SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
|
Agosto chegou e com ele nosso apoio a mais um ano de campanha do Agosto Dourado. A proposta dessa ação é reforçar para mães, pais, familiares, cuidadores, instituições públicas e profissionais da saúde o quanto o leite humano é considerado um alimento com todos os nutrientes que o bebê necessita até os seis meses de vida, além de também querermos proteger o direito e a continuidade do aleitamento para pessoas que amamentam e bebês no local de trabalho.
|
|
Todo agosto, nós do Idec junto a outras entidades utilizamos os meios de comunicação para propagarmos essa campanha tão necessária para a saúde e o bem-estar.
O Agosto Dourado visa ampliar direitos, discutir temas importantes, além de conscientizar famílias e o público em geral sobre a importância da realização e manutenção do aleitamento.
Afinal, nós, humanos, somos classificados como mamíferos porque temos um corpo capaz de produzir leite e alimentar os filhotes.
E ao longo da evolução, tivemos o instinto de acomodar a cria ao peito e fornecer alimento por meio do leite que jorra das mamas.
Mas o avanço da tecnologia e a publicidade têm nos afastado dessa prática tão importante.
O leite humano é ancestral e possui uma lista de inúmeros benefícios, por isso ele é chamado de “ouro líquido”.
Ah, e não tem essa de leite fraco pois ele atende a todas as necessidades nutricionais e imunológicas dos recém-nascidos.
É um alimento que protege contra doenças e a sua ingestão reduz o risco de morte por diarreia e infecções respiratórias.
A amamentação também diminui o risco de má oclusão dentária, e o desenvolvimento futuro de obesidade e diabetes nas crianças.
As pessoas que amamentam seus bebês também têm um risco menor de desenvolverem câncer de mama e de ovário, diabetes e obesidade.
Amamentar é importante, mas é também um desafio. Com o término do período de licença, a pessoa que amamenta é colocada nessa difícil decisão entre carreira e saúde.
Existem possibilidades e elas precisam chegar até as famílias que vivenciam o momento da amamentação.
Como garantir apoio à amamentação com a volta ao trabalho?
- Localizar, dialogar e construir uma rede de apoio que entenda os benefícios do aleitamento e embarque com a pessoa que amamenta nessa jornada
- Dias antes da volta ao trabalho, pode-se iniciar um estoque de leite humano no freezer ou congelador, para que um cuidador ofereça o alimento ao bebê. O leite tem validade de 15 dias, dessa forma, é possível retornar ao trabalho sabendo que seu bebê estará bem alimentado
- A pessoa lactante tem o direito de ter dois intervalos, de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho, que não devem ser confundidos com os intervalos normais para repouso e alimentação, para amamentar o seu filho até os seis meses de idade
- Outras pessoas da família podem levar a criança no horário dos intervalos que ela seja amamentada, como garante a lei
- Quando a saúde do filho exigir, o período de seis meses poderá ser aumentado, a critério do médico. Quem amamenta também pode ter a jornada de trabalho reduzida, em até 2 horas, caso a duração do trabalho seja superior a seis horas, quando o estabelecimento não dispõe de local para amamentação e não há possibilidade de ir até o bebê
Junte-se a nós na defesa do aleitamento para as nossas crianças e pela segurança e saúde de quem as amamenta.
Apesar de ainda termos muito que construir, confira aqui como o Brasil é um dos países que mais avançou em relação à proteção do aleitamento.
|
// saindo do forno
DOWNLOAD
O que bebê acima de seis meses pode comer?
Se ainda não conhece, o Ministério da Saúde tem também um Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, com recomendações baseadas em estudos científicos para a alimentação infantil. É um documento importante para a fase de introdução alimentar dos pequenos. Ministério da Saúde
CONSULTORIA
🤰 Suporte e acolhimento quem amamenta
É importante contar com quem já passou pelo processo de amamentação. O coletivo formado por apoiadoras da área da saúde oferece consultoria gratuita. Acesse e tire dúvidas. Mulheres apoiando a Amamentação
ASSISTA
🤱 Como a amamentação foi protegida no Brasil
A IBFAN Brasil produziu um documentário contando a história da proteção ao aleitamento no país, a extensa mobilização social, com campanhas na mídia e políticas públicas de proteção bem implementadas. É uma defesa constante, segue sendo importante. YouTube
|
|
Suzana Giordano Feltrin
coordenadora de qualidade e mãe do Gustavo (6 meses) e Maria Eduarda (8 anos)
|
Gustavo é meu segundo filho e, oito anos depois da Maria Eduarda, foi muito bom retomar essa sensação provocada pelo ato de amamentar.
Claro que existe aquele misto de sentimentos, de voltar ao trabalho e a rotina profissional com o "peso" de não estar presente com o filho por todo tempo.
O ato de amamentar é, sim, trabalhoso. Exige toda uma programação para retirada do leite, e deixar disponível quando não estou presente.
É muito importante o suporte de quem está do nosso lado, quem vai ofertar o leite. Também não dá pra deixar de enaltecer o apoio da empresa em ajustar meus horários para um formato em que eu possa estar mais em casa neste momento.
Ao final, tudo vale demais a pena, pela conexão criada entre mim e o meu filho e por saber que estou oferecendo o alimento mais completo pra ele!
|
|
TÁ NA ÉPOCA
BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE
|
Bem madura e amarela
É o ponto certo para saborear a fruta abiu. A polpa tem um sabor doce mas é bem suave. Ela é originária da Amazônia e há quem confunda essa espécie (Pouteria caimito) com a guapeva (Pouteria torta), que é popularmente conhecida como abiu-do-mato ou abiu-do-cerrado.
A maior forma de consumo da fruta é in natura. Depois de colhidas, duram até uma semana na geladeira. Outra maneira é produzindo geleia com a polpa do abiu.
Modéstia às favas
A expressão popular quer dizer “deixar a modéstia, a vaidade de lado”. E vale o conselho quando tiver a oportunidade de comer favas. Elas são leguminosas que podem ser encontradas frescas, congeladas ou secas em empórios, feiras e mercados.
Vão bem em sopas e preparos de caldo, mas elas não engrossam a água, a não ser que você as amasse ou bata no liquidificador para soltar o amido da fava.
📗 Caderno de receitas
|
|
Geleia de casca de legumes e frutas
Você gosta muito de geleia e gostaria de experimentar um sabor diferente? Essa sugestão é inovadora e vai bem com aquilo que se tem em casa. Use a casca da cenoura, da maçã, da laranja e aprecie uma receita muito incrível.
|
|
|
|
Bolo de nozes com cenoura
Vamos sair do trivial bolo de cenoura e experimentar uma receita sensorial? Quando você parte a fatia, fica um bolo lindo e a textura das nozes e dos pedacinhos da cenoura fica ótima!
|
|
|
|
Panqueca de alface
É isso mesmo que você leu! Vão outros verdinhos, como a salsinha. É um recurso ótimo para não desperdiçar a alface que estava esquecida na geladeira.
|
|
|
Conteúdo feito pelo Idec ❤️
Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.
Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.
DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.
|
Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:
|
|