Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec participa de seminário sobre poluição plástica na Câmara dos Deputados

Debate teve como foco a discussão sobre como esse tipo de poluição pode ser nociva à saúde humana

Compartilhar

separador

Atualizado: 

11/10/2023

O Idec participou do seminário “Poluição Plástica e Produtos Nocivos à Saúde” realizado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. O debate ocorreu no dia 24 de agosto e contou com a participação de diversos representantes da sociedade civil, políticos e pesquisadores. Além da exposição técnica, o Idec levou os posicionamentos e estudos elaborados a partir da representação com a Consumers International sobre assuntos relevantes às discussões. 

O coordenador do Programa de Consumo Sustentável do Idec, Rafael Rioja Arantes, foi quem representou os consumidores no evento. Durante a fala, disse da importância do tratado de redução do uso de plástico no mundo que vem sendo discutido em reuniões realizadas pela ONU. “Na própria Constituição já é descrito o direito fundamental da defesa do consumidor, inclusive em relação ao meio ambiente, em que esse meio ambiente deve ser tratado de maneira diferenciada, de acordo com o impacto que produtos e serviços causam à natureza. O que mostra a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre o quanto a redução do uso de plástico é essencial para o Brasil”, confirma.

Durante a apresentação, Arantes trouxe dados importantes, como a relação dos ultraprocessados na produção de plásticos e microplásticos que não apenas poluem rios e oceanos como também prejudicam a saúde humana.

A participação do Idec nesse evento faz parte de uma série de ações que o Instituto tem participado a respeito da redução do uso de plástico no Brasil e em todo mundo. Inclusive com a defesa ao PL 2524/2022 que cria políticas específicas no país para reduzir esse tipo de poluição. Para assinar e apoiar a redução do uso de plástico no Brasil, é só clicar neste link.

 

Talvez também te interesse: