Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 25 de Janeiro de 2023

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Nossa viagem pelas culinárias regionais brasileiras conta a história sobre a construção da cultura alimentar catarinense. Muita curiosidade, influências vindas lá da Ilha dos Açores e muito mais!

É fato que a nossa base alimentar foi construída sob os hábitos alimentares de povos indígenas, europeus e africanos

Mas é curioso constatar como a fusão desses costumes são distintos em cada culinária regional brasileira

A mandioca, o milho e o amendoim estão presentes na cultura de muitos povos originários, mas percorrendo o Brasil, é possível contemplar a riqueza de preparos variados que esses alimentos proporcionam. 

Bom, e hoje vamos contar como a culinária de Santa Catarina foi formada

O estado recebeu forte imigração de famílias vindas da Ilha dos Açores, território português.

De lá trouxeram para o Brasil ensinamentos aprendidos com os árabes: os modos de preparo de alimentos por meio do cozimento a vapor, fritura por imersão e ensopados.

Carregaram também o conhecimento em fazer engenho de moinhos de trigo. Porém, a plantação de trigo não se adaptou à região. 

Foi observando e aprendendo com os indígenas que os açorianos começaram a moer nos engenhos a mandioca e hoje fabricam: farinha de mandioca fina e polvilhada, cuscuz, beijú (crocante, adocicado e leva erva-doce) e a bijajica.

Esse último é um bolinho que mostra bem a influência portuguesa na cultura indígena gerando uma receita local. Uma receita açoriana catarinense

Com um português bem cantado e um dialeto próprio, essa história da evolução da culinária catarinense foi contada aqui. Leia e compartilhe com colegas. 

 
 

// saindo do forno

CONFIRA

🍲 Outros pratos típicos

Quer conhecer o que mais Santa Catarina reserva de sabores e pratos? Confira outros preparos culinários que marcam a gastronomia do estado. Gazeta do Povo

PRATIQUE

🥟 Colocando a mão na massa

Uma rede de agricultores se uniu para fomentar o agroturismo em suas áreas e compartilhar as histórias de família com os visitantes. Acesse as receitas e histórias do projeto. Acolhida na Colônia

ASSISTA

🤩 Orgulho de ser manezinho

No conteúdo especial explicamos de onde vem a expressão “manezinho da ilha”, esse canal traz todo dialeto e o orgulho do jeito único de falar. YouTube

 

// cultura alimentar

Fabiano Gregorio

Gastrônomo, empresário e autor – @bijajicaecogastronomia

Tenho a satisfação, enquanto cozinheiro, de trabalhar com alimentos orgânicos, locais e culturais.

Sinto que é uma responsabilidade profissional oferecer comida justa, que preserva o meio ambiente, valoriza a cadeia produtiva, renumera corretamente os produtores artesanais e entrega ao consumidor um conjunto de benefícios: mais saúde, cuidado com a natureza e o planeta.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Árvore de muitas lendas

A araucária, árvore do pinhão, tem várias lendas que cercam seus movimentos. Por exemplo, acredita-se que se a árvore deixar de cair as folhas no silêncio da noite significa o anúncio de seca, que tende a reduzir a produção das plantações.

E você sabe o ponto certo da fruta? Para escolher um pinhão maduro e saboroso, veja a cor da casca: deve ser marrom nas pontas e amarelado no restante e firme, sem ceder à pressão dos dedos.

Comida de cuia

Com origem na língua tupi “mara kuya" – comida de kuya ou alimento na kuya – o maracujá ganhou esse nome pois ao ser fatiado ao meio, forma um “prato”.

Existem mais de 150 espécies catalogadas, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá do igapó, maracujá azedo, o doce e o roxo.

Para escolher a fruta com bastante semente, essa é a dica: no caso do maracujá azedo, os melhores são aqueles com a casca enrugada, significa que está bem maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e brilhante.

📗 Caderno de receitas

Suco de maracujá com capim cidreira
Agora que o verão chegou com força total, é preciso investir na hidratação ingerindo água, mas também sucos saudáveis. Misturar frutas com ervas funciona muito! Prepara aí e note o quanto o suco fica mais refrescante.

 

Sopa de abóbora com grão de bico
Parece estranho sugerir sopa durante o calor, mas é possível comer, sim. Morninha ou até fria vai muito bem e não gera aquela sensação de empanzinamento que geralmente uma refeição pesada costuma gerar.

 

Salada de agrião com mandioquinha e figo
Ela pode ser pra você a mandioquinha, cenourinha amarela ou batata baroa, fato é que esse trio junto fica um espetáculo! Mas se não tiver um desses, inventa, substitui! Maracujá, por exemplo, também combina com o amarguinho do agrião.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA