Sabia que no Brasil temos cerca de 10 mil tipos de PANCs disponíveis e não comemos nem 200 espécies?
PANC é a sigla de Plantas Alimentícias Não Convencionais, são aquelas que podem servir de alimento mas, geralmente, não são disponibilizadas através do comércio tradicional.
E dentro de PANCs não estão só as gramíneas, os famosos “matinhos”, elas podem ser também as sementes e frutas, isso varia de região para região.
O não convencional também pode ser o estado em que a espécie se encontra. Bananas e mangas verdes, por exemplo, apesar de serem frutos conhecidos em quase todo o território nacional, consumi-las ainda verdes não é típico.
Sabe o que é legal de incluir PANCs na alimentação? É que elas oferecem maior diversidade de nutrientes, podem ser mais fáceis de cultivar, mais frescas e livre de agrotóxicos.
Outro benefício incrível é o de estarmos mais próximos com a natureza. Você observa mais os arbustos e canteiros e pode colher várias espécies na rua e levar para casa.
O bacana é que temos muito conteúdo gratuito e de boa qualidade para nos orientar na identificação da PANC e no preparo.
Ah, e como preparar? Não existe muito mistério, basta prepará-los como preparamos os alimentos conhecidos.
Mas o céu é o limite! Assado, cru, no chá ou no caldo, inclua essa boa ideia e acrescente variedade e nutrientes de comida de verdade no seu prato.
E se você gostou do tema e quer se aprofundar, preparamos aqui um material com informações, dicas e livros para download.
|