Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 8 de Fevereiro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Os estudos apontam e defendemos aqui no Idec que a escola é um ambiente para promover saúde e alimentação saudável. Vamos te contar como você pode participar dessas ações e porque a comida servida na escola precisa ser uma preocupação de todos e todas.

A criançada adora a hora do recreio, não só pelas brincadeiras, mas pela oportunidade de lanchar com colegas. 

Mas que tipo de alimento há na lancheira, na merenda, na cantina, no refeitório e do lado de fora da escola? 

Alimentação saudável não é uma escolha, é um direito! E o comportamento alimentar de crianças e adolescentes é construído de acordo com o ambiente alimentar em que estão. 

Em 2019, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, 7% das crianças menores de 5 anos e 13,25% das crianças de 5 a 9 anos foram diagnosticadas com obesidade.  

Esse é o relatório público mais recente, mas entidades públicas apontam para um crescimento desses números. 

O consumo de produtos ultraprocessados na infância pode desencadear uma série de problemas de saúde: diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono, baixa autoestima, distúrbios alimentares, depressão, entre outros fatores.

Vamos aproveitar que o ano letivo de 2023 está começando para ficarmos de olho se as escolas estão garantindo um ambiente alimentar saudável e sustentável para nossos estudantes e se as escolas públicas estão cumprindo as premissas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)? Relembre o que é e a importância do PNAE aqui

Tudo começa por: que tipo de alimento está sendo servido aos alunos? Segundo o PNAE, as refeições servidas devem ser saudáveis, privilegiando alimentos in natura e minimamente processados. 

A alimentação saudável deve fazer parte do processo de ensino nas disciplinas e aprendizagem dos alunos. 

Como o PNAE é um programa que entende que o consumo de todo alimento fomenta um sistema de produção e de distribuição, e todo estudante precisa compreender esse sistema, ele assegura por lei que pelo menos 30% dos recursos para a aquisição de alimentos para a produção da alimentação escolar venha da agricultura familiar, de preferência da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas. 

E apesar de a lei do PNAE ser voltada para escolas públicas, as diretrizes podem ser seguidas e inspirar escolas particulares porque tratam de como proteger a alimentação de crianças e adolescentes. 

As escolas privadas devem se basear no Guia Alimentar para a População Brasileira para definir quais alimentos servir aos seus estudantes. 

Todos nós somos fiscais do PNAE e há espaço para fazermos isso. Entenda onde procurar e o que avaliar para saber se a lei está sendo aplicada no ambiente escolar: 

  • Quem faz parte do conselho de alimentação da sua região? Procure junto à direção das escolas da redondeza e participe do conselho, pois ele está alinhado com o direito humano à alimentação adequada e protege crianças e adolescentes
  • Se o PNAE não estiver sendo cumprido adequadamente, você pode encaminhar uma denúncia para o Observatório da Alimentação Escolar (ÓAÊ)
 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

🍎 A construção da escola saudável

Conheça o projeto de lei modelo que o Idec e seus parceiros sugerem para transformar as escolas públicas e privadas do Brasil em um ambiente promotor da alimentação adequada e saudável. Idec

EAD

📱 Curso para atenção primária infantil

A obesidade infantil é um problema de saúde pública e requer sensibilidade dos profissionais de saúde para subsidiar as ações para um cuidado integral. A formação é gratuita e tem duração de 10h. Desiderata

LEIA

🏫 Escolas são mais que instituições

São espaços para transformação de todos os envolvidos na comunidade escolar. Baixe gratuitamente nossa coleção com ferramentas práticas para um futuro alimentar melhor nas escolas de seu município e estado. Idec

 

// põe na mesa

Eu fiz esse prato em uma aula sobre congelados saudáveis. No prato tem hambúrguer de feijão preto, maionese de feijão branco, couve refogada e arroz com beterraba. É muito saboroso.

Maria Elisa Merloti, São Paulo

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Fruta escamosa

Esse é o significado da palavra pitaia. Com um visual bonito, consistência gelatinosa e um leve sabor adocicado, a fruta pode ser consumida in natura mas vai muito bem também em sorvetes, vitaminas, geleias, iogurtes, saladas, tortas e onde mais a criatividade te levar.

Existem três variedades da fruta: branca por dentro com a casca rosa, vermelha por dentro com casca rosa e branca por dentro com casca amarela. Para saber como escolher a pitaia certa, dê preferência para as frutas com a cor acentuada e cascas sem lesões.

Consumido por quase todos os povos

Segundo historiadores, o repolho é uma hortaliça cultivada desde 5.000 a.C. Consumido cru, refogado ou cozido, ele está presente nas cozinhas pelo mundo afora, no chucrute alemão, no repolho recheado árabe e em muitas outras receitas tradicionais.

Ele serviu como alimento básico dos operários contratados para construir a muralha da China. Seu ciclo do cultivo até a colheita é relativamente curto, acontece de 3 a 5 meses após o plantio.

📗 Caderno de receitas

Bolo de casca de abóbora com chocolate
Parece uma combinação improvável mas fica um bolo incrível. Macio, amarelinho e naturalmente adocicado.

 

Torta de repolho
Aproveite a oferta do repolho e veja essa variação de receita. Aposte nas especiarias e faça uma tortinha que agrada a família inteira.

 

Viradinho de milho verde
Parece um primo da farofa, mas esse viradinho tem características próprias. Vai bem como acompanhamento para qualquer receita. Experimente!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA