Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Tá na Mesa | Arquivo - Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável

Arquivo Tá na Mesa -
Edição de 23 de Março de 2022

Inscreva-se e receba o Tá na Mesa toda quarta-feira no seu e-mail!

Sabia que só conseguimos produzir esse e outros conteúdos valiosos graças ao suporte contínuo de nossos apoiadores? Não contamos com nenhum centavo de empresas e governo para garantir que nosso único compromisso seja com a defesa dos nossos direitos. Junte-se a nós na missão de promover um consumo justo, consciente e sustentável.

Quero apoiar
Sua porção semanal de alimentação saudável e sustentável
 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ 

SUA PORÇÃO SEMANAL DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL

Sabia que nosso comportamento é condicionado por estímulos? Visuais, sonoros e a publicidade entrega tudo isso e instiga o desejo de compra, tenta influenciar sua compra no supermercado com promoções.

Com poucas pistas sei que você é capaz de lembrar a campanha de um chocolate famoso da década de 90. Uma garotinha fazia um pêndulo com o doce tentando hipnotizar as donas de casa a comprarem a guloseima para os filhos.

É difícil encontrar fontes de informação que tragam contraponto aos comerciais exibidos. Mas podemos ser multiplicadores de pontos muito importantes.

As campanhas de um fast food, ou um novo sabor de chips quando vão ao ar, visam vender. O lucro está priorizado em relação à promoção da saúde.

Existem vários estudos científicos associando o consumo de ultraprocessado ao surgimento de doenças como depressão, obesidade, diabetes, entre outras.

Vale sempre lembrar que o Guia Alimentar para a população brasileira traz essa premissa. No décimo passo para termos uma alimentação adequada e saudável, está “ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais”.

"A indústria de ultraprocessados se utiliza de estratégias de comunicação mercadológica, como personagens e brindes, direcionadas a crianças, um público vulnerável e facilmente ludibriado pelo marketing. Além disso, alegações nutricionais nos rótulos de alimentos não saudáveis, como ‘rico em fibras’, ‘caseiro’, ‘natural’, ‘zero gordura trans’, competem com a informação nutricional e confundem o consumidor sobre o real conteúdo do produto."

Ana Paula Bortoletto, pesquisadora no Idec e no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) para Rede Brasil Atual.

 
 

// saindo do forno

ASSISTA

🍛 Precisamos ser livre para comermos saudável

Se o assunto te interessou, temos a indicação de um documentário para você compreender o quanto existem lucros bilionários que são pagos com a nossa saúde. Alimentando políticas

DE OLHO

🐇 Gato por lebre

Duvide quando aparecem embalagens mais clean e com cara de “fit”. Isso é um recurso da indústria alimentícia de distrair sua atenção com nutrientes no rótulo quando o ultraprocessado está repleto de agentes muito perigosos, como a gordura trans, conservantes e estabilizantes. Idec

CONVITE

👃 Vamos resgatar a experiência sensorial?

Quanto mais você preserva a tradição do preparo culinário em casa, apura os cheiros, está vivenciando uma experiência sensorial. Entenda as explicações científicas sobre as sensações provocadas pela comida de verdade. Ciência Hoje

// cultura alimentar

PABYLE FLAUZINO

Nutricionista, Mestra em Nutrição e Saúde (UECE) e Doutoranda em Saúde Coletiva (UECE) @nutri.des.construida

"Nenhuma embalagem pode despertar a emoção de ter a casa invadida pelo aroma de um bolo no forno. Nem o mais renomado “marketeiro” consegue mimetizar a descarga de prazer que é comer um prato de arroz com feijão preparado por quem amamos. Não é possível engarrafar nossas emoções, cultura e história. Sou nutricionista, e meu maior desafio pessoal e profissional é mostrar que o empoderamento feminino precisa atravessar uma boa relação com a comida. Essa boa relação se inicia com a descolonização de informações, gostos e preferências, incutidas em nós através de um marketing que prioriza o lucro e não a nossa saúde. Precisamos perder o medo da comida. Precisamos saber que se pode “abrir a felicidade” quando se descasca uma laranja!"

 

TÁ NA ÉPOCA

BOM PRO SEU BOLSO E PARA O MEIO AMBIENTE

É mexerica (quase) o ano inteiro!

Ela é conhecida por muitos nomes: tangerina, ponkan, bergamota, clementina, fuxiqueira, ufa! O importante é dizer que a safra da nossa amiga começa em março e vai até novembro. Ou seja, vamos falar muito sobre ela ao longo dos meses.

Todas pertencem à família de Tangerina, mas apesar de usarmos diversos nomes para categorizar uma fruta só, elas são espécies diferentes. A Satsuma inicia colheita esse mês e não tem sementes. A Ponkan tem casca grossa, é grande, docinha e fácil de descascar.

Aquela pequenina, cheia de sementes e com a casca fina é a bergamota.Ela costuma ter um óleo na casca. Mas importante mesmo é como cada pessoa e região escolhe chamar a fruta.

É pra chuchu!

Já usou essa gíria em alguma conversa? Geralmente a expressão é sinônimo de grande quantidade e talvez se explique pelo fato da safra do chuchuzeiro ser muito farta.

📗 Caderno de receitas

Bolo de tangerina
Fica, vai ter bolo! Ai, a internet e suas expressões. Queríamos poder servir bolo, mas trazer repertório de receitas saudáveis para você fazer aí, já nos deixa feliz. Ai vai a espécie de tangerina que você encontrar, combinado?

 

Repolho com nata
Tá aqui uma prova que receita é ousar na cozinha. Uma dose de criatividade e o que se tem em casa você descobre sabores, texturas e possibilidades de combinações. Fica a sugestão, mas criem as de vocês, também.

 

Croquete de chuchu
Chama a vizinha, a criançada, seja pro fim de semana ou à noite, esse aperitivo é garantido para agradar todo mundo. O preparo é rápido e o sabor incrível!

 

Conteúdo feito pelo Idec ❤️

Somos uma ong que atua pelos consumidores brasileiros em diversas causas importantes.

Seja pressionando autoridades, denunciando empresas ou trazendo informação útil às pessoas, lutamos também pelo nosso direito a uma alimentação adequada, saudável e sustentável.

DÊ UMA FORÇA PARA QUE ESSE TRABALHO CONTINUE.


Compartilhe essa newsletter diretamente com amigos e familiares:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp
ALIMENTAÇÃO | FINANCEIRO | SAÚDE | INTERNET, TELEFONIA E TV | MOBILIDADE | ENERGIA