é uma qualidade do chuchu o fato de não ter um sabor muito marcante? Assim ele pode transitar por preparos culinários levando muita suculência e absorvendo o sabor das especiarias. É o caso dessa receita.

 

Cuscuz de inhame
Pegou o inhame cozido e frio, é só ralar, misturar com farinha de mandioca e colocar na cuscuzeira. Fica um granuladinho muito maravilhoso, só provando para conferir a delícia que é esse preparo caseiro.

 

Rocambole de folhas e talos
É daquelas receitas que enchem os olhos por ter uma cor viva, chamativa. A massa é fácil de fazer e as folhas, vai com as que tiver em casa. A dica é que as de coloração mais escuras funcionam melhor.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA