Culturalmente, a Páscoa é uma época marcada pelo consumo de ovos de chocolate.
E nós queremos saber: você costuma conferir o percentual de cacau dos chocolates que compra?
Sempre na defesa de relações de consumo mais justas, nós do Idec realizamos no último mês uma análise de exemplares de ovos de Páscoa disponíveis no mercado.
Ao todos, foram examinados 31 ovos de 5 marcas de chocolate com análise da publicidade, alegações, lista de ingredientes, tabela de informação nutricional e a lupa na parte frontal das embalagens.
Confira alguns dos resultados que a pesquisa constatou:
-
O açúcar está listado como o primeiro ingrediente na maioria dos produtos.
-
Poucos exemplares desse total avaliado apresenta o quanto de cacau está presente na composição dos produtos.
-
A maioria dos produtos contém gordura vegetal listada entre os componentes, mas não especificam se tem gordura trans.
-
Ainda falando sobre a gordura trans, esses mesmos ovos que apresentam gordura vegetal na composição, apresentam um percentual de gordura trans nas tabelas nutricionais. Porque não dão clareza à verdadeira fonte de gordura?
-
Praticamente todos os exemplares têm aromatizantes e emulsificantes em suas fórmulas. Esses aditivos alimentares também estão relacionados com o desenvolvimento de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Se você cogita ou já tem o hábito de comprar pela internet, aqui ainda tem um outro desdobramento da pesquisa para ficar de olho.
Analisamos as ofertas dos mesmos 31 ovos de Páscoa do mercado oferecidos em sites e faltam informações importantes para você fazer sua tomada de decisão.
Sabe a lupa, que indica “alto em” açúcar, sódio e gordura? Não está presente no carrossel de fotos dos ovos de Páscoa.
Somente em alguns casos, ao dar zoom na imagem do produto, como a foto é atual, é possível ver a lupa impressa na embalagem.
Apesar de a norma de rotulagem nutricional frontal não ter uma aplicação específica sobre vendas on-line, os anúncios dos ovos de Páscoa estão com a tabela de informação nutricional e a lista de ingredientes no formato antigo.
Na descrição do produto anunciado também faltam as informações sobre fabricação, validade e lote.
Além dessas dicas, preparamos aqui um especial com outras informações para te auxiliar a ter uma Páscoa mais consciente.
Aproveite o feriado e saiba que por aqui estaremos vigilantes por melhores regulamentações no mercado!
|