Por hábito ou necessidade, ali entre o intervalo do café da manhã para o almoço e durante à tarde pode surgir uma fominha e vontade de comer algo.
E conforme essa fome aumenta, vem o pensamento: comer o quê?
Diversos alimentos in natura e minimamente processados combinam com essa refeição, mas o conselho mais valioso é: que tal aproveitar para incluir frutas nos seus lanches?
Elas são ótimas opções que podem compor essas pequenas refeições.
Comece a planejar os lanches da semana pensando em qual fruta você tem disponível para comer e com quais outros alimentos elas combinam, ou até mesmo quais receitas elas podem compor.
Seja no frio ou no calor, sempre tem um jeitinho das frutas aparecerem nos lanches.
E se o paladar pede um acompanhamento com sabor salgado e você gosta de saborear um sanduíche natural, tudo bem, mas vamos examinar de perto a composição desse lanche?
A maioria dos pães vendidos nas gôndolas do mercado são ultraprocessados. A famosa bisnaguinha está nesse meio.
Vale ler o rótulo e priorizar aqueles com ausência de aditivos cosméticos, como aromatizantes, corantes, emulsificantes, entre outros.
Olhando a lista de ingredientes você vai conseguir fazer melhores escolhas.
O pão tipo italiano, por exemplo, geralmente leva: farinha, fermento, água e uma pitada de sal, ou seja, se forem esses itens da lista de ingredientes ele não é um ultraprocessado e pode ser uma melhor opção para um lanche saudável.
Uma outra opção seria preparar ou comprar um pão caseiro ou artesanal (de verdade).
É possível fazer diversas variedades de pães em casa e congelar as fatias para o preparo futuro de outros lanches e ter sempre um pão macio.
O creme de ricota, a pastinha de grão de bico, o iogurte natural ou até o inhame cozido e batido no liquidificador são pastinhas incríveis para deixar o pão molhadinho e o lanche mais saudável.
Aqui vão mais algumas possibilidades de alimentos para o seu lanche.
Se planeje para ter disponível opções como bolos caseiros, pão de queijo, bolinhos de legumes, iogurte natural, tapioca e cuscuz.
Um potinho com castanhas para ter na mesa de casa e do trabalho é prático e super bacana. Ah, e pra beber, prefira sempre água!
E nunca é demais lembrar: evite consumir os ultraprocessados.
Presunto, salame, mortadela, peito de peru, entre outros, são repletos de aditivos cosméticos que tem o objetivo de conferir e/ou aumentar algumas características como sabor, aroma e aparência dos produtos.
E o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.
Calma, o lanche não precisa ser difícil nem indigesto.
Transforme o momento numa oportunidade legítima de fazer uma pausa no expediente, estudo ou nos afazeres do dia a dia. Para se distrair um pouco, comer com atenção, conversar com amigos e tomar um cafezinho.
Vai fazer bem para seu corpo e sua mente.
Quer receitas práticas e deliciosas para substituir os ultraprocessados? Confira aqui alguns preparos culinários simples e ótimos para fazer de lanche.
|