SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
|
A gente não precisa esperar o domingo para fazer refeições em família! A edição de hoje vem destrinchar o jantar, a importância de olharmos para o nosso apetite e como transformar esse momento numa hora de boas refeições, conversas e acolhimento. Vem ler!
|
|
Seja qual for seu horário de expediente, no geral, é à noite que a maioria das pessoas estão em casa.
É o momento ideal para contar como foi o dia, compartilhar histórias.
O que vocês estão comendo em volta da mesa por aí?
É importante assumir que existem os dias de disposição para uma comidinha caseira e os dias de preguiça.
Para qualquer um dos cenários, a gente está aqui para auxiliar que o jantar seja mais uma refeição saudável no seu dia.
Para muitos, essa é uma refeição repeteco do almoço, já para outros, uma refeição leve.
O que se entende por refeição leve?
Uma salada de legumes cozidos, uma omelete com salada crua, um macarrão com brócolis são alguns exemplos de montagens caseiras equilibradas e rápidas.
Priorizando alimentos in natura e minimamente processados é possível saborear jantinhas bem elegantes sem abrir mão da saúde.
Além claro, de ser um momento muito propício para criar tradições familiares, de aproveitar a companhia um do outro e de simplesmente estarem juntos.
Em 2018, um projeto da Universidade Harvard, constatou que crianças que jantam regularmente em família costumam consumir mais frutas e vegetais, têm índices menores de obesidade e menor propensão a serem obesos quando adultos.
Todo dia à noite pode ser uma chance para reunir todo mundo na cozinha, colocar uma música, se conectarem com o ambiente e com os familiares.
Confira algumas dicas para tornar esse momento dinâmico, possível e prazeroso:
- Seguindo as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, o jantar pode repetir a combinação do arroz com feijão. Ou seja, prepare porções de arroz e feijão que dê para almoço e janta.
- Prepare antecipadamente legumes e verduras. Intercale as versões crua na forma de saladas, com os cozidos ou refogados acompanhando o feijão com o arroz e, ainda, utilizados no preparo de sopas.
- Frutas aparecem como sobremesas ou como parte do jantar. Compre algumas mais maduras para consumo imediato e algumas mais verdes para comer ao longo da semana. Guarde as maduras na geladeira e as verdes na fruteira.
- Tire um tempinho do fim de semana para planejar as refeições da semana seguinte.
- Cozinhe em maior quantidade e com antecedência, congelando porções em seguida.
- Que tal combinar com pessoas próximas para trocarem refeições? Você prepara uma quantidade dobrada da mesma comida e troca com a outra família o prato que ela fez em dobro, assim, ambas vão ter uma variedade maior de pratos.
- Dividir as tarefas relacionadas às refeições é importante para evitar que uma única pessoa fique sobrecarregada com todo o preparo, com as compras e a limpeza.
- Crie uma playlist para o momento do jantar, ouvir música deixa o momento mais leve e prazeroso
|
// saindo do forno
DICA
😃 Se tá na época, é bom!
Semanalmente compartilhamos aqui quais são os alimentos naturalmente colhidos no mês e isso tem uma explicação. Tendem a ser mais baratos mas existem outros motivos também, leia e confira. Exame
ESTUDO
🥗 Cadê a biodiversidade do prato?
É comum ouvir por aí: “no tempo dos meus avós”... para falar sobre o tipo de alimentação e sobre alguns alimentos que atualmente deixaram de ser convencionais. Esse fato foi confirmado na pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da Universidade de São Paulo (USP). Agência Brasil
ALERTA
🤔 Remake da novela chilena?
Há sete anos atrás, o Chile foi o primeiro país da América Latina a implementar a rotulagem frontal. A indústria de produtos ultraprocessados reduziu açúcares e colocou no lugar edulcorantes. Aprovamos a rotulagem frontal e estamos indo pro mesmo caminho. Entenda a importância de considerar outras formas de reduzir a ingestão de açúcares. O Joio e o Trigo
|
|
Gosto de comida simples. Angu de milho verde, quiabo, frango caipira, coentro, cheiro verde e pimenta fresca.
Tudo do quintal.
Messias Mariano dos Reis, Minas Gerais
|
|
TÁ NA ÉPOCA
BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE
|
Cai logo
Esse é o significado da palavra bacuri em tupi, e, característica marcante da fruta que se desprende da planta logo que amadurece, normalmente entre os meses agosto a fevereiro.
A parte comestível é a polpa que tem uma consistência mucilaginosa. O sabor é doce com uma presença lá no fundo do ácido. A polpa do bacuri pode ser consumida in natura e também para produzir sucos, geleias, sorvetes, sobremesas e outras delícias.
Fábulas e lendas envolvendo a maçã
A fruta faz parte da história da humanidade, é citada em histórias infantis e até no livro mais lido do mundo, a bíblia. Fato é que não se sabe ao certo quais espécies silvestres que deram origem à maçã contemporânea, cujas variedades são atualmente conhecidas.
A fruta é muito versátil, além de ser crocante e boa de morder, serve também para o preparo de suco, sidra, vinagre, álcool, geléias, compotas, doces, molhos, bolos, entre outros. Escolha as maçãs que estejam sem partes moles, furos ou rachaduras, conservada na geladeira ela pode durar até um mês.
📗 Caderno de receitas
|
|
Pudim de bacuri
O processo de produção desse pudim é o mesmo do tradicional, e o melhor: não vai ultraprocessado. Bateu o leite a polpa e ovo, levou pra assar, está pronta uma sobremesa linda e saborosa!
|
|
|
|
Bolo de abobrinha
Sem conclusões precipitadas antes de preparar. O legume não traz um sabor salgado, pelo contrário, fica bem neutro e garante maciez e umidade para a massa. A receita pode ser adaptada com fermento biológico e pitada de sal para virar um pão, arrisque sair do trivial.
|
|
|
|
Rolinhos grelhados de acelga
Sabe quando sobra um tiquinho de cada coisa de outros almoços e você quer outra opção além de mexido? Essas comidas viram recheio para esses rolinhos, que vão bem para almoço ou jantar.
|
|
|
Conteúdo feito pelo Idec ❤️
Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.
Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.
DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.
|
Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:
|
|