Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 15 de Março de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Tem fantasma rondando a composição dos produtos ultraprocessados e não é esse de capa branca. Vejam só, existe ingrediente enaltecido na embalagem mas quando você vai olhar no rótulo ele simplesmente não está ali. Mistério? Não! Publicidade enganosa. Vem entender!

A gente já sabe que a indústria de produtos ultraprocessados tenta de tudo para te fazer comprar o produto deles independente do que tem dentro.

Constroem uma comunicação visual que induz a compra. A publicidade é uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar o hábito de consumo.

E muitas marcas fazem propaganda massiva de produtos sem transparência de sua composição. 

Nós do Idec, realizamos algumas denúncias importantes para tentar evitar que a indústria te induza ao erro. 

O biscoito Nesfit tem uma embalagem predominantemente branca com amarelo e traz elementos que remetem à saúde, ao natural. Dá a entender que contêm mel, pelo seu nome “aveia e mel” e imagem do alimento no rótulo.

Porém, olhando a sua lista de ingredientes, apresenta aromatizante (aditivo alimentar), excesso de açúcares, de acordo com os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e nada de mel na composição. 

Teve também o caso do “creme de avelã”, Avelãcrem, da Fugini, que contém apenas o aromatizante com sabor de avelã. 

E o produto Del Valle Fresh, cujo rótulo apresenta ilustrações fazendo parecer que a bebida é saudável e à base de frutas, quando, na realidade, sua composição não leva nem 1,5% de laranja, muito menos de limão ou uva, em cada um de seus sabores.

Esses são casos típicos do que chamamos de ingrediente fantasma.

Ele é citado de alguma forma para atrair nossa atenção, muitas vezes está no nome do produto e/ou por meio de imagens, mas não está presente na composição, o que observamos lendo a lista de ingredientes. 

E quando um produto ultraprocessado possui um ingrediente fantasma, o fabricante está praticando uma publicidade enganosa.

Por isso, neste 15 de março, que é o Dia do Consumidor, mas também em todos os dias do ano, trabalhamos duro para que as relações de consumo sejam mais justas

E como é importante que você, consumidor, colabore e participe desse movimento com a gente.

Recentemente, encaminhamos ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) um alerta sobre uma propaganda enganosa e abusiva da marca Kibon, por usar a frase “Desenvolvido com nutricionistas. Feito para crianças”. 

Esse caso chegou até nós por meio de denúncia de um consumidor na plataforma do OPA, o Observatório de Publicidade de Alimentos, que é uma iniciativa do Idec. 

Então, quando for às compras, lembre-se de um conselho importante: leia os rótulos e, se encontrar alguma publicidade que achou suspeita, encaminhe para o OPA.

As análises que constataram a ausência de ingredientes na composição dos produtos acima citados foi feita pela leitura dos rótulos.

Se quiser saber mais, leia e se informe sobre publicidade enganosa no portal do OPA

Conte com o Idec hoje e sempre para fortalecer o direito dos consumidores à informação adequada. 

 
 

// cultura alimentar

Laís Amaral

Supervisora Técnica do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável – @idecbr

Apesar de o Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA) ser uma estratégia desenvolvida e administrada pelo Idec, com o apoio de parceiros, ele pode e deve ser encarado com uma ferramenta do consumidor, para que ele exerça o seu direito de denúncia e exija que informações enganosas e abusivas não sejam veiculadas pelas marcas em quaisquer meios de comunicação.

Quanto mais e melhores denúncias forem encaminhadas aos órgãos competentes, maiores as chances de avançarmos na efetiva proibição de publicidades ilegais e de gozarmos plenamente do direito à informação sobre o que comemos.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Embeleza qualquer prato

A beterraba tem uma cor muito espetacular que deixa qualquer preparo ainda mais bonito. Ela pode ser consumida crua ou cozida, em pratos salgados ou doces. E também nos sucos, bolos, suflês, sopas, cremes, patês, saladas, pães…

Listada essa variedade de opções para consumí-la, dê preferência para as beterrabas de cor bem concentrada e tamanho médio. A casca deve ser lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes, sinal que estão macias.

Parecida com o alface

A escarola é uma verdura com muitas semelhanças com o alface, principalmente na cor e na estrutura das folhas. Mas se você notar bem, ela é mais rígida, menos maleável que o alface e tem um sabor ligeiramente amargo.

Para ter um pé de escarola que dure mais tempo em casa, escolha o que estiver com a base e os caules mais crocantes, firmes. E a conservação é parecida para a maioria das folhagens: lavou, secou, coloque papel toalha entre as camadas de folhas e saboreie mais verdinhos!

📗 Caderno de receitas

Raspadinha de mamão
Fez parte da infância de muitos se refrescar no verão com uma raspadinha. É muito fácil de fazer e vai aliviar o calor pra família toda.

 

Rolinho de berinjela
O preparo é dinâmico mas pode ser feito por mais mãos. Esse rolinho pode acompanhar uma refeição ou servir como lanche. O importante é que o sabor agrada a todos.

 

Empadinha de espinafre
Com ingredientes acessíveis e um preparo versátil você vai se encantar pela empadinha de espinafre. Depois dessa, adapte com outros legumes.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA