Hoje viemos fazer um convite: te apresentar a classificação de cada alimento que existe dentro da sua casa para que você conquiste cada dia mais uma alimentação adequada e sustentável.
Quando você tem acesso à informação, percebe que as fibras e os nutrientes do cereal matinal não são tão benéficos para a saúde quando comparados aos das frutas in natura e preparações caseiras como um bolo ou um pão.
Não é só esse papo de adição de nutriente que é furada. O problema está na quantidade de processamento que o alimento que você comprou passou. 😱
Esse processamento muda drasticamente a qualidade da alimentação e causa várias Doenças Crônicas Não Transmissíveis, tais como: diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, entre outras.
As 4 categorias da classificação NOVA:
Grupo 1 - Alimentos in natura ou minimamente processados: são aqueles que temos acesso da maneira como eles estão na natureza. Compramos a mandioca do jeito que ela sai da terra. A farinha da mandioca é a versão minimamente processada.
Grupo 2 - Ingredientes culinários processados: prestam um suporte para o cozimento ou tempero das refeições. Das sementes do girassol é feito o processamento industrial para gerar o óleo de girassol e ele converte os alimentos do grupo 1 em refeições, como a mandioca frita. O sal e o açúcar também são ingredientes culinários. Foram extraídos diretamente da natureza e passaram por refinamentos.
Grupo 3 - Alimentos processados: quando você compra um produto que conta com alimentos do grupo 1 e 2. Um chips de mandioca é um alimento processado. O tubérculo foi desidratado e recebeu adição de sal.
Grupo 4 - Produtos ultraprocessados: repletos de aditivos químicos, longa durabilidade e uma lista extensa de ingredientes. Algumas empresas vendem bolinha de mandioca congelada. Mas, se você olhar o rótulo, verá que não tem só a mandioca ali.
Olhando assim, fica bem mais claro entender qual tipo de alimento é melhor ou pior para nossa saúde, né?
Por isso é tão importante defender o Guia Alimentar para a população brasileira e a classificação NOVA que consta nele. É fundamental termos estratégias para prevenir fatores de risco e uma alimentação adequada e sustentável para todos.
|