separador
Atualizado:
A Plataforma dos Consumidores, lançada em 30 agosto, buscou o compromisso dos candidatos às Eleições 2018 com as pautas do consumidor e abordou os 13 candidatos à Presidência, 26 candidatos ao governo dos estados e um ao Distrito Federal. Ao total, foram realizadas 111 adesões de candidatos a Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Senador e Presidente. Desses, 12 foram eleitos e passarão a compor a bancada a partir de 2019.
Três candidatos à Presidência aderiram à plataforma eleitoral. O primeiro presidenciável a fazer a adesão foi Guilherme Boulos (PSOL), seguido de Ciro Gomes (PDT), ainda no primeiro turno, e Fernando Haddad (PT), já no segundo turno. Durante a campanha, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) também entrou em contato com a equipe do presidenciável eleito, Jair Bolsonaro (PSL), porém não obteve nenhum posicionamento.
Os doze candidatos pró-consumidor eleitos que assinaram a carta de compromisso são filiados a seis diferentes partidos (PCdoB, PDT, PRB, PSOL, PT e REDE), com maior predominância no estado de São Paulo. São eles: Alencar Santana (PT-SP), Celso Russomanno (PRB-SP), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Goura (PDT-PR), Ivan Valente (PSOL-SP), Leandro Grass (REDE-DF), Leninha (PT-MG), Nilto Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Patrus Ananias (PT-MG), Rui Falcão (PT-SP) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
Entre os compromissos que eles assinaram, estão reivindicações como saúde por inteiro, comida de verdade, energia barata e sustentável, defesa efetiva do consumidor e consumo sustentável e meio ambiente protegido, entre outras. Conheça em detalhes todas as 10 propostas.
Desde então, e principalmente após a posse em 2019, os signatários serão fiscalizados e cobrados de levar adiante o seu compromisso com a defesa e a proteção das demandas dos consumidores.
“São temas de interesse de toda a população e propostas capazes de mudar a vida das pessoas para melhor. Vivemos um cenário de muita incerteza política e a todo tempo surgem ameaças aos direitos e conquistas da sociedade”, alerta Marilena Lazzarini, presidente do Conselho Diretor do Idec.
Durante a campanha, os eleitores também puderam consultar as propostas e acompanhar as adesões. Foram registrados mais de 3.500 envios de cartas aos presidenciáveis durante as Eleições. Agora, os consumidores poderão acompanhar a continuidade do trabalho através do site do Idec.
Errata: Diferentemente do que foi publicado originalmente, são doze o número de candidatos eleitos que assinaram a Plataforma dos Consumidores e não onze e o número de partidos são seis e não cinco.
LEIA TAMBÉM
Idec reafirma seu compromisso com valores democráticos
Idec compara propostas dos presidenciáveis com pautas dos consumidores
Eleições 2018: coalizão de 80 entidades cobra revogação do Teto de Gastos