Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 5 de Julho de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Você utiliza o freezer ou o congelador de casa como um aliado na rotina da alimentação saudável? Ele é um suporte incrível para adiantar preparações culinárias. Vem conferir as sugestões que listamos para ter sempre comida gostosa e escapar dos ultraprocessados do mercado.

Congelar alimentos é uma ótima solução para garantir praticidade no dia a dia e não desperdiçar comida, segundo as recomendações do Guia Alimentar para a população brasileira.

E mais! Quando você já tem uma reserva de comida gostosa na geladeira, evita a tentação de consumir pratos ultraprocessados prontos, como aquelas lasanhas congeladas.

A composição desses produtos está repleta de sódio e gordura.

E o consumo de ultraprocessados está relacionado com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como diabetes, doenças do coração, hipertensão, entre outras.

Se planeje para ter comida caseira e fresca para quando bater aquela fome.

Se você só tem o fim de semana disponível para o preparo, liste quantas variações de receitas são possíveis de fazer com os alimentos que tem em casa.

Feito um lote maior de comida, faça a divisão em recipientes e congele uma parte.

Na noite anterior, desça a vasilha para a parte de baixo da geladeira. O alimento vai descongelando livre de contaminação pelo ar e na hora da refeição é só aquecer a comida.

Então para congelar e conservar os alimentos, seguem algumas dicas:

  • Fez bolo ou torta e sobraram muitas fatias? Permanecem macios e saborosos, basta descer um dia antes para a parte debaixo da geladeira e esquentar antes de comer
  • Prefira congelar caldo (creme) de legumes ou feijão já batido, permanecem cremosos mesmo após o descongelamento
  • Se você descongelou uma carne para colocar na sopa ou outro preparo, não congele ela crua novamente. Só a congele já pronta dentro de alguma receita.
  • É possível cozinhar ovo e deixá-lo pronto para consumir alguns dias depois. Entretanto, não utilize o micro-ondas para esquentar o ovo cozido (nem para cozinhá-lo) pois ele pode explodir. Fatie-o e aqueça rapidamente na frigideira ou ainda com casca por poucos minutos em água fervente
  • Hortaliças geralmente não combinam com freezer, nem mesmo na sopa que você vai congelar. A dica é no dia do planejamento cortar as verduras e mantê-las na geladeira. Adicione a couve, mostarda, salsinha e ou cebolinha com a comida pronta, já quentinha
  • Alguns legumes podem ser congelados crus, por exemplo: abóbora, pimentão, cenoura, brócolis, vagem e couve-flor
 

// saindo do forno

DICAS

🧊 O que congelar e por quanto tempo

Estendendo o conteúdo que abordamos acima, no material a seguir você confere por quanto tempo é recomendado manter os alimentos no congelador, quais as melhores práticas e também sugestões de receitas. Panelinha

LEIA

🔬 Brasil na dianteira da Ciência

Um estudo colaborativo envolvendo quatro universidades brasileiras e a Universidade de Harvard pretende identificar como as pessoas são induzidas ao consumo em larga escala de produtos ultraprocessados. A pesquisa poderá fornecer informações importantes para o cuidado da saúde pública e a formulação de políticas públicas mais eficazes. A Tribuna

CONFIRA

🧑‍🏫 Experiências educacionais bem-sucedidas

Os dois projetos citados na reportagem são exemplos práticos de quando falamos em envolvimento de toda comunidade escolar na promoção da alimentação saudável. Crianças e adolescentes precisam ser integrados à cultura alimentar, ao preparo de pratos e ao desenvolvimento de senso crítico quanto às artimanhas da indústria de ultraprocessados. Agência Brasil

 

// põe na mesa

Neste frio, só consigo pensar em comidas confortáveis e quentinhas. Mas procuro sempre utilizar ingredientes integralmente, além de variar ao máximo nos ingredientes do dia a dia. Então, nesse dia, almocei uma polenta mole com uma "carne" de casca de banana. Substituí a convencional couve por um refogado delicioso de capiçoba, uma PANC espontânea que tem aos montes.

Brenda Rios, Minas Gerais

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Casca fina, cor de terra

Essa é uma das características visuais do uxi. Ela é uma fruta selvagem, de origem amazônica, o tamanho é variado e quando você a abre, vê uma polpa de cor amarelada e de aroma muito agradável.

É fruta para ser roída, tipo ameixa, pêssego, abiu. O uxi fornece também um óleo de cor amarelo-limão que lembra muito o azeite de oliva em consistência e sabor.

Fruta versátil

Sabia que o caqui pode ser base para uma mousse de chocolate? Ou até virar vinagre? Essas são duas das várias possibilidades de manuseio da fruta. Para a mousse basta misturar a polpa do caqui com cacau em pó, bater no liquidificador e deixar na geladeira de um dia para o outro.

Já o vinagre é resultado de um processo de fermentação da fruta. Tem o sabor azedinho como todo vinagre, porém um sabor ligeiramente mais adocicado do que a versão de arroz e álcool.

📗 Caderno de receitas

Mousse de caqui com chocolate
Se a proposta de fazer mousse com o caqui despertou a sua curiosidade, aqui tem uma proposta simples para preparar essa sobremesa.

 

Creme de ervilha com brócolis e agrião
Por último e não menos importante, vai hortelã nesse caldo também. Aqui ele vai abrir um sabor, não vai necessariamente ser um frescor na receita. A cor da sopa fica linda e o sabor divino!

 

Canjiquinha e talos de verduras
As sugestões estão todas conectadas. Sabe a hortaliça que você vai deixar pronta e cortada na geladeira? Os talos são aproveitados em um caldo de canjiquinha repleto de textura e sabor.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA