Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 6 de Abril de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Ah, a água! Não tem cor, nem sabor, mas nos hidrata de formas diferentes. Sabia que a água é de beber e comer? Vem com a gente entender melhor esse conceito.

Somos feitos de água e precisamos dela não apenas para saciar a sede.

A água nos hidrata e ainda tem um papel fundamental no organismo humano: regula a temperatura corporal, auxilia na absorção de outros alimentos, previne o aparecimento de pedras nos rins, facilita a digestão, entre outros benefícios.

Tem água na natureza e claro, na comida que vem dela. Sabia que verduras e legumes cozidos, ou na forma de saladas, costumam ter mais do que 90% do seu peso em água?

Um prato de feijão com arroz, por exemplo, é constituído de dois terços de água. A água alimenta!

Reforçamos a indicação de leitura do Guia Alimentar pois lá também tem um conteúdo dedicado a falar sobre o quanto a água é essencial para nós.

A água é o líquido que realmente nos hidrata e os alimentos in natura com alta concentração de água completam nossa hidratação diária.

Por isso, vale a pena investir em refeições com comida de verdade, pois além de saborosas, auxiliam na ingestão diária de água. Associe sempre leguminosas, raízes, hortaliças, frutas e chás à sua rotina.

 
 

// saindo do forno

DICA

🥛 Em restaurantes, peça a água da casa

Às vezes na espera pelo prato bate aquela vontade de tomar água. Sabia que matar a sede não precisa constar na comanda? Em muitas cidades do país é possível saciar a sede pedindo ao garçom um copo de água da casa. Um movimento sustentável, desafiador e revolucionário. Movimento Água da Casa

DESAFIOS

💧 Com qualidade e quantidade

A água faz parte de um ciclo muito importante para a manutenção da vida. Somos convidados diariamente a mudarmos hábitos e conservarmos esse bem tão precioso. Vamos cobrar e fortalecer políticas públicas que levem saneamento universal para as pessoas até 2030? Um Só Planeta

LISTA

🍍 Frutas e legumes que hidratam

Se temos alimentos in natura com alta concentração de água na composição, quais são? A gente logo pensa na melancia, no abacaxi, mas a lista pode te surpreender e colocar mais cor e água no seu prato. Minha Vida

 

// cultura alimentar

ANA CAROLINA DO CARMO

Cozinheira e Socióloga @carolmchef

"Sempre falo sobre como não somos ensinados a priorizar a alimentação no nosso dia a dia. Apesar de a alimentação refletir de forma intensa em nossa saúde, disposição e bem-estar. Aqui em casa privilegiamos uma rotina organizada em torno de uma alimentação majoritariamente caseira e com alimentos de verdade, assim temos saúde para aguentar a rotina dos nossos empregos. Isso reflete na gente e também na sociedade. "

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Galopeeeeeeeeeeeeiraaaaa

Quem nunca brincou com a música de Chitãozinho & Xororó e a fruta que atire a primeira pedra. A letra não fala nada da fruta, mas ela é tão sulamericana quanto a canção.

Existem peras de todos os tamanhos, texturas, formas e cores: grandes, pequenas, crocantes, carnudas, vermelhas, amarelas, verdes e castanhas.

Ela aguenta até duas semanas acondicionada na geladeira. Mas não esqueça ela por lá, pois ela vai bem em preparos culinários doces e salgados.

Beterraba: mil maneiras de saborear, qual é a sua?

Ela é uma raiz tuberosa de cor exuberante e uma versatilidade incrível. Pode ser consumida crua ou cozida, em pratos salgados ou doces. Sucos, bolos, suflês, sopas, cremes, patês, saladas, pães… ufa!

Suas folhas também podem ser usadas em pratos como omeletes, bolinhos e refogados, além de ser uma tintura natural para tecidos. Depois de ralada, mantenha na geladeira e consuma em até 3 dias.

📗 Caderno de receitas

Mel de maçã
Olha só que alternativa bacana ao mel de abelha. Você tem um preparo culinário muito saboroso para combinar com outros pratos, como panquecas e bolinhos, mas você pode agregar o mel na receita que preferir.

 

Alface mimosa, trilha e angu de milho
Nem sempre as hortaliças são as estrelas do prato mas sem elas a refeição não é a mesma. Trilha é uma espécie de peixe de água salgada, mas aqui é uma linha guia para você criar seu repertório e combinar outras verduras com o angu.

 

Pão de cará
Você já experimentou o pão de batata, de cenoura e de cebola? E o de cará? Vai tão bem na massa quanto os colegas acima. O amido do cará ajuda a massa a ficar ainda mais macia.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA