Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 18 de Maio de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Assim que nascemos, nossas mães nos forneceram o melhor alimento do mundo: o leite materno. E para que o amamentar continue sendo um momento incrível, preparamos essa edição dedicada ao Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno e às práticas que podem facilitar e promover saúde para mãe e bebê.

Nós humanos, somos classificados como mamíferos porque temos um corpo capaz de produzir leite e alimentar os filhotes.

Ao longo da evolução, tivemos o instinto de acomodar a cria ao peito e fornecer alimento por meio do leite que jorra das mamas.

Mas o avanço da tecnologia e a publicidade têm nos afastado dessa prática tão importante.

É preciso defender a amamentação. Amamentar vai além de nutrir a criança. É um processo de descoberta, de entrega, é um misto de sentimentos.

Não existe leite fraco ou bebê com fome quando alimentado somente de leite materno até os seis meses de idade.

O leite materno oferece água, nutrientes e anticorpos adequados à cada fase de vida da criança.

Amamentar é lindo, é importante, mas é também um desafio. Cada mãe precisa superar obstáculos.

Bico do peito invertido, demora na descida do leite, empedramento e dor são algumas das adversidades, mas com uma rede de apoio e o acompanhamento de profissionais de saúde capacitados, é possível garantir a amamentação livre e exclusiva para o bebê.

Para amamentar, a mãe necessita de:

  • Apoio adequado e permanente dos serviços de saúde
  • Informações sobre o processo de lactação
  • Respeito às suas escolhas
  • Autoconfiança
  • Políticas públicas que favoreçam esta prática

As dificuldades passam e os benefícios ficam para toda a vida.

Não existe substituto à altura do leite materno. A amamentação deve sempre ser estimulada. O leite materno previne desnutrição e morte prematura. Favorece o vínculo mãe-bebê, além de prevenir doenças em ambos.

Se o assunto é importante para você ou alguém que ama, acesse aqui e saiba mais sobre a defesa da amamentação e da alimentação complementar saudável.

 
 

// saindo do forno

CONSULTORIA

🤰 Suporte e acolhimento para mães

É importante contar com outras mulheres que passaram pelo processo de amamentação. O coletivo formado por apoiadoras da área da saúde oferece consultoria gratuita. Acesse e tire dúvidas. Mulheres apoiando a Amamentação

DOWNLOAD

👶 Nasce um bebê e com ele muitos palpites

A chegada de uma criança é sempre uma alegria! Todo mundo quer aconselhar sobre como alimentar mãe e bebê. Que tal fazer uma leitura da versão do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos? Ministério da Saúde

ASSISTA

🤱 Como a amamentação foi protegida no Brasil

A IBFAN Brasil produziu um documentário contando a história da proteção ao aleitamento materno no país, a extensa mobilização social, com campanhas na mídia e políticas públicas de proteção bem implementadas. É uma defesa constante, segue sendo importante. YouTube

 

// cultura alimentar

BRUNA QUINTANILHA,

Jornalista e mãe da Maria Luiza, 1 ano e 11 meses

Minha trajetória de amamentação começou com muita dor, fissuras, mastite, abscesso, uma internação quando minha filha tinha apenas 25 dias. Mas com muita informação e, principalmente, apoio - em casa, de consultora, médicos e até mesmo on-line, seguimos e estamos prestes a completar 2 anos de muito tetê. Me sinto privilegiada de chegar nessa fase proporcionando à minha filha o alimento mais completo do mundo. Minha superação pessoal com a amamentação fez com que amamentar se tornasse uma causa pessoal. Espero que todas as mulheres e bebês possam vivenciar essa troca única que é o aleitamento materno.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Tetê e mandioca ou graviola. Por que não?

A partir de 6 meses, além do leite materno, os alimentos in natura podem ser introduzidos nas refeições do bebê.

É tão lindinho vê-los explorando os alimentos, ampliando o desenvolvimento motor, apertando os alimentos nas mãos, se lambuzando com comida de verdade.

Apresente a textura da mandioca cozida, a diversidade de cores das frutas e claro, esse papá é um grande parceiro do "tetê" que recomenda-se mantê-lo até os dois anos de idade.

📗 Caderno de receitas

Patê da entrecasca do maracujá
Entre a casca amarela e aquela película fininha por dentro do maracujá, existe uma polpa bem saborosa. Não tem sabor algum de maracujá. Deixe de molho por 3 dias em água filtrada e peso por cima. Descasque a parte externa amarela e siga o restante da receita no link.

 

Abobrinha refogada
Não é um legume da safra de maio mas, para você ter repertório para preparar a alimentação complementar do bebê, veja essa receita que atende a família toda!

 

Peixe assado com espinafre
Bebê pode consumir peixe? Não há restrição, as proteínas podem ser oferecidas. Mas dê preferência para os que têm espinhos grandes para ficar fácil de retirar.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA