Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 22 de Março de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Está lançada a reflexão: água é só para beber, tomar banho e outros serviços básicos, como lavar vasilhas e carro? Hoje é o Dia Mundial da Água e o convite é para mergulharmos na questão do futuro da água diante do nosso consumo.

A água faz parte de vários processos domésticos e industriais. 

Em casa, buscamos um copo no filtro para saciar a sede, usamos no demolho das leguminosas, no banho, pro preparo das comidas, na rega das plantas e por aí vai…. 

Mas a indústria utiliza água e numa escala muito maior do que as residências. 

E o que está em questão aqui é o volume de água que a indústria de produtos ultraprocessados utiliza (entenda o que são esses produtos aqui). 

Primeiro, que a base de muitos produtos ultraprocessados são o trigo, a soja e o milho plantados em monoculturas, que é uma forma de produção com muitos impactos negativos para o meio ambiente. 

Além do irrigamento padrão que toda plantação demanda, as empresas ainda utilizam água na produção e limpeza

Mas não para por aí. A embalagem plástica dos ultraprocessados também precisa de água na sua produção. 

Para um quilo de plástico, são consumidos cerca de 180 litros de água.

É um volume muito grande de água, não é mesmo? 

E quanto mais se consome ultraprocessado, maior o volume de água que é utilizado. 

Além da degradação do solo e desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, que a gente sempre comenta por aqui.

E os cientistas da Universidade de São Paulo (USP) publicaram em 2022 um estudo inédito realizado no país sobre o impacto do consumo de produtos ultraprocessados na dieta brasileira. 

Em média, são utilizados 3.644 litros de água por pessoa por dia para quem tem uma alimentação baseada em alimentos in natura. 

Ou seja, se você se alimenta preferencialmente de alimentos in natura, essa é a média de água empregada na produção, distribuição e consumo destes alimentos.

Agora, uma dieta com maior consumo de produtos ultraprocessados resulta no uso de 4.313 litros de água por pessoa por dia, ou seja, uma diferença de 669 litros de água.

Esses números só reforçam a importância de priorizar uma alimentação saudável baseada em alimentos frescos.

Para este 22 de março, Dia Mundial da Água, fica a reflexão para cobrarmos a responsabilidade de empresas no impacto ambiental e reduzirmos o consumo de ultraprocessados.

A gente precisa garantir a água do futuro.

 
 

// saindo do forno

ALERTA

👎 Nem os aditivos estão listando

Realizamos um estudo em parceria com o Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e constatamos a falta de informações sobre aditivos alimentares nos rótulos de alimentos e bebidas. Correio Brasiliense

OPINIÃO

🙅 Não ao cultivo de trigo transgênico

Nos baseamos nas evidências científicas que constatam que sementes crioulas oferecem maior biodiversidade e proteção ao meio ambiente. Entenda nosso posicionamento e fique de olho nos rótulos. Broadcast

CONFIRA

🎭 Aprendendo sobre alimentação no teatro

O espetáculo “A Geladeira Mágica” rodará algumas cidades do país com exibição gratuita e conta a aventura de primos descobrindo alimentos para o almoço na casa da avó. Leia Agora

 

// cultura alimentar

Alexandra Pinho

Professora, coordenadora do Laboratório de Avaliação da Poluição e Restauração Ambiental do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora do GT da Água da Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudáve – @aliancaalimentacao

A água é um bem muito importante, pois além de nenhum ser vivo conseguir viver sem ela nós a usamos para muitas atividades essenciais em nossa vida: fazer comida, produção de alimentos, higiene do corpo e da casa e elaborar produtos industriais.

Foi por isso que em 2010 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que o acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial! Contudo, a água para consumo humano, disponível no planeta, é bem escassa e a sua distribuição desigual, gerando desigualdade e conflitos. Mesmo assim, não estamos fazendo quase nada para preservá-la, até porque, a maioria das pessoas não tem conhecimento.

Por isso, a Tenda da Água* da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, veio para ajudar as pessoas a descobrirem e refletirem sobre as temáticas da água na atualidade e propagar estas informações nas mídias.

*grupo temático que desenvolve e fortalece ações que contribuam com a garantia da qualidade da água e do acesso universal a ela

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

A goiaba do Sul do Brasil

A feijoa ou goiaba-serrana, como tradicionalmente era conhecida no Brasil há tempos, é uma fruta próxima da goiaba por conta do volume de sementes e da polpa mais cremosa.

Provar a feijoa é sentir o gosto de várias frutas numa mesma. Lembra a goiaba, a banana, o morango e, especialmente, o abacaxi.

Cara de chuchu

É uma expressão popular que refere-se a uma pessoa sem graça, mas já o legume, apesar de não ter um sabor marcante, é um dos alimentos mais comuns nas refeições brasileiras.

Ele é, na verdade, muito versátil. Vai bem na salada, nos ensopados, gratinados, em doces de pote, em tortas e até frito.

Mas observe bem, se notar exemplares com a casca sem brilho e amarelada e com a ponta mais larga começando a se abrir, é sinal que não estão novos.

📗 Caderno de receitas

Vitamina de maracujá com banana
Parece uma mistura improvável mas é puro engano, verdadeiramente deliciosa! Fica legal nessa versão com abacaxi, mas na falta dele, bata só as duas frutas com um pouco de iogurte natural e veja como é bom.

 

Salada de chuchu em fitas
Diversifique os preparos dos legumes, essa é uma sugestão prática para ter o chuchu nas refeições diárias.

 

Tapioca de rúcula
Vai ficar verdinha sim! Um jeito diferente e alegre para consumir a tapioca sem alterar o sabor. A verdura vai na mesa, mas pode ir no recheio e não enjoa.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA