Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 24 de Maio de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Frita, cozida, em forma de purê, farinha, tapioca ou polvilho. Ela merece todas as reverências por ser tão saborosa e ainda versátil. Nossa edição é dedicada à mandioca, essa raiz tão importante para a cultura e alimentação brasileira. Conheça e se apaixone um pouco mais por esse tubérculo.

A mandioca merece todas as saudações!

Quando foi descoberta pelos povos originários há cerca de 9.000 anos, ela era apenas uma raiz no meio do mato.

Ao longo do tempo os indígenas fizeram descobertas surpreendentes sobre a mandioca, além de terem desenvolvido mecanismos para aproveitar ao máximo o alimento.

Exemplo disso foi o tipiti, um cesto cilíndrico feito de palha. Ele se estica e torce proporcionando a separação da massa da mandioca do sumo que dá origem ao tucupi e ao polvilho doce (ou goma de mandioca).

Esse “digestor” da massa de mandioca possivelmente foi inspirado nas cobras constritoras, sucuri e jibóia.

Eles entenderam também que deixar a goma da mandioca descansando por alguns dias resultava em um processo de fermentação e numa outra variedade de polvilho, o azedo.

Os fazedores de pão de queijo que nos leem sabem que esse é o polvilho ideal para fazer a massa de pão de queijo.

E foi por conta de tudo que se aprendeu e se desenvolveu sobre a mandioca que a Organização das Nações Unidas (ONU) a elegeu como o alimento mais importante do século 21.

A mandioca é nativa da nossa terra, mas se adaptou ao solo de outras regiões e hoje ela serve como base de alimentação de mais de 800 milhões de pessoas no mundo.

Reverenciar a mandioca é dar mais valor a esse alimento.

Passar para frente essa história linda e rica sobre a descoberta de uma raiz selvagem que foi transformada em alimento.

Precisamos cobrar por políticas públicas que amparem produtores rurais que anonimamente vêm garantindo o abastecimento desse importante alimento e seus subprodutos para todo o Brasil.

Que tenhamos cultivos cada vez melhores, mais sustentáveis e com infraestrutura social e qualidade nas condições de trabalho para quem cultiva e faz o tratamento da mandioca.

Como de costume, preparamos um especial sobre esse tubérculo, que está repleto de curiosidades, informações técnicas, lendas e muito mais. Confira aqui e saudemos a mandioca!

 
 

// saindo do forno

IMPORTANTE

💵 Tributação maior para ultraprocessados

Essa é uma parte da proposta da reforma tributária. É importante ler sobre o assunto e entender o quanto a medida pode auxiliar positivamente a saúde pública brasileira.  Câmara dos Deputados

ALERTA

❗ Fuja dessa cilada!

Abordamos recentemente os perigos dos edulcorantes e a Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de emitir uma diretriz com recomendações sobre o uso desse aditivo alimentar para o controle de peso e a redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis. Agência Brasil 

EAD

🤱 Amamenta Brasil

É o nome da capacitação gratuita de rápida duração voltada para profissionais da saúde fortalecerem as ações de promoção da amamentação e da alimentação complementar saudável, com base no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. UNA-SUS

 

// põe na mesa

Há tempos vi na internet uma receita que me pareceu tão apetitosa e fácil de preparar que resolvi fazer. Venho compartilhar com os demais leitores: 1/2 repolho, 1 ⁄ 2 cenoura, ambos ralados, 2 maçãs picadas, 1 pote de iogurte e uvas passas. Tempere a gosto, misture todos os alimentos e leve à geladeira.

Elizete Torres, São Paulo

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Primo da graviola

O biribá é uma fruta tipicamente amazônica e a casca tem o aspecto de escama. Faz todo sentido, pois a espécie pertence à família Annonaceae que engloba a graviola, araticum, atemóia e outras.

Ainda sobre as semelhanças com a graviola, o biribá tem uma polpa suculenta e pouco fibrosa, cor branca a creme, sabor agradável e doce. Vale a pena colher a fruta do pé e saborear, mas ela vai bem também em geleias, doces e sorvetes.

Também é uma raiz

Na edição na qual a mandioca é a estrela, não podemos deixar de contar curiosidades sobre outros alimentos, como é o caso do rabanete. É possível cultivar esse legume em vaso e seu ciclo de colheita é relativamente rápido, de 30 a 45 dias.

O rabanete gosta de solo arenoso e rega abundante, após colher você pode consumi-lo cru, ligeiramente tostado na frigideira ou em conserva.

📗 Caderno de receitas

Pasta de maçã
Essa receita tem muito potencial para virar uma queridinha na sua casa. A pastinha pode ser passada no pão, virar recheio de tapioca ou panqueca e o plus: serve como molho para receitas agridoces com carne. Só faça!

 

Pasta de beterraba
Pode parecer repetitivo uma pasta seguida da outra mas são texturas, sabores e propostas bem distintas, e uma não anula a outra. Essa daqui tem inspiração na culinária árabe e tem um direcionamento maior para preparações culinárias salgadas. É levinha, de uma cor intensa e um sabor incrível.

 

Almeirão refogado
Engana-se quem pensa que o almeirão (parente do alface) não aguenta calor. Típico do outono/inverno ele vai bem por cima do alho frito. Confira essa dica e mais informações sobre a hortaliça.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA