Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 8 de Junho de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Você gosta de receitas que levam molho no preparo? Um macarrão com molho branco, uma panqueca finalizada com molho de tomate… e o ketchup? Já se aventurou a fazer um caseirinho? Viemos te incentivar a preparar versões caseiras de molhos que vão deixar seus pratos mais perfumados, saborosos e saudáveis.

Os registros históricos nos indicam que o hábito de misturar especiarias para fazer imersão de alimentos ou cobrir preparos acontece desde a Grécia Antiga.

Os molhos seguem nos acompanhando a cada avanço tecnológico da sociedade.

É na lacuna das demandas do cotidiano, que a indústria de produtos ultraprocessados criou versões bem artificiais de preparos ancestrais e saborosos.

Se você olhar a parte de trás da embalagem, vai ver que um simples ketchup leva: água, polpa de tomate, açúcar, vinagre, sal, especiarias, conservador INS 202, aroma natural de ketchup, acidulante INS 330 e espessante INS 415O.

Essas substâncias, os chamados aditivos alimentares, podem acarretar problemas à saúde.

Para o preparo do ketchup caseiro, é só colocar na panela e ferver tomates junto a especiarias para ter uma versão muito perfumada, fresquinha e saudável.

Sempre que possível, siga o conselho do Guia Alimentar e resgate o ato de preparar receitas em casa.

Um dia de planejamento para fazer vários pratos, pode ser momento para deixar molhos prontos e congelados.

Como bem nos aconselha o Guia Alimentar: “compartilhar o comer e as atividades envolvidas neste ato é um modo simples e profundo de criar e desenvolver relações entre pessoas”.

O universo dos molhos despertou sua curiosidade? Leia mais aqui e confira dicas saudáveis.

 
 

// saindo do forno

DICAS

🤔 Como preparar um bom molho?

A formação base dos molhos atende a alguns requisitos, como: misturar especiarias com uma gordura saudável e um elemento ácido. Aprenda a fazer essas combinações e crie seus próprios molhos caseiros. Uol

INFORMAÇÃO

🌿 Fazendo escolhas saudáveis

Por que a versão industrializada dos molhos não deve ser consumida? Veja alguns motivos para trocar tanto o molho de tomate e os demais molhos ultraprocessados. Escola e Educação

ATENÇÃO

🍅 De acordo com a Classificação NOVA…

Fazer o próprio molho em casa sempre será a melhor opção, mas para eventuais emergências, saiba analisar a qualidade e composição de cada produto. É melhor a passata, extrato ou molho de tomate? Uol

 

// põe na mesa

Arroz e feijão sempre será uma combinação saudável e nutritiva.

Procuro sempre variar os legumes e verduras para manter a qualidade nutricional das refeições na minha casa.

VALÉRIA PEREIRA, Rio de Janeiro

Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Cupuaçu e cacau: parentes

Por essa a maioria não esperava! Mas o cupuaçu pertence ao mesmo gênero que o cacau (Theobroma cacao).

Ambas possuem frutos alongados, casca dura e polpa branca e carnuda. Com o cupuaçu você pode preparar sucos, geleias, cremes, sorvetes, biscoitos, compotas e por que não molhos para pratos salgados?

Cenoura preta?

Sim, existe! É só uma das 6 variedades do legume, que tem ainda as tonalidades: branca, amarela, roxa, vermelha e laranja.

A mais popular no dia a dia do brasileiro, a laranja, é uma evolução do legume que era branco em sua origem.

Desbrave entre as feiras e compras coletivas de produtores rurais as outras variedades de cenoura para diversificar o prato e garantir economia no bolso.

A cenoura amarela - também conhecida como mandioquinha ou batata baroa - também está na safra e pode ser encontrada facilmente nas feiras livres.

📗 Caderno de receitas

Doce de cupuaçu
Vamos resgatar doces simbólicos, que reuniam a família toda depois do almoço, feito com frutas, armazenado em vidros? Esse leva essa fruta típica da região Norte do país, aproveite a safra!

 

Massa de cenoura (waffle)
Será que combina? Tapioca e cenoura? Faça essa mistura, finalize na frigideira ou máquina com formato de waffle e saboreie uma massa caseira que pode ser na versão doce ou salgada

 

Angu com espinafre
A maioria das hortaliças que são refogadas vão bem dentro do angu. Mas o espinafre, parece uma categoria acima! É um misto de lembrança de comida de infância com a verdura bem suculenta no meio do angu. Só façam!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA