Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 11 de Maio de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

A gente sempre quer se alimentar melhor, mas estamos mergulhados em um mar de informações confusas sobre o termo “saudável”. O que a natureza nos fornece é saudável, o resto é apropriação equivocada da indústria de ultraprocessados. O papo é virtual, mas precisamos dar as mãos e cuidarmos da alimentação e nutrição da nossa sociedade. Vamos?

Nenhum ultraprocessado pode despertar a emoção de ter a casa invadida pelo cheiro de bolo assando no forno, de uma preparação caseira.

Hoje, a gente quer entender como a indústria de ultraprocessados entra sem pedir licença, se apropria da cultura alimentar ao trazer pratos típicos congelados e cheios de aditivos químicos.

A relação produção, distribuição, oferta e consumo de alimentos constitui o que chamamos de sistema alimentar. E esse sistema está cada vez mais no controle de poucas empresas que são grandes corporações que visam apenas o lucro.

Essa indústria coloca o foco em nutrientes. Enriquecem com vitaminas uma fórmula muito processada e fazem um marketing convincente de que o produto alimentício que eles comercializam é nutritivo e benéfico para a saúde.

Você que acompanha o “Tá na Mesa” sabe os impactos do consumo de ultraprocessados. E a indústria sabendo que causa esses malefícios, usa a publicidade para convencer que tem uma nova opção melhor, uma solução.

Oferece agora um caldo de legumes ou galinha com 40% menos sódio, mas continua sendo um produto ultraprocessado e repleto de gordura trans na sua composição.

Esse debate tem reflexo direto na saúde pública. Mais pessoas doentes, em tratamentos de doenças crônicas, um sistema público de saúde sobrecarregado, entre outras consequências.

Sempre é possível dar uma parcela de contribuição para melhorar o mundo, e aqui tem algumas dicas de como podemos transpor a interferência da indústria dos ultraprocessados:

  • Participar de fóruns de políticas públicas;
  • Assinar petições;
  • Pressionar os representantes para que não aprovem projetos de lei que tragam prejuízos para a saúde pública;
  • Agir no micro: como mudar a realidade do entorno. Construção de hortas coletivas, compras coletivas direto de iniciativas agroecológicas, encontrar formas de comprar do pequeno produtor;
  • Fazer escolhas alimentares que seguem as orientações do Guia Alimentar e prioriza os mercados e feiras locais;
  • Precisa fazer as refeições fora de casa? Priorize restaurantes a quilo ou cozinhas comunitárias. Você vai gastar menos e comer melhor;
  • Investigue mais como os alimentos são produzidos, reflita sobre a importância que a alimentação tem para sua saúde e para saúde do planeta.

E se você curtiu esse assunto, tem mais conteúdo aqui para você conferir como comer melhor driblando as ações da indústria de ultraprocessados.

 
 

// saindo do forno

ILUSTRAÇÃO

🎴 Entendendo o monopólio da indústria

De forma artística e intuitiva, Zago Brothers retrataram como a indústria interfere na lógica de se produzir comida e de se ofertar alimentos – e como isso causa impactos negativos na saúde das pessoas e do planeta. Alimentando Políticas

IMPORTANTE

🤢 Verdades indigestas

Já recebeu alguma prescrição médica que colocou alimentos in natura como vilões? Incoerente, né? Os interesses das empresas alimentícias financiam estudos, tiram a credibilidade das pesquisas realmente confiáveis e confundem os profissionais da saúde que atendem a população. Super Interessante

ATENÇÃO

🙅‍♂️ Fuja das corporações que vendem "nutrientes"

É gradual a mudança de olhar sobre os tipos de alimentos, a ideia é expandir o conhecimento: quanto maior o nível de processamento, deixando de ser alimento para tornar-se produto, ele tem um impacto na saúde das pessoas. Joio e o Trigo

ASSISTA

💵 Nossa comida na mesa de negociações

Preencha o formulário e receba gratuitamente o link para assistir ao premiado documentário “Big Food: O Poder das Indústrias de Ultraprocessados” que expõe os lucros bilionários que são pagos com a nossa saúde. Alimentando Políticas

 

// põe na mesa

Temos conseguido tirar do nosso sistema agroflorestal alimento saudável para todas as refeições da família. Tudo com muito respeito à natureza. Essa vivência com o campo é um privilégio e a gente retribui à mãe terra com muito carinho, com um trabalho sustentável para termos sempre esses alimentos saborosos à mesa.

CINTIA FARINHA, Distrito Federal

Tem comida de verdade na mesa? Envie foto do seu prato, , ele pode aparecer na próxima edição.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Come abacate, bem!

Se você assiste desenhos, a Vovó Juju (Irmão do Jorel) tem sempre um abacate para oferecer como solução pra tudo. Conselho de vó, nunca falha!

Se algum dia você viu na imprensa que o abacate não faz bem pra saúde, desconfie! A fruta rende diversos preparos e pode virar até azeite!

Sementes aglomeradas

Esse é o significado da palavra em tupi “coyab". Imagina que alimento pode ser? Coyab é goiaba! Temos a espécie branca, que tem a casca amarelada e a goiaba vermelha, que tem a casca verde.

No momento da escolha, prefira as que estão firmes, mas não duras. Essas terão maior durabilidade na geladeira. Se comprar elas já bem maduras, com a casca mole prepare imediatamente ou conserve no congelador.

📗 Caderno de receitas

Bolinhos de inhame
Receita que rende muito e agrada o paladar da família toda, além fica bem mais econômica do que comprar 200g de pão de queijo ultraprocessado congelado.

 

Torta de caqui com creme de limão
Sem ideia para a sobremesa para o almoço de domingo em família? Aproveite as ofertas de bandejas de caqui, leva pra casa, prepare essa torta que todo mundo vai adorar!

 

Camarão com chuchu
Chuchu refogado vai bem com tudo! Inclusive com camarão. Investe numa apresentação legal do prato que com certeza ele vai agradar no paladar pra quem você for servir.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA