A gente já sabe que a indústria de produtos ultraprocessados tenta de tudo para te fazer comprar o produto deles independente do que tem dentro.
Constroem uma comunicação visual que induz a compra. A publicidade é uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar o hábito de consumo.
E muitas marcas fazem propaganda massiva de produtos sem transparência de sua composição.
Nós do Idec, realizamos algumas denúncias importantes para tentar evitar que a indústria te induza ao erro.
O biscoito Nesfit tem uma embalagem predominantemente branca com amarelo e traz elementos que remetem à saúde, ao natural. Dá a entender que contêm mel, pelo seu nome “aveia e mel” e imagem do alimento no rótulo.
Porém, olhando a sua lista de ingredientes, apresenta aromatizante (aditivo alimentar), excesso de açúcares, de acordo com os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e nada de mel na composição.
Teve também o caso do “creme de avelã”, Avelãcrem, da Fugini, que contém apenas o aromatizante com sabor de avelã.
E o produto Del Valle Fresh, cujo rótulo apresenta ilustrações fazendo parecer que a bebida é saudável e à base de frutas, quando, na realidade, sua composição não leva nem 1,5% de laranja, muito menos de limão ou uva, em cada um de seus sabores.
Esses são casos típicos do que chamamos de ingrediente fantasma.
Ele é citado de alguma forma para atrair nossa atenção, muitas vezes está no nome do produto e/ou por meio de imagens, mas não está presente na composição, o que observamos lendo a lista de ingredientes.
E quando um produto ultraprocessado possui um ingrediente fantasma, o fabricante está praticando uma publicidade enganosa.
Por isso, neste 15 de março, que é o Dia do Consumidor, mas também em todos os dias do ano, trabalhamos duro para que as relações de consumo sejam mais justas.
E como é importante que você, consumidor, colabore e participe desse movimento com a gente.
Recentemente, encaminhamos ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) um alerta sobre uma propaganda enganosa e abusiva da marca Kibon, por usar a frase “Desenvolvido com nutricionistas. Feito para crianças”.
Esse caso chegou até nós por meio de denúncia de um consumidor na plataforma do OPA, o Observatório de Publicidade de Alimentos, que é uma iniciativa do Idec.
Então, quando for às compras, lembre-se de um conselho importante: leia os rótulos e, se encontrar alguma publicidade que achou suspeita, encaminhe para o OPA.
As análises que constataram a ausência de ingredientes na composição dos produtos acima citados foi feita pela leitura dos rótulos.
Se quiser saber mais, leia e se informe sobre publicidade enganosa no portal do OPA.
Conte com o Idec hoje e sempre para fortalecer o direito dos consumidores à informação adequada.
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