Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 24 de Agosto de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Vai uma dose de veneno aí? Racionalmente ninguém quer, né? Mas a indústria de ultraprocessados te entrega várias doses de agrotóxicos embalados bonitinhos. Como? O empanado de frango, por exemplo, não tem apenas excesso de gordura e de sódio, tem também agrotóxicos, como o glifosato, a cialotrina lambda e outros. É disso que vamos falar hoje.

Temos batido muito na tecla sobre a importância e urgência de termos sistemas alimentares no Brasil que dependam cada vez menos de agrotóxicos.

Afinal, é urgente recuperar o solo, frear a crise climática e preservarmos a nossa saúde sem ingerirmos tanto veneno. Tudo isso está interligado.

No Brasil, estão liberados 4.644 agrotóxicos para uso em atividades agrícolas. Deste total, 1.560 foram aprovados de janeiro de 2019 até o início de 2022. 

Para onde vai tanto veneno? Partindo da hipótese que os produtos ultraprocessados - além do mal que causam pela composição em si - estavam contaminados, no início deste ano, publicamos o volume 1 do “Tem Veneno Nesse Pacote”. 

Foi realizada uma análise laboratorial de 27 produtos como biscoitos, refrigerantes, sucos e salgadinhos e 16 desse total continham pelo menos um tipo de agrotóxico

Agora fizemos um novo levantamento. O “Tem Veneno Nesse Pacote” volume 2 avaliou embutidos, iogurte, bebida láctea e requeijão

E, 14 dos 24 produtos analisados, possuem agrotóxicos sendo o empanado de frango da Seara o campeão com 5 tipos de veneno, seguido do requeijão ultraprocessado Vigor com 4 variedades de agrotóxicos. 

Não podemos aceitar que a nossa saúde seja colocada à prova dessa maneira. 

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) discute os possíveis efeitos crônicos do acúmulo de pequenas quantidades de agrotóxicos no organismo com o passar do tempo. 

Esses efeitos podem aparecer depois de anos de exposição, o que dificulta a identificação da relação: acúmulo de veneno no organismo com cânceres, malformações congênitas, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais. 

E a nossa missão no Idec é a da batalha constante por uma alimentação saudável e universal. Mas só é possível continuar gerando alimento na terra mudando as práticas agrícolas

Precisamos exigir que as entidades públicas regularizem políticas e monitorem as atividades das indústrias de ultraprocessados. Veja o que cobrar de cada instância: 

  • Solicitar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inclua as análises de resíduos de agrotóxicos em ultraprocessados à base de carne e leite em seu monitoramento de forma permanente;
  • Solicitar que a Anvisa realize discussões com participação da sociedade civil para o levantamento de estudos, definição de referenciais e protocolos para o monitoramento dos limites e resíduos de agrotóxicos em ultraprocessados, tendo como foco a proteção à saúde da população;
  • Que os poderes legislativo e executivo estabeleçam regulações efetivas para desestimular a produção e o consumo de ultraprocessados e de agrotóxicos e implementem medidas efetivas para estimular a produção;
  • Estimular o consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos, especialmente os recomendados pelo Guia Alimentar para a População Brasileira.

Por fim, mas não menos importante, a indústria alimentícia precisa dar transparência sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em seus produtos e substituir o uso de monoculturas transgênicas e repletas de agrotóxicos por alimentos orgânicos e de base agroecológica em suas formulações.

 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

🚨 O duplo perigo dos ultraprocessados

A pesquisa “Tem Veneno Nesse Pacote” volume 2 apresenta os impactos do excesso de agrotóxico, o resultado das análises dos alimentos e os pontos que precisam de mudança para termos sistemas alimentares sustentáveis. Idec

E-BOOK

🤔 Agrotóxico é igual a defensivo agrícola?

Não é igual. A indústria agrícola usa para esconder os seus perigos e confundir a população. Esse é um dos pontos que desmistificamos na publicação “10 mitos e verdades sobre os agrotóxicos”. Confira os demais pontos e não se deixe enganar. Idec

PODCAST

☠️ Não existe resíduo seguro em nenhuma dose

Sabe o discurso que agrotóxico é necessário? Aqui, por meio da ciência, ele cai por terra. A imunologista e pesquisadora Mônica Lopes Ferreira dá uma aula sobre os impactos e riscos do contato com essa série de venenos.  Vai se Food

 

// cultura alimentar

LÍGIA REIS

Nutricionista Doutora em Ciências – @ligiacreis

Adoro o ritual de ir à feira e interagir com os feirantes para conhecer os alimentos e receber dicas de receitas culinárias. Nenhum hipermercado te proporciona essa experiência cultural. Além disso, comprar de quem explora aquele que cultiva bons alimentos para nós prejudica a sustentabilidade do nosso sistema alimentar. E quando eu vou à feira, não estou sendo exposta à publicidade de ultraprocessados, mas sim a toda uma variedade de alimentos frescos da cultura do nosso país!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Alegria das montanhas

Os gregos deram o nome desta erva, oros ganos - que significa alegria nas montanhas - porque elas cobriam suas colinas e perfumavam o verão. O orégano é propagado por sementes, porém também é facilmente multiplicado por meio de mudas enraizadas.

Atinge até 80 cm de altura, se adaptou a outros climas e regiões. E compõe a experiência aromática do Jardim Sensorial para os cegos no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Laranja verde ou alaranjada

Já notou a diferença de tons que a casca da laranja tem? Isso acontece de acordo com a intensidade de luz solar que a laranjeira recebe.

Existem mais de 600 espécies diferentes de laranjas no mundo, a árvore tem capacidade para produção de 100 mil flores, mas só 1% a 1,5% se tornam a fruta laranja. O ciclo da laranja, contando da floração à colheita, varia de 9 meses a 1 ano.

📗 Caderno de receitas

Nuggets de massa de banana e peixe
Veja só que substituição saudável à versão ultraprocessada e cheia de agrotóxicos. Aqui você cozinha a banana verde na pressão e com a biomassa faz inúmeras receitas, separa uma parte e faz esse empanado para adaptar conforme seu gosto.

 

Nhoque de abóbora com molho de laranja
Não precisa torcer o nariz porque a receita não fica doce. E você tem sempre a liberdade de adaptar as especiarias, né? Nhoque é um exercício relaxante na cozinha. Depois da massa pronta, na água é vapt e vupt, super rápido.

 

Salada de couve com semente de abóbora
Usou a abóbora japonesa no preparo do nhoque? Reserve as sementes para essa salada. Refeição composta por comida de verdade tem escalas de texturas e sabores. Se desafie a provar novas experiências todos os dias.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA