Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 27 de Abril de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Conta pra gente: sua sopa leva os legumes integralmente? Com a casca, talos e ramos? Aproveitar os alimentos faz bem pra saúde, evita o desperdício e de quebra, até gera economia. Existe uma infinidade de comida para você preparar com as partes não convencionais dos alimentos.

De Norte a Sul do Brasil, todo mundo já ouviu falar ou comeu pirão de peixe. Ele pode ser acompanhamento ou refeição principal, é feito com as sobras de peixe e vai bem com tudo.

Mas pirão pode ser de peixe ou do que você quiser. Ele é uma herança da cultura indígena, um queridinho nos almoços e um clássico de aproveitamento integral dos alimentos

É partindo desse exemplo que sugerimos você ampliar o olhar para ver as frutas, os legumes e as verduras como alimentos integralmente possíveis de comer. Os talos, folhas, sementes são fontes ricas de sabor e de benefícios

Você pode preparar um caldo de legumes natural com: 

  • Casca da cebola, cenoura e batatas;
  • Parte verde do alho poró;
  • Talos e folhas de brócolis;
  • Miolo de abobrinha;
  • Tampinha da berinjela.

Use a criatividade, aproveite 100% os alimentos comprados e ajude a gerar menos lixo. 

O desperdício alimentar é um desperdício de recursos, de tempo e dinheiro. O descarte de comida viva e boa para o consumo representa um impacto ambiental. 

O solo dos aterros sanitários fica poluído e à medida que aumenta o descarte, mais gases de efeito estufa são emitidos na atmosfera. 

Hoje reservamos muitas dicas e receitas. E se você gostou do assunto e quer saber mais, tem um conteúdo bem legal sobre aproveitamento integral aqui

 
 

// saindo do forno

DOWNLOAD

📖 Com aproveitamento, alimentação é mais nutritiva

Estudo de alunos do curso de Nutrição da USP reforça a importância do aproveitamento integral dos alimentos para uma alimentação mais nutritiva. Consumir talos, cascas, folhas e sementes na refeição agrega no sabor e nos benefícios para a saúde. Acesse e confira o e-book com receitas. EcoDebate

RECEITAS

📝 Para assistir e fazer em casa

Você busca referências de receitas nas redes sociais? Separamos uma playlist com vídeos explicativos para te inspirar desde o planejamento para a compra de alimentos até o preparo.  Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

IDEIAS

♻ Alimente a terra com matéria orgânica

A casca da banana também é alimento. Mas se ela estava muito escura e com bichinhos ela pode ser aproveitada como adubo. A compostagem é simples de fazer e não gera cheiro forte em casa. EcoDebate

 

// cultura alimentar

Heloísa Aguieiras

São Paulo

"Tenho uma rotina super puxada, mas não abro mão da alimentação saudável. Às vezes faço a comida no dia, em outros preciso adiantar a refeição da semana e deixar tudo na geladeira. É difícil, mas é possível. Nesse dia almocei arroz com lentilha, ovo com pimenta calabresa, rúcula e tomates cortadinhos acompanhado de uma pastinha de ricota com passas para trazer um agridoce para a refeição. "

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Da jaca se aproveita até o caroço!

A jaca deu o ar da graça em edições anteriores e como ainda está na safra, voltamos com ela! Super versátil, ela pode ser dividida em 04 partes internas: polpa, mesocarpo - que é a polpa fibrosa entre a casca e a polpa - o eixo e as sementes.

É possível utilizar todas as partes em diferentes possibilidades e com um ótimo rendimento. Praticamente só há o descarte da casca, que pode virar um excelente adubo.

Batatinha quando nasce…

Espalha a rama pelo chão. Não é isso a música? Pois essa rama tá aí no mundo pra virar comida também! Ao colher ou comprar a batata doce, pegue com a rama junto.

A folha é muito macia, saborosa e com sabor suave. Ferva-as por cerca de 2 min e depois refogue com as especiarias da sua preferência. Fica incrível como acompanhamento para uma polenta.

📗 Caderno de receitas

Suco de casca de maçã
Geralmente preparos que levam a maçã, utilizam-se a casca e tudo. Mas se você usar a maçã numa receita que indica sem a casca, faça suco com elas! Fica bem levinho e refrescante.

 

Erva-doce assada com parmesão
Quando falamos em ampliar repertório de receitas é, por exemplo, pensar a erva-doce para além do chá ou no bolinho de fubá. Super fácil de cultivar, você pode consumí-la integralmente e descobrir sabores e texturas novas.

 

Bolo de casca de abóbora com chocolate
Esse bolinho faz qualquer um salivar! Fica super amarelinho, macio e muito nutritivo! Já sabe para onde vão as cascas da próxima abóbora que você comprar?

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA