Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 30 de Março de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Você já teve vontade de revezar as hortaliças nas refeições mas fica sem saber onde encontrar ou como variar? Hoje é dia de bater um papo sobre as PANCS e como inseri-las na sua rotina. Você vai descobrir que elas são mais comuns do que imagina.

Sabia que no Brasil temos cerca de 10 mil tipos de PANCs disponíveis e não comemos nem 200 espécies?

PANC é a sigla de Plantas Alimentícias Não Convencionais, são aquelas que podem servir de alimento mas, geralmente, não são disponibilizadas através do comércio tradicional.

E dentro de PANCs não estão só as gramíneas, os famosos “matinhos”, elas podem ser também as sementes e frutas, isso varia de região para região.

O não convencional também pode ser o estado em que a espécie se encontra. Bananas e mangas verdes, por exemplo, apesar de serem frutos conhecidos em quase todo o território nacional, consumi-las ainda verdes não é típico.

Sabe o que é legal de incluir PANCs na alimentação? É que elas oferecem maior diversidade de nutrientes, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.

Outro benefício incrível é o de estarmos mais próximos com a natureza. Você observa mais os arbustos e canteiros e pode colher várias espécies na rua e levar para casa.

O bacana é que temos muito conteúdo gratuito e de boa qualidade para nos orientar na identificação da PANC e no preparo.

Ah, e como preparar? Não existe muito mistério, basta prepará-los como preparamos os alimentos conhecidos.

Mas o céu é o limite! Assado, cru, no chá ou no caldo, inclua essa boa ideia e acrescente variedade e nutrientes de comida de verdade no seu prato.

E se você gostou do tema e quer se aprofundar, preparamos aqui um material com informações, dicas e livros para download.

 
 

// saindo do forno

CURSO

🌿 Aprenda a produzir e cultivar PANCs em casa

Aqui vai o pacote completo, informação + curso gratuito. Você aprende a identificar e os cuidados para mantê-las em vasos na sua casa. Embrapa

PROJETO

🏨 Vamos implementar PANCs nas escolas?

A horta é também um espaço de conhecimento e estímulo para as crianças comerem mais verdinhos. Conheça o projeto da EMEF Desembargador Amorim Lima e veja vídeos e apostilas para replicar em outras comunidades escolares e até em hortas comunitárias em bairros. Viva Agroecologia

BEM ESTAR

🥕 Tá aproveitando integralmente a cenoura?

Quanto mais a gente conhece e pede na feira por PANCS, fomentamos um ciclo do bem. Os produtores rurais cultivam as plantinhas e ofertam mais nas bancas das feiras livres e a gente tem uma diversidade de hortaliças para incluir nas refeições. Globo.com

// põe na mesa

Arroz e feijão sempre foi uma dupla queridinha na minha casa e faz cerca de 5 anos que comecei a explorar a diversidade de texturas e cores do mundo vegetal. Também passei a me aventurar mais na cozinha e descobri que quase tudo dá pra preparar grelhado na frigideira ou cozido no vapor, dessa forma reduzo o consumo de óleo e ganho praticidade. Gosto sempre de ter variedade de temperos à mão, acredito ser esse o segredo para uma comida saborosa. Nesses tempos de preços inflacionados, tenho buscado aprender sobre aproveitamento integral dos alimentos e procuro trocar receitas com amigos para não deixar nada desperdiçar: casca de banana, cê já comeu? torta de talos? Tem gente que estranha ao ouvir, mas algo que ninguém fala é que essas partes que geralmente são descartadas também são ricas em nutrientes.

LÍGIA BICALHO, Minas Gerais

Vamos compartilhar o prato que montamos em casa e vamos fazer refeições com mais qualidade de tempo? Seu prato pode aparecer na próxima edição, clique aqui e envie sua foto.

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

Quando você passa eu sinto seu cheiro…

A jaca tem um aroma exuberante e inconfundível. É uma das maiores frutas do mundo e dela é possível fazer um tanto de preparo legal.

A gente pode comer os gomos e com a polpa, fazer suco, vitamina ou chup-chup. Então anota aí, ferva por 15 minutos na pressão alguns pedaços da jaca, separe miolo, casca e sementes, desfie os gomos e você tem um desfiado de jaca delicioso e versátil para compor escondidinhos, recheios de coxinha e outras tantas receitas.

Abobrinha, jerimum-mirim, courgette…

Nossa querida abobrinha assume nomes diferentes mas são duas espécies básicas. A tipo menina tem uma base arredondada e um “pescoço”. Já a italiana é alongada e sem “pescoço”.

As cores vão do verde bem claro, quase branco, até o verde médio com faixas de cor verde mais escuro. E combina com tanta preparação. Como você faz na sua casa?

📗 Caderno de receitas

Moqueca de Jaca
Se tem moqueca de peixe, de banana, por que não de jaca? Dica: os gomos de jaca verde incorporam bem o sabor das especiarias e nem parece que é jaca na panela. Aproveita a temporada para experimentar novos sabores.

 

Almeirão com arroz
Já misturou brócolis no arroz? Que tal aproveitar o precinho do almeirão e criar essa diversidade de pratos em casa? Fica aquele contraste de cores lindo e um arroz super nutritivo.

 

Bolo de abobrinha
Lasanha de abobrinha e a versão recheada talvez você já conheça. Mas e o bolo de abobrinha? Pode soar estranho mas no fim você tem um bolo com textura e sabor únicos. E não fica puxado pro salgado, prova aí.

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA