Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 1 de Junho de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e fica a reflexão: o que temos feito para reverter os danos à natureza? E que tal falarmos sobre um sistema de desenvolvimento rural sustentável? A Agroecologia agrega conhecimento científico e saber tradicional para proteger e desenvolver as plantações, além de proporcionar saúde a todos.

Para entendermos porque devemos aderir e promover a agroecologia, precisamos voltar no tempo.

No mundo pós Segunda Guerra Mundial, por volta das décadas de 1960 e 70, aconteceu a Revolução Verde.

Um movimento para aumentar a produção de alimentos com o uso de maquinários agrícolas, agrotóxicos e sementes transgênicas, ou seja, geneticamente modificadas.

O saber ancestral transmitido por gerações foi deixado de lado. Os produtores rurais perderam o direito à terra, que se torna propriedade privada de grandes latifúndios.

Anos e mais anos de exploração do solo, contaminação do ar, da água e o uso excessivo de agrotóxicos acende um alerta mundial, pois há uma mudança climática em curso e os recursos naturais não conseguem se renovar com o alto consumo.

É momento de voltar alguns passos, buscar na origem da agricultura as melhores práticas para o manejo sustentável do solo, aliado à ciência.

Se observamos bem a natureza, é possível constatar alguns elementos agroecológicos para cuidar da terra, como por exemplo, o poejo e o gergelim em volta da plantação de feijão, milho e outros, afasta a formiga, faz um controle biológico do alimento sem danificar o solo.

Temos que ter direito e capacidade de decidir o que e como queremos comer. Comida sem veneno. Condições justas de trabalho para produtores rurais. Ecossistema preservado.

Rios, ar, solo, animais e gente livre de veneno. Com abundância de alimento, variedade de espécies de frutas, legumes e verduras numa relação direta e justa com o produtor rural.

Listamos algumas atitudes que nos aproxima de uma contribuição real com o meio ambiente, que tal conferir essas dicas aqui?

 
 

// saindo do forno

DICA

☣ Horta de casa sem veneno

Para quem tem vasos de plantas ou horta em casa aqui vai uma boa sugestão de como fazer um controle agroecológico de insetos em desequilíbrio, sem ter que usar veneno, nossa dica é a calda bordalesa. MAPA

LOCALIZE

📍 Onde tem iniciativa agroecológica?

Confira no Mapa da Iniciativa Agroecológica nos Municípios onde há políticas públicas e planos municipais agroecológicos pelo Brasil. Você pode se inspirar nesses projetos para criar um na sua região. ANA

ALERTA

🌱 Como produzir e distribuir alimentos saudáveis?

A agroecologia apresenta métodos inteligentes utilizando recursos naturais para potencializar a produção de alimentos. Confira a entrevista do agroecólogo Laércio Meirelles sobre as perspectivas da alimentação para o futuro. Mídia Ninja

 

// cultura alimentar

JOSÉ CARLOS,

Nutricionista @onutrifavelado

Manter hábitos saudáveis em 2022 está cada vez mais difícil, os preços dos alimentos acabam sendo o principal inimigo de quem tenta ter uma alimentação equilibrada e diversa.

E está tudo bem respeitar seu momento e sua realidade, sempre tentando melhorar o hábito saudável, um dia de cada vez, cada dia uma luta. Coto preços, vou aos mercados em dias de promoções, vou às feiras, olho, pechincho, e assim tento comprar o máximo possível com o dinheiro que tenho.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

“Goiabada de marmelo … sítio do Pica-Pau Amarelo…”

Se você ainda não experimentou o doce de marmelo, pelo menos tem lembrança da fruta na música do Gilberto Gil.

A fruta foi introduzida no Brasil por volta de 1532, tem leve sabor cítrico e uma polpa bem dura, por isso o consumo recomendável é na forma do preparo artesanal do doce.

São parentes mas espécies diferentes

Em algumas regiões do Brasil há quem chame almeirão de chicória amarga, porém são duas espécies.

O almeirão tem folhas estreitas e alongadas e sabor amargo. Outra diferença é que as raízes da chicória são usadas e as do almeirão, não.

Existem duas espécies de almeirão que são consideradas PANCs, que tal pesquisar a aparência e reparar mais pelos matinhos na rua?

O almeirão roxo é fácil de cultivar, basta plantar em um local com bastante sol. E o almeirão-do-campo é uma outra versão saborosa da hortaliça para você compor suas refeições com variedade e economia.

📗 Caderno de receitas

Bolo de carambola
O formato da fruta cortada lembra uma estrela e faz esse bolo brilhar, com certeza. Após passar pelo processo de assar, a fruta fica macia e suculenta.

 

Sopa de abóbora com grão de bico
Para aquecer o estômago e o coração em dias de temperaturas baixas, inove na combinação e tenha uma sopa equilibrada e saudável para saborear.

 

Bolinho de brócolis
Essa preparação é coringa para a lancheira das crianças, adultos e quando mais der vontade de petiscar um bolinho salgado.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA