Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 19 de Julho de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Se bate aquela fominha no meio da tarde, o que você costuma comer? Se as refeições principais são equilibradas, com o lanche não pode ser diferente, né? Acompanhe a leitura e veja como aprimorar essa refeição intermediária para ela seguir tão saudável quanto as outras.

Por hábito ou necessidade, ali entre o intervalo do café da manhã para o almoço e durante à tarde pode surgir uma fominha e vontade de comer algo.

E conforme essa fome aumenta, vem o pensamento: comer o quê?

Diversos alimentos in natura e minimamente processados combinam com essa refeição, mas o conselho mais valioso é: que tal aproveitar para incluir frutas nos seus lanches?

Elas são ótimas opções que podem compor essas pequenas refeições.

Comece a planejar os lanches da semana pensando em qual fruta você tem disponível para comer e com quais outros alimentos elas combinam, ou até mesmo quais receitas elas podem compor.

Seja no frio ou no calor, sempre tem um jeitinho das frutas aparecerem nos lanches.

E se o paladar pede um acompanhamento com sabor salgado e você gosta de saborear um sanduíche natural, tudo bem, mas vamos examinar de perto a composição desse lanche?

A maioria dos pães vendidos nas gôndolas do mercado são ultraprocessados. A famosa bisnaguinha está nesse meio.

Vale ler o rótulo e priorizar aqueles com ausência de aditivos cosméticos, como aromatizantes, corantes, emulsificantes, entre outros.

Olhando a lista de ingredientes você vai conseguir fazer melhores escolhas.

O pão tipo italiano, por exemplo, geralmente leva: farinha, fermento, água e uma pitada de sal, ou seja, se forem esses itens da lista de ingredientes ele não é um ultraprocessado e pode ser uma melhor opção para um lanche saudável.

Uma outra opção seria preparar ou comprar um pão caseiro ou artesanal (de verdade).

É possível fazer diversas variedades de pães em casa e congelar as fatias para o preparo futuro de outros lanches e ter sempre um pão macio.

O creme de ricota, a pastinha de grão de bico, o iogurte natural ou até o inhame cozido e batido no liquidificador são pastinhas incríveis para deixar o pão molhadinho e o lanche mais saudável.

Aqui vão mais algumas possibilidades de alimentos para o seu lanche.

Se planeje para ter disponível opções como bolos caseiros, pão de queijo, bolinhos de legumes, iogurte natural, tapioca e cuscuz.

Um potinho com castanhas para ter na mesa de casa e do trabalho é prático e super bacana. Ah, e pra beber, prefira sempre água!

E nunca é demais lembrar: evite consumir os ultraprocessados.

Presunto, salame, mortadela, peito de peru, entre outros, são repletos de aditivos cosméticos que tem o objetivo de conferir e/ou aumentar algumas características como sabor, aroma e aparência dos produtos.

E o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.

Calma, o lanche não precisa ser difícil nem indigesto.

Transforme o momento numa oportunidade legítima de fazer uma pausa no expediente, estudo ou nos afazeres do dia a dia. Para se distrair um pouco, comer com atenção, conversar com amigos e tomar um cafezinho.

Vai fazer bem para seu corpo e sua mente.

Quer receitas práticas e deliciosas para substituir os ultraprocessados? Confira aqui alguns preparos culinários simples e ótimos para fazer de lanche.

 

// saindo do forno

ALERTA

🍽️ Crianças comendo veneno

O aviso coloca luz nas ações de publicidade da indústria de ultraprocessados. Cada vez mais crianças estão expostas a produtos repletos de açúcar, sódio e gorduras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta orientações a respeito de como proteger as crianças desse tipo de comunicação. Escola e Educação

REFLEXÃO

🍲 Dieta brasileira é questão de saúde pública

A culinarista e Mestre em Ciências Gastronômicas, Bela Gil, falou sobre a importância da construção de hábitos saudáveis desde a infância e o quanto o que a escolha particular de como se alimentar impacta no coletivo. G1 G1

CONFIRA

📃 Bem-estar animal e defesa do consumidor em pauta

Junto a outras organizações da sociedade civil, nós do Idec participamos do debate que aconteceu na Câmara dos Deputados sobre sustentabilidade na produção e consumo de alimentos de origem animal. Câmara dos Deputados

 

// cultura alimentar

PATTY DURÃES

Pesquisadora de culturas alimentares – @patty.duraes

“Quando a gente acessa a terra, os alimentos vivos e limpos da agricultura familiar, nos alimentamos de história!

Ao fortalecermos a cultura alimentar brasileira entendemos que não vivemos entre pântanos e desertos alimentares, vivemos um apartheid! Onde um sistema cruel decide quem come, quem não come, quem o faz bem e quem o faz mal! O nutricídio se dá pela escassez do alimento in natura e pelo excesso do ultraprocessado!

Ao fortalecermos a cultura alimentar brasileira entendemos que não vivemos entre pântanos e desertos alimentares, vivemos um apartheid! Onde um sistema cruel decide quem come, quem não come, quem o faz bem e quem o faz mal! O nutricídio se dá pela escassez do alimento in natura e pelo excesso do ultraprocessado!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

A fruta do lobo

A lobeira (Solanum lycocarpum) é o nome de uma fruta muito comum no cerrado e que serve de alimento para animais, como o lobo-guará e o morcego. Ela tem uma polpa bem macia e uma flor bonita e parecida com a flor do jiló, afinal elas são plantas da mesma família e têm características próximas.

Mas é importante destacar que é recomendado utilizar os frutos da lobeira bem maduros para consumo in natura ou para o preparo de geleias, pois os verdes ou semi-maduros contêm grandes quantidades de taninos. Ao mesmo tempo em que suas propriedades são usadas como algo benéfico, também podem prejudicar o corpo humano.

Da abóbora, nada se perde

Não importa a espécie de abóbora, é possível fazer um aproveitamento integral desse alimento. As sementes viram um ótimo aperitivo. A polpa é ideal para purês, além de entrar na receita de refogados, assados, sopas, pães, bolos e doces.

E o melhor, esses preparos de bolos e caldos podem ser feitos com a abóbora descascada ou com casca, já que não há alteração do sabor ou textura. E o pão de abóbora confere uma maciez deliciosa ao pão.

📗 Caderno de receitas

CConserva de carambola
Está sobrando muita carambola por aí? Que tal esse preparo inusitado para ela? É para conservar em pote de vidro, comer tipo aperitivo ou servi-la em outros preparos, em lanches, no meio de um molho.

 

Quibebe de abóbora
Uma espécie de creme de abóbora com a influência de especiarias mediterrâneas. Uma refeição confortável, que falta abraçar de tão querida.

 

Arroz cremoso com almeirão
Esse aqui até lembra a versão mais elaborada que se chama risoto, mas a proposta é usar qualquer espécie de arroz em um preparo mais rápido e tão saboroso quanto. Utilize os acompanhamentos que tiver em casa e saboreie um prato muito bom!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA