Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Organizações realizam tuitaço pela redução de agrotóxicos

Ação acontece no Dia Mundial da Alimentação e visa conscientizar a população sobre os riscos do veneno

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/11/2017

Nesta segunda-feira (16), o Idec e outras 14 organizações realizam um tuitaço em apoio à Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos). A ação acontece no Dia Mundial da Alimentação e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos ligados ao uso e consumo do veneno.

Para Mariana Garcia, nutricionista do Idec, a data é muito oportuna para o debate acerca do utilização indiscriminada desses produtos químicos no país. “O direito de todos à alimentação adequada e saudável passa pelas formas de produção dos alimentos, que devem ser ambientalmente sustentáveis e livre de agrotóxicos e transgênicos”, afirma. 

A Pnara visa implementar ações que contribuam para a redução progressiva do uso de agrotóxicos e ampliem a oferta de insumos de origens biológicas e naturais, no sentido de promover a sustentabilidade ambiental e produzir alimentos mais saudáveis.

#ChegaDeAgrotóxicos

Em março, foi criada a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos que já conta com 50 mil apoios em sua petição online. Ao assinar o documento, os consumidores defendem a aprovação da Pnara e demonstram o interesse em barrar 27 propostas  incluídas no PL (projeto de lei) 6.922/2002, conhecido como Pacote do Veneno, iniciativa que pretende facilitar o uso de agrotóxicos no Brasil.

“Um dos objetivos desse PL é a mudança do nome ‘agrotóxicos’ para ‘defensivos fitossanitários’, na tentativa de diminuir a nocividade desses produtos químicos”, destaca Garcia.

Entre as organizações e movimentos sociais responsáveis pela plataforma estão, além do Idec, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Greenpeace, o Movimento Slow Food, a Articulação Nacional de Agroecologia, entre outros.

Talvez também te interesse: