Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 29 de Junho de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Em clima de mugunzá, curau, quadrilha e festa junina, aqui vai mais uma da nossa série de comidas regionais. Hoje é dia de falar da culinária sertaneja, que pode até ter o mesmo nome do estilo musical mas a história é outra. Anarriê, pessoal!

Olha a chuva! É mentira! Mas podia ser verdade!

Cada gota de água vinda do céu é aguardada pelo sertanejo nordestino para servir aos animais, regar as plantações e para consumo próprio.

O sertão é a região com menos índice de chuva do país e com uma vegetação própria, a caatinga.

As condições climáticas determinam a fartura e o tipo de preparo de muitos pratos.

Pratos esses criados por mulheres que lideram as cozinhas, alimentam as famílias e passam adiante o patrimônio alimentar do sertão brasileiro.

Tudo é precioso demais para ser descartado, os alimentos são aproveitados integralmente.

Nas secas, as vísceras do bode viraram farinha. Os cactos da paisagem entraram nos pratos, como o mandacaru e a coroa de frade.

O período de chuva acontece entre dezembro e abril. E quando ela cai, garante a colheita do milho em junho.

As espigas se destacam em épocas de boa colheita proporcionando preparos culinários, como pamonha, mungunzá, curau, entre outras receitas.

E tem uma presença forte de preparos com ensopados nessa culinária. Foi um hábito adquirido com os portugueses, misturado com a cultura índigena.

O jerimum caboclo é ator principal nos ensopados, refogados e purês. Mas as abóboras, o maxixe, o quiabo, a batata-doce, o bredo e o feijão, não ficam para trás.

Um traço marcante do povo sertanejo é aproveitar integralmente os alimentos. Da abóbora usa-se tudo. Polpa, semente, folha, casca, flores, “olhos” e “tripas”.

A culinária sertaneja tem uma identidade própria e muito marcante. Seus bolos e biscoitos, papas e mingaus, rapadura e mel, doces, milho, tapioca e cuscuz, feijão, galinha, carnes, peixes, farofas, arroz, verduras e legumes e a culinária de ocasiões festivas são únicos!

E por falar em festa, uma das maiores manifestações culturais nordestinas são as festas juninas.

Os pratos típicos da festa de São João estão espalhados por todo Brasil, mas têm origem no Nordeste. E se você quer saber mais sobre a origem da culinária sertaneja pode ler mais sobre o assunto nesse conteúdo.

 
 

// saindo do forno

CULTURA

🌿 A PANC também é sertaneja!

As sementes, caules, flores, folhas e frutos das plantas incrementam sabor, cor e versatilidade aos pratos da culinária sertaneja. Conheça as espécies utilizadas nas receitas. Jornal do Sertão

LIVROS

📚 Literatura, comida e história

Os livros nos transportam para uma viagem no tempo para o local e o momento que o autor relata no texto. Raquel de Queiroz transformou em histórias suas vivências e impressões do sertão. Fica a dica de leitura. Saborosa Viagem

EXPERIMENTE

🔥 Receita de São João

E claro, toda news compartilha conhecimento mas também receita. O Rubacão é tradicional das festas de São João na Paraíba e no Ceará, e pode se tornar típico na sua casa também, que tal? Estadão

 

// cultura alimentar

ALE NAHRA,

entusiasta da agroecologia e aprendiz de plantadora @alenahra

No dia a dia, gosto de cozinhar minha própria comida ao invés de comer fora, me organizo para ter tempo de conciliar com outras atividades. Prefiro cozinhar com ingredientes o mais próximo possível do estado original deles. Não falta abacate, banana, feijão, mandioca e outras frutas e legumes. Tenho uma hortinha onde planto e colho pelo menos um pouquinho do que vou comer, geralmente folhosas, temperos e alguma fruta. Sempre que possível, compro meus alimentos em feiras agroecológicas, da agricultura familiar, e produzidos pelas cooperativas do MST. Claro que ninguém é perfeito então não me livro de vez ou outra fazer compras no supermercado e trazer pra casa produtos processados (como o pão, por exemplo).

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Los brasileños le gustan… banana!

Anos 90 e um grupo de pagode brasileiro eternizou em uma música um fato: gostamos de banana.

Ela é versátil, funciona tão bem crua acompanhando um prato de comida, quanto assada na massa do bolo, frita no meio de uma farofa…

Chicória Maria

Era o nome da personagem de um programa humorístico brasileiro. Já a hortaliça é originária da Índia, mas se adaptou bem ao clima do Brasil.

Existe um costume de torrar e moer as raízes da planta para serem usadas como um substituto do pó de café na preparação da bebida.

📗 Caderno de receitas

Pudim de pão e abacaxi
Pudim é pudim, dispensa comentários. Agregar o abacaxi na receita é sinal de sucesso. Pensa no sabor que fica o caramelizado da fruta nessa sobremesa?

 

Escondidinho de abóbora com charque
Esse clássico da culinária sertaneja leva um dos legumes do mês, é finalizado no forno e vai quentinha pra mesa para todo mundo se servir junto.

 

Curau salgado de milho verde
Papa, mingau ou curau, o importante é ser de milho! E essa é a versão salgada do mingau. Ao invés do açúcar e canela, a versão leva uma pitada de sal e pode ser finalizada com manjericão ou outra erva da sua preferência.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA