// de olho na luta
FINANÇAS
💸 Bancos cada vez mais falhos, consumidores cada vez mais inseguros
A concessão responsável do crédito determinada pela Lei do Superendividamento, a Lei 14.181, há quase dois anos, parece ainda não ter sido incorporada pelos bancos. Com o número de CPFs negativados no Brasil subindo a cada mês, crescem os relatos de dívidas que se multiplicam sem o devido zelo das instituições financeiras. Vemos que esse cenário leva a uma tentativa de transferir a responsabilidade do crédito ao consumidor. O Globo
🔐 Exigimos segurança para os consumidores!
O Nubank nos respondeu sobre a notificação que enviamos a eles acerca do golpe do acesso remoto. A instituição financeira alegou que não houve falha de segurança que possa lhe ser atribuída, já que esse tipo de golpe utiliza de engenharia social, mas que estão tomando medidas para prevenção de golpes. Para nós, existe falha de segurança quando o banco não bloqueia transações via acesso remoto e nem impede movimentações estranhas no perfil dos consumidores. Valor
TELECOM
📰 PL das Fake News: a luta para impedir a disseminação de notícias falsas
Pedimos formalmente à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que imponha ao Telegram uma medida cautelar contra mensagens na rede sobre o PL das Fake News (PL 2630/2020). Ao Google já foi imposta essa medida. Nosso objetivo é que o Telegram deixe de ser um espaço que defenda seus interesses econômicos e políticos sem avisar o usuário de suas intenções. Idec
📡 Por uma internet segura e melhor!
A internet é um terreno fértil para disseminação de desinformação e organização de violência. Sendo assim, para nós, é necessária a regulação de plataformas proposta pelo PL das Fake News. O projeto fala sobre a necessidade das plataformas lidarem sistemicamente com os conteúdos e também sobre democracia, internet segura e melhor, direitos e deveres. Alertamos também sobre a importância de uma entidade autônoma de supervisão para dar efetividade à Lei e fazer com que as obrigações dispostas nela sejam cumpridas. TV Câmara
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
🤔 Dá para associar ultraprocessados à saúde?
Lugares voltados para a atividade física ao ar livre, geridos pelo poder público, deveriam exibir para os usuários propagandas de produtos que vão no sentido contrário a uma vida saudável? Parece que no Recife sim. Para nós, a conexão desses produtos com a prática de esportes e atividades físicas não é por acaso: a intenção é gerar uma imagem positiva do alimento. A saudabilidade é uma estratégia. MarcoZero
👎 Publicidade infantil: não parece, mas é ilegal!
Recentemente, lançamos com parceiros uma publicação sobre a ilegalidade da publicidade infantil no Brasil. Acontece que, mesmo sendo ilegal, existem estratégias obscuras de marketing para captar a atenção de crianças, principalmente em produtos ultraprocessados, que são prejudiciais à saúde. Por isso, desenvolvemos esse documento para chamar a atenção das autoridades públicas sobre o tema, de modo a ajudar na construção de políticas mais severas para proteger as crianças do marketing abusivo. Idec
DIREITO DO CONSUMIDOR
⚖ Idec na Semana do Estágio na Faculdade de Direito de São Paulo
Nossa equipe de especialistas em alimentação, saúde e direitos digitais participou da Semana do Estágio na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que aconteceu entre os dias 9 e 11/05. Estivemos em campo conversando com alunas(os) sobre as oportunidades e as habilidades necessárias para trabalhar com ativismo e, também, direitos nas relações consumeristas. Idec
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