Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

IV Relatório Luz traz panorama dos ODSs da ONU no Brasil

O documento, feito por organizações da sociedade civil, analisa a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e teve a contribuição do Idec

Compartilhar

separador

Atualizado: 

19/08/2020

Em julho o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o GT Agenda 2030 – coalizão que o Idec integra junto com outras 50 organizações, fundações e movimentos brasileiros - lançou o IV Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030.  

O documento é a única publicação no Brasil, organizado pela sociedade civil, que apresenta um panorama em 360 graus sobre como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão sendo implementados no Brasil, país que foi um dos 193 signatários do acordo que deu origem à Agenda 2030, na ONU.O Idec contribuiu com a análise e redação dos ODSs 7 - “Assegurar acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos” e 12 - “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

A análise deste ano faz parte de uma série histórica iniciada em 2017 e cobre as áreas social, econômica e ambiental. Nesta edição foram verificadas 145 das 169 metas acordadas nas Nações Unidas. Ela também registra as dificuldades no levantamento de informações devido ao “apagão de dados” em curso no país, além da inexistência ou insuficiência de informações nas áreas abordadas.

O ano de 2020 marca o primeiro quinquênio da Agenda 2030 e inaugura a Década de Ação, declarada pela ONU, que visa acelerar o alcance dos ODS em todo o mundo. O lançamento do IV Relatório do GT Agenda 2030 ocorre diante da tragédia da Covid-19 que fez com que todas os compromissos para cumprimento dos ODS fossem revigorados durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU, que recentemente reuniu presidentes e líderes de praticamente todo o mundo. Nele, em diversos painéis o Brasil foi mencionado de forma negativa, particularmente pela sua péssima resposta à Covid-19.
 

Talvez também te interesse: