Você é um consumidor exigente, que vai atrás, procura informações detalhadas sobre os produtos que adquire?
Nós, do Idec, trabalhamos duro para que as relações de consumo sejam mais justas. E para ter uma alimentação saudável, defendemos com unhas e dentes nosso direito de saber o que estamos comendo!
Por isso, além de pressionar por regulamentações adequadas, consideramos importante capacitar e empoderar consumidores a compreender algumas manobras muito sutis que a indústria de ultraprocessados faz a todo momento.
A publicidade é uma ferramenta poderosa, capaz de influenciar o hábito de consumo.
E muitas marcas fazem propaganda massiva de produtos sem transparência de sua composição.
Há pouco tempo, o McDonald’s e o Burger King foram notificados.
A primeira por vender hambúrguer de picanha sem picanha e a segunda por vender hambúrguer de costela, sem costela.
Recentemente, denunciamos o produto Del Valle Fresh, cujo rótulo apresenta ilustrações fazendo parecer que o produto é saudável e à base de frutas, quando, na realidade, sua composição não leva nem 1,5% desse ingrediente. Falamos sobre isso aqui.
E o que caracteriza a publicidade enganosa?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é considerada publicidade enganosa aquela que presta informações inteira ou parcialmente falsas às pessoas, ou, de forma proposital, deixa de comunicar algum aspecto sobre um produto ou um serviço, como características, garantias, preços, quantidades, riscos e outros.
Conheça outros casos documentados de publicidade enganosa, artigos científicos e a legislação que trata do assunto aqui.
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