Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 13 de Abril de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Já reparou como o universo das crianças é colorido? Roupas, quarto, desenhos e até a escola. A comida também deve ser. O convite hoje é para o olhar de responsabilidade que devemos ter com a alimentação das crianças, o papel da escola nesse elo e a importância do PNAE. Vamos começar?

A comida pode representar toda a alegria e cor da personalidade das crianças direto no prato.

Uma alimentação de qualidade auxilia no desenvolvimento, na aprendizagem e até no rendimento escolar.

Graças a um dos mais antigos e exitosos programas federais, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ligado ao Ministério da Educação, estudantes da rede pública de ensino encontram uma refeição balanceada, saborosa e colorida.

O PNAE atende cerca de 50 milhões de estudantes em todo Brasil oferecendo refeições produzidas com comida de verdade, privilegiando a compra desses alimentos direto de produtores rurais do entorno das escolas e preservando a cultura dos preparos culinários de cada região do país.

O objetivo do programa é alimentar bem e fomentar hábitos saudáveis nos alunos.

É importante enquanto sociedade conhecermos o PNAE para fortalecermos essa política pública e trazermos a alimentação balanceada também para dentro de casa.

Se a sua criança não está matriculada na rede pública de ensino, que tal repensar o tipo de alimento que está indo na lancheira?

Lancheira alegre e colorida é feita com comida de verdade. Frutas, pães, legumes cozidos, bolos preparados em casa ou adquiridos com fornecedores comprometidos com a alimentação saudável dos pequenos.

Te apresentamos um pouco da missão do PNAE e tem mais! Sabia que você pode formar uma comissão de alimentação na sua escola? Entenda melhor e conheça também as seis diretrizes do PNAE aqui.

 
 

// saindo do forno

ASSINE

🍛 Na escola é comida de verdade e ponto!

A Câmara aprovou o PL 3.292/2020 que altera o cardápio e variedade de alimentos in natura, entre outras medidas prejudiciais para a segurança alimentar e nutricional dos nossos estudantes. Vote NÃO! Alimentação Saudável

RELATÓRIO

🥬 PNAE e suas ações para hábitos saudáveis

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende cerca de 50 milhões de estudantes em todo Brasil. Com as graves consequências da pandemia, esses programas precisam ser prioridade de investimento. Acesse, conheça e compartilhe o relatório sobre o “Estado da Alimentação Escolar no Mundo 2020”. Centro de Excelência Contra a Fome

BRINCADEIRAS

📚 Estudar e brincar de comer bem

Crianças são curiosas, adoram contribuir, responder e botar a mão na massa. Nesse material, professores aprendem como agregar a alimentação saudável no conteúdo da sua disciplina. Os responsáveis também podem fazer a dinâmica em casa. Brasil Escola

 

// põe na mesa

Se tem uma coisa que eu acho uma delícia é tomar um chá ou café de manhã acompanhado de alimentos de verdade. Na minha rotina, tem fruta em toda refeição, já começo cedo com algumas variedades. Gosto muito da alimentação que escolhi pra mim, ela me faz bem não só fisicamente como mentalmente, eu tenho um vínculo muito carinhoso com cada preparo e com o ato de comer.

FERNANDA PEREIRA, São Paulo

Tem comida de verdade na mesa? Envie foto do seu prato, , ele pode aparecer na próxima edição.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

O que que tem na sopa do neném?

É puxando gancho nessa cantiga carinhosa que lançamos a reflexão: será que tem frutas da estação nas refeições das crianças? Tem variedade no prato e na lancheira?

Perguntar para uma criança que ainda está em formação o que ela quer comer, vêm possibilidades infinitas na cabecinha dela. E a resposta pode ser bala, biscoito, sorvete…

Que tal mudar a forma de perguntar? Qual verdinho você quer comer hoje: almeirão ou couve? Para a sua lancheira vamos de uva ou pinha?

Surpresinhas na lancheira

Se a escola não fornece alimentação e vocês montam lanches para as crianças, aproveite toda nossa variedade de folhas, frutas e legumes para trazer muito sabor e cor para as comidinhas.

O sanduíche pode conter o patê de talos que recomendamos abaixo e também um potinho de doce de pinha com mandioca.

Inclusive, a própria mandioca não é lanche apenas de adulto, regue com azeite, salpique especiarias como orégano e coloque na vasilhinha.

Não existe separação de comida de criança e comida de adulto. Uma dose de carinho, apresentação e preparos diferentes do mesmo alimento pode render uma amizade linda entre crianças e a comida de verdade.

📗 Caderno de receitas

Escarola com uva passa
Quer inovar na forma de ingerir a verdura de acompanhamento no almoço ou jantar? Esse preparo é bem rápido e traz novas combinações para preparos triviais. Quanto mais você cozinha, mais repertório tem para inovar.

 

Salada de pepino com uva
Encontrou uva e pepino com preço bom porque estão na época? Junta e faz uma salada! Fica leve, refrescante e uma receita com preço acessível. Fica um prato muito bonito, vai impressionar a todos em casa.

 

Doce de pinha com mandioca
Tá na época da atemóia e por que usá-la na receita no lugar da pinha? Essa é uma receita tradicional e cheia de brasilidade que vale preparar e saborear com a família.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA