Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 10 de Agosto de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Ara! Cê achou que a série de comidas regionais tinha acabado? Todo mês percorremos esse Brasilzão para resgatarmos a história e evidenciarmos o sabor e cultura culinária que formam nosso país. Desembarcamos nas margens do Rio Negro para contar a construção da comida pantaneira.

Uma região de alagado, repleta de biodiversidade, afastada dos grandes centros mas com muito para nos oferecer e ensinar. 

O Pantanal possui cerca de 175 rios divididos em diversos pantanais. É também a maior planície de inundação do mundo, com cerca de 250 mil km² de extensão, equivalente a 35 milhões de campos de futebol.

As características do ecossistema local influenciam a alimentação e o estilo de vida das pessoas. 

Quer ver só? Na época de enchente, a “peonada” trabalha para mover os animais para as áreas mais altas. 

É durante as comitivas para transferir os animais de lugar que os peões preparam o famoso macarrão de comitiva e o arroz carreteiro para almoçarem nas paradas.

E no cotidiano, o prato da família pantaneira tem muito peixe regional. Dourado, Pintado, Cachara e Piraputanga são algumas as espécies locais. O caldo de piranha também faz vez nessa culinária. 

Apesar de lidarem com gado, carne é só para ocasiões especiais. O churrasco é um evento que reúne a comunidade para os bailes, festas e casamentos.

Aliás, a refeição que abre o dia na culinária pantaneira é bem diferente do pãozinho de muitas casas.

O hábito é abrir o dia com um prato chamado quebra-torto, que leva carne de sol, arroz, alho e laranjas. 

E se tem uma coisa que o pantaneiro valoriza é o ato de fazer refeições com outras pessoas em volta.

O nome técnico disso é comensalidade, que o Guia Alimentar tanto nos recomenda. 

E na prática, é por exemplo quando todos sentam para participar das rodas de tereré que têm rituais pra lá de curiosos, como só pegar a guampa - o chifre de boi onde é servida a erva mate e água gelada - com a mão direita e passar para a pessoa do lado no sentido anti-horário. 

Mas isso é só uma parte da beleza do lugar que compõe o ser pantaneiro e cuidar do Pantanal

Uma culinária com grande influência indígena e paraguaia, que tem um ritmo de vida particular e muitas lendas para eternizar. 

E se você achou interessante o assunto e quer saber mais sobre a comida pantaneira, leia tudo nesse conteúdo aqui

 

O que está achando dessa newsletter?

Adoraríamos saber sua opinião e assuntos que gostaria de ver por aqui. É rapidinho!

CONTA PRA GENTE  ➔
 

// saindo do forno

OPINIÃO

🍛 Uma viagem pelos sabores do Pantanal

Quem viaja para o Pantanal não se encanta apenas pela paisagem, a culinária encanta viajantes e turistas que desembarcam na região. Globo.com

PODCAST

🍲 Preparo em uma panela só

O episódio fala de preservação, história e, claro, sobre as comidas das comitivas de peões, o quanto precisam ser simples e fáceis de carregar. E você também aprende como surgiu a sopa paraguaia e outros tantos pratos típicos que marcam essa cozinha. Vai se Food

RECEITA

🍝 O que a peonada come

O famoso macarrão de comitiva pode ser replicado aí na sua casa e vai trazer um jeito novo de preparar a massa. Ela é “frita” no meio dos outros ingredientes e só depois entra o suco de laranja para cozinhar o macarrão. Estadão

RELATOS

🐊 As histórias do Pantanal

Sob a ótica de quem vive na região, entenda a importância da preservação desse bioma para quem mora lá e para o restante do país. Mídia Ninja

 

// cultura alimentar

LIANA RANGEL

publicitária criadora de conteúdo - @aguanofeijao

Tenho como principal preocupação com a minha alimentação comer bem sem desperdício de alimentos. Quando vou às compras, compro quantidades necessárias para me alimentar por uma semana. Calculo mentalmente as quantidades que preciso para as minhas refeições e, qualquer coisa, ao longo da semana, vou complementando com outras coisas. Privilégio comprar alimentos orgânicos, produtos frescos na feira ou de pequenos produtores e da agricultura familiar. Sempre converso e vejo também o que está na época para buscar um preço melhor.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Semelhante a uma mão

É a tradução da fruta Xixá na língua Tupi. Natural do Cerrado, essa frutinha também é conhecida pelos nomes de Amendoim de Bugre e Mandoví.

Comemos a semente que fica dentro da castanha, que pode ser consumida in natura ou na forma de paçoca e doces caseiros.

Quando a casca se abre e parecem mãos entreabertas, os pássaros se esbaldam comendo as sementes. E as folhas que caem da árvore alimentam os gados que pastam ali embaixo.

Refrescante, amargo e picante

Tudo ao mesmo tempo agora. Essas são as percepções ao comer o agrião. É uma hortaliça que vai bem em pratos quentes, saladas, sucos e chás.

Para conservar por mais tempo na geladeira, lave e seque bem as folhinhas, e guarde em um recipiente com tampa e papel absorvente no fundo da vasilha e entre a verdura e a tampa.

O guardanapo vai absorver a umidade e manter o agrião crocante por mais tempo.

📗 Caderno de receitas

Bombom de banana
Essa receita traz uma outra proposta de bombom que vai encantar toda a família. Aproveite as ofertas de ameixa ou uva passa para a base do preparo e crie várias possibilidades.

 

Lasanha com creme de brócolis
O brócolis entra como um molho muito interessante para essa receita, mas pode ser curinga para outros preparos, como um macarrão por exemplo.

 

Purê de abóbora
A versão com batata, a maioria já conhece e experimentou. Mas e com a abóbora? Fica tão lisinho e cremoso quanto. Vale a pena preparar!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA