Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec lança estudo em parceria com Derechos Digitales sobre acesso à internet na Amazônia

Objetivo é criar um um olhar mais aprofundado sobre o uso da internet na região, especialmente nas comunidades ribeirinhas

Compartilhar

separador

Atualizado: 

10/08/2023

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em conjunto com a Derechos Digitales lançou o estudo “Acesso à Internet por Comunidades Amazônicas no Brasil”. A publicação faz parte de uma série criada pela ONG chilena que traz pesquisas de diferentes países que compõem a Amazônia: Brasil, Bolívia, Equador e Colômbia.

O estudo também faz parte do grupo de pesquisas realizadas pelo Idec sobre acesso à internet. O Instituto tem um histórico importante de trabalho no tema, realizando várias análises sobre diferentes tipos de acesso à internet no Brasil, contribuindo com reflexões sobre os desafios para a universalização da internet no país, apresentando uma avaliação histórica, perspectivas e propostas sobre políticas públicas e regulatórias.

Na própria publicação, o pesquisador Hemanuel Veras escreve: “Ao longo de 2021, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) publicou uma série de pesquisas sobre os desafios para a universalização da internet no Brasil. Em 2022, o Idec e a Derechos Digitales publicaram um relatório do projeto ‘Acesso à internet na região Norte do Brasil’ (Idec, 2022), que evidenciou as desigualdades existentes entre as condições e valores para acessar a internet na região. O presente relatório é fruto de uma pesquisa dos mesmos realizadores, que fazem aqui um mergulho no tema ao dedicar um olhar mais aprofundado sobre o uso da internet na região. Dessa vez com objetivo de identificar as condições e motivações para o acesso à internet e propostas de conectividade emergentes de grupos locais da região da Amazônia brasileira, em especial de comunidades ribeirinhas que vivem na zona rural.”

Para Luã Cruz, especialista do Programa de Direitos Digitais e Telecomunicações do Idec, a realização do novo estudo é uma prova da necessidade da popularização do acesso à internet no Brasil. “Muita gente, inclusive gestores públicos, têm a percepção equivocada de que a totalidade da população brasileira desfruta de pleno acesso à internet, o que é uma grande mentira. Esse estudo mostra a necessidade de uma política pública que promova a popularização da internet entre os povos ribeirinhos e comunidades rurais amazônicas. Tem uma parcela significativa da população - com CEP e raça específica - ainda sem acesso ou com acesso precário à internet”, confirma o pesquisador.

Para acessar o estudo completo sobre o acesso à internet na região amazônica brasileira, é só clicar neste link. A pesquisa “Acesso à Internet por Comunidades Amazônicas no Brasil” está ao final da página.

Talvez também te interesse: