Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 15 de Junho de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Quando você compra algo, espera levar exatamente aquilo que está anunciado, certo? Como se sente ao saber que a indústria de ultraprocessados promete um alimento dentro da embalagem e não te entrega o prometido? O papo de hoje é sobre isso. Vem!

Você é um consumidor exigente, que vai atrás, procura informações detalhadas sobre os produtos que adquire?

Nós, do Idec, trabalhamos duro para que as relações de consumo sejam mais justas. E para ter uma alimentação saudável, defendemos com unhas e dentes nosso direito de saber o que estamos comendo!

Por isso, além de pressionar por regulamentações adequadas, consideramos importante capacitar e empoderar consumidores a compreender algumas manobras muito sutis que a indústria de ultraprocessados faz a todo momento.

A publicidade é uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar o hábito de consumo.

E muitas marcas fazem propaganda massiva de produtos sem transparência de sua composição.

Há pouco tempo, o McDonald’s e o Burger King foram notificados.

A primeira por vender hambúrguer de picanha sem picanha e a segunda por vender hambúrguer de costela, sem costela.

Recentemente, denunciamos o produto Del Valle Fresh, cujo rótulo apresenta ilustrações fazendo parecer que o produto é saudável e à base de frutas, quando, na realidade, sua composição não leva nem 1,5% desse ingrediente. Falamos sobre isso aqui.

E o que caracteriza a publicidade enganosa?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade enganosa aquela que presta informações inteira ou parcialmente falsas às pessoas, ou, de forma proposital, deixa de comunicar algum aspecto sobre um produto ou um serviço, como características, garantias, preços, quantidades, riscos e outros.

Conheça outros casos documentados de publicidade enganosa, artigos científicos e a legislação que trata do assunto aqui.

 
 

// saindo do forno

ENTENDA

🤥 Como transformar o corte em aroma?

Cortes de carne não conseguem ser representados em sabores sintéticos por meio de molhos. Debatemos diariamente a transparência nos rótulos e composições dos alimentos, o que evidencia o assunto nesse momento é a denúncia das redes de fast food que prometem um produto e entregam outro, praticando publicidade enganosa. O Globo

RESPOSTA

🤔 Será mesmo?

Em audiência pública no Senado, uma das redes de fast food denunciadas por publicidade enganosa respondeu por nota que “o brasileiro está acostumado com produtos que só remetem ao sabor”. G1

ATENÇÃO

🤯 Marketing que provoca confusão

Fórmulas infantis e compostos lácteos estão disponíveis lado a lado nas prateleiras dos mercados e das farmácias. Fique alerta com a promoção cruzada que algumas marcas fazem entre as duas versões. Idec

OUÇA

🧐 É muito comum mas podemos combater

Participamos de um podcast onde contamos como a indústria de ultraprocessados utiliza disfarces na composição dos produtos e usa a publicidade para encher os olhos. Reservamos também dicas sobre o que fazer quando você se sentir enganado. Prato de Ciência

 

// cultura alimentar

NICOLE KHOURI,

comunicadora social e cozinheira @comidadegente_

Em casa nosso maior desafio é conciliar o trabalho e a rotina corrida com a alimentação equilibrada e o próprio cozinhar - e aqui falo do cozinhar prazer, atividade, momento e não somente necessário, automático - o que é muito difícil, né? Procuro tirar um tempo no domingo para deixar alguns preparos prontos e facilitar o jantar ao longo da semana, quando consigo aproveitar esse momento. Gosto de ter bastante vegetais pra complementar o básico essencial (arroz com feijão) e variar a forma como faço esses vegetais ao longo dos dias. No meu caso, acho que quando deixamos de consumir carne ou carne e derivados, descobrimos um universo todo de sabores, temperos e texturas para explorar e isso é lindo!

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Não precisa chorar as pitangas!

A expressão popular significa não chorar tanto até que seus olhos fiquem vermelhos, como a fruta pitanga que, em Tupi-Guarani, chama-se ybápytanga e significa fruto avermelhado.

A versão mais conhecida é a pitanga vermelha, mas existem outras variedades. Pitanga laranja, amarela, roxa ou preta.

Na broa, na comida e no chá

A erva-doce é uma planta super versátil e harmoniza bem com tudo! Vai bem num molho para tempero, numa infusão e garante um perfume e sabor a mais na broa de fubá.

Erva-doce, funcho e endro (dill) pertencem à família botânica Apiaceae, remetem a um sabor de anis mas são espécies diferentes. A erva-doce tem folhas e sementes comestíveis, formato e porte parecidos com a salsa.

Já o funcho tem folhas, sementes e bulbo, tudo é uma espécie só, e pode alcançar até 2 metros de altura. E o endro (dill) tem folhas parecidas com o funcho porém mais escuras e aromáticas. Mas não forma bulbo e tem porte menor.

📗 Caderno de receitas

Molho de pitanga
Quem é leitor assíduo viu que semana passada falamos sobre molhos caseiros. Olha só o exemplo prático aqui com uma fruta do mês! Se você é do time que gosta de refeições agridoces, o céu é o limite para misturar esse molho em tudo.

 

Arroz com fibra de caju
Espia só que lindeza e que riqueza de arroz! Sabe quando aproveitamos o resíduo do coco depois de fazer leite de coco? Aqui é a mesma lógica de aproveitamento integral. Será que o sabor fica parecido com arroz com pequi?

 

Salada de abobrinha com lentilha
É o tipo de receita que vai bem no almoço ou no jantar. Depois de pronta, dura em média 2 dias na geladeira, mas não estique muito essa validade se colocar tomate na composição da salada.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA