Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 21 de Junho de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Bom dia! O sol já nasceu lá na fazendinha e por aqui também! Na hora de pensar no que comer no café da manhã, você se pergunta: "qual fruta vou comer hoje?” Quais são os alimentos que você costuma escolher para compor a primeira refeição do seu dia? Chega mais, vem tomar um cafezinho com a gente! Ah, mas sem adoçante, por favor!

Por acaso tem alguém aqui que pula o café da manhã ou só toma a bebida café sem nenhum alimento?

Para a turma que permanece em jejum, é importante frisar que geralmente o nosso corpo fica entre 8 e 12 horas sem receber alimentos.

Então tomar o café da manhã equilibra as taxas no organismo e fornece energia e os nutrientes necessários para começar o dia.

Por esse e outros motivos, integra o que chamamos de refeição principal, assim como o almoço e o jantar.

E não existe padrão e nem regra de qual é o café da manhã ideal.

Em algumas regiões do país, comer mandioca ou batata doce acompanhada de um copo de café coado na hora tem uma simbologia, é parte da cultura alimentar.

O pão francês com queijo, a tapioca, o café com leite também são opções bacanas para se ter de manhã.

Não se apegue a recomendações rígidas de cardápios fixos a serem seguidos.

Muitas vezes, uma mesa de café da manhã repleta de ultraprocessados é supervalorizada, mas saiba que o importante é montar uma refeição equilibrada com combinações de alimentos que atendam às recomendações do Guia Alimentar em privilegiar alimentos in natura e minimamente processados.

Sem essa de bacon frito ou presunto no pão.

Já viu a lista de ingredientes de algum presunto? Vamos mostrar um exemplo para você.

Contém: pernil suíno, água (24,07%), sal, proteína de soja (1,42%), maltodextrina, sal hipossódico, estabilizantes: pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato ácido de sódio, espessante: carragena, realçador de sabor: glutamato monossódico, antioxidante: isoascorbato de sódio, conservador: nitrito de sódio, aromatizantes: aromas naturais, corante: carmim de cochonilha. Bacillus thuringiensis, streptomyces viridochromogenes, agrobacterium tumefaciens e zea mays.

A lista é grande, difícil de entender e nada saudável.

Os embutidos, inclusive, integram a lista do grupo 1 de cancerígenos para humanos.

Essa lista de cancerígenos contém elementos como tabaco, amianto e fumaça de diesel, todos com evidência suficiente de ligação com o desenvolvimento de câncer, segundo relatório feito pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ah, lembra do cafezinho citado lá em cima?

Ainda sobre a Organização Mundial de Saúde (OMS), lançaram uma nova diretriz recomendando que os edulcorantes (adoçantes artificiais) não sejam utilizados como uma estratégia para a administração do peso corporal ou a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Falaremos mais sobre essa recomendação num futuro próximo, continue acompanhando nossos e-mails.

Mas sobre o café, utilize açúcar em pequena quantidade ou nem adoce.

O grão é a parte interna da fruta café que é naturalmente doce, sabia?

Tente apurar o paladar diminuindo aos poucos os edulcorantes.

Quer algumas sugestões do que preparar de café da manhã?

  • Escolha um pão, ou torrada, ou tapioca ou bolo
  • Não esqueça das frutas, hein? Privilegie a fruta da época, reveze o mamão e a banana
  • A aveia, castanhas e sementes também são sempre bem-vindas
  • Por fim, e não menos importante, quem disse que não é possível comer, por exemplo, um legume cozido com algumas sementes e especiarias por cima?

Se sinta livre para comer e experimentar combinações com qualquer alimento in natura e minimamente processado, crie suas próprias versões e tenha bons cafés da manhã!

 
 

// saindo do forno

ALERTA

🚨 Os extremos e os ultraprocessados

Em 2021, o Brasil tinha 33 milhões em insegurança alimentar e uma outra parcela com obesidade. Não é falta de estratégia individual mudar esses cenários, mas sim de um sistema alimentar que pressiona a população a manter uma alimentação com base em produtos ultraprocessados. USP

DICAS

♻️ Vamos fazer a mudança?

O que você descarta na lixeira da sua casa? Plástico junto com casca de alimentos? A caixa de leite e o pó de café misturados? Conheça a classificação dos tipos de resíduos e recursos simples para você implementar na forma de descartar o que consome. Instagram

LEIA

👎 Sem benefício a produtos nocivos

Seguimos intensificando e batalhando pela campanha em defesa do Guia Alimentar para a população brasileira e a taxação de produtos ultraprocessados com a aprovação da Reforma Tributária. Acompanhe as novidades. Uol

 

// põe na mesa

O café da manhã pra mim é um momento de bem-estar, é o momento onde tudo começa, o dia se inicia. Eu gosto de alimentos que fazem um carinho na alma, no organismo. É tudo simples, mas muito gostoso. Aqui eu preparei um mingau de aveia e coloquei mirtilo, semente de abóbora e canela por cima. Adorei a invenção, estou sempre criando.

Marina Lima, Piauí

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Da mesma família das rosas

Na classificação das espécies vegetais, o morango pertence à família Rosaceae, a mesma das rosas, isso explica porque as folhas do morangueiro são cheirosas. A fruta é apreciada por muitos e precisa de cuidados para durar alguns dias em casa para consumo.

Ao chegar com a bandeja, higienize os morangos, na sequência corte a parte verde, seque individualmente os morangos e guarde em uma vasilha forrada com papel toalha. Duram em média 5 a 7 dias na geladeira.

Hortaliça global

Apesar de ser nativa da região do Mediterrâneo, a alface se tornou uma hortaliça global, cultivada e consumida em diversos países. A palavra “alface” é derivada da raiz da palavra latina “lac”, que significa “leite”, referindo-se ao suco leitoso encontrado no caule de maços de alface madura.

São comercializadas, em média, seis variedades de alface no país e os cuidados de conservação para todas é o mesmo. Deixe de molho por 10 min em água clorada, enxague bem folha por folha, seque bem e guarde em uma vasilha com tampa e intercalando papel toalha entre as camadas de folhas de alface.

📗 Caderno de receitas

Suco de morango com alface
Por essa mistura você não esperava, mas a gente quer sempre te surpreender. A hortaliça não implica no sabor, nem na cor do suco mas pode auxiliar numa boa noite de sono, visto que a alface é cientificamente auxiliar na questão de insônia.

 

Hambúrguer de batata doce
Os discos de hambúrguer feitos de lentilha e feijão são uma delícia e essa é uma proposta para fazer o mesmo com a batata doce. A consistência é uma casquinha crocante e um recheio macio. As especiarias conferem um sabor a mais pra receita, prepare aí e veja como fica bom.

 

Polenta com espinafre
Tem gente que conhece por mingau de fubá e outros por polenta mesmo, mas fato que é uma memória afetiva da infância de muitos e sempre com o espinafre no meio. Conserve essa cultura alimentar preparando para você e outras pessoas.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA