Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Desafios para a universalização da internet no Brasil | SÉRIE DE PESQUISAS

A migração forçada para o ambiente online durante a pandemia escancarou as desigualdades socioeconômicas e regionais de conectividade no Brasil e evidenciou um abismo digital em nossa sociedade, adicionando a emergência de uma agenda nacional urgente de universalização do acesso à internet para efetivação e garantia de outros direitos.

Esta série de estudos sobre os serviços de telecomunicações no Brasil foi desenvolvida para contribuir com essa reflexão, apresentando uma avaliação histórica, perspectivas e propostas sobre as políticas públicas e regulatórias em sete grandes temas:

ACESSO À INTERNET MÓVEL PELAS CLASSES C,D e E

O objetivo da pesquisa é o de investigar e mensurar barreiras e limitações no acesso à internet entre os usuários das classes C, D e E. Além de analisar como essas questões interferem nos hábitos de uso e navegação na rede, incluindo o acesso à informação e a serviços essenciais. O estudo foi realizado pelo Instituto Locomotiva entre os dias 26 de julho e 12 de agosto de 2021, com 1.000 pessoas, homens e mulheres com 16 anos ou mais que acessam a internet pelo celular das classes C, D e E, proporcionalmente distribuídas de acordo com os parâmetros da PNAD/IBGE. Os resultados provam que o acesso à internet móvel no Brasil precisa mudar.

ACESSO À INTERNET RESIDENCIAL DOS ESTUDANTES

O acesso à internet como direito universal e serviço essencial é o ponto de partida de qualquer discussão sobre políticas públicas de comunicação. A pandemia trouxe à tona a urgência de debater um tema apontado como crítico por especialistas há muito tempo: a conectividade residencial de estudantes brasileiros e a precariedade de políticas educacionais do país. Diante da falta de acesso à internet, educadores e gestores precisaram criar soluções pedagógicas de emergência sem que, em muitos casos, nem eles, nem seus alunos tivessem experiências anteriores com atividades digitais. A pesquisa enumera políticas públicas do governo federal, de estados e municípios que surgiram em resposta à demanda por conectividade, mas que se mostraram insuficientes, apresenta as experiências brasileiras no enfrentamento deste problema e também analisa políticas públicas internacionais.

ACESSO FIXO À INTERNET

O cenário de acesso à internet no país separa os brasileiros em dois grupos: um que participa do mundo digital mediado pelas tecnologias da informação, com acesso pleno a todos os serviços e potencialidades da internet, e outro onde a participação se dá de forma limitada, mediada por pacotes de dados e conexão limitada. Para entender o problema de forma concreta, basta comparar o que é possível fazer em telas pequenas de celulares com conexão instável e com poucos “megas” e as diversas possibilidades de uso da internet acessada de telas de laptops ou computadores de mesa conectados à rede wi-fi de uma residência servida por cabos de fibra ótica. A precariedade do acesso fixo residencial à internet é um problema estrutural, atravessado por questões como os preços dos pacotes, a ausência de infraestrutura e a dificuldade na rede física.

A TECNOLOGIA 5G E O ACESSO À INTERNET NO BRASIL

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil carrega uma série de impactos para o acesso à internet em banda larga no país. Para entendê-los, este estudo apresenta o 5G, suas especificidades técnicas, as diferenças em relação às tecnologias de telefonia móvel anteriores, e o que a tecnologia pode proporcionar aos consumidores. É apresentado, também, um panorama sobre a implementação desta tecnologia no Brasil, o estágio do leilão das frequências que serão utilizadas e, por fim, questões que merecem ser observadas para que o 5G possa ser desfrutado plenamente pela população em geral, com garantias dos direitos do consumidor e à proteção de dados.

ACESSO MÓVEL À INTERNET NO BRASIL: LIMITES E BLOQUEIOS

Com o avanço da conectividade, o uso da internet em dispositivos móveis cresceu exponencialmente em todo o mundo. No Brasil, houve uma explosão deste tipo de acesso, especialmente entre a faixa de população com menor renda. Neste cenário, a quarta pesquisa da série "Desafios para a Universalização da Internet no Brasil" traz um panorama sobre os limites e bloqueios desta modalidade, analisando impactos no acesso à informação e mapeando perfil dos consumidores. A diferenciação de preços por meio do zero rating, por exemplo, é um aspecto central para se pensar questões como neutralidade de rede no país e, por isso, parte fundamental da pesquisa. O estudo também traz dados sobre o caráter dos planos oferecidos em perspectiva com mercados internacionais e aponta a existência de possíveis violações de marcos regulatórios por parte de operadoras.

REDES COMUNITÁRIAS PARA ACESSO À INTERNET

No quinto volume da série "Desafios para a Universalização da Internet no Brasil", Idec, Instituto Nupef e Artigo 19 apresentam a pesquisa "Redes Comunitárias para Acesso à Internet", com um diagnóstico da situação das redes comunitárias no país, que levam acesso a áreas que, ainda hoje, não são suficientemente atendidas pelas operadoras de telecomunicações e tampouco são objeto de atenção do poder público. A pesquisa se debruça sobre as barreiras atuais para o desenvolvimento das redes comunitárias e quais são as soluções para a superação das lacunas de conectividade de comunidades e indivíduos atualmente com acesso precário ou inexistente à internet.

ACESSO À INTERNET NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

A baixa qualidade da conexão, a cobertura limitada e os preços exorbitantes são as principais características do acesso à internet na região Norte do Brasil. Em partes da região, sequer há fornecimento do serviço, e quando há, a velocidade de conexão é custosa, insuficiente e instável, interferindo no exercício de inúmeros direitos pelos cidadãos. Neste contexto, acreditamos que é importante atualizar um olhar específico sobre as desigualdades de acesso à internet na região amazônica, por isso, este estudo, viabilizado por meio de uma parceria com a ONG Derechos Digitales, volta-se para as formas e modalidades de uso da internet pelos habitantes locais, os impactos causados pela exclusão do acesso e as políticas públicas em vigor (ou que foram descontinuadas), que podem servir de base para um novo ciclo de desenvolvimento na região em direção ao acesso universal à Internet.

ACESSO À INTERNET POR COMUNIDADES AMAZÔNICAS NO BRASIL

Esse relatório é fruto de uma pesquisa do Idec que faz um mergulho no acesso à internet na região Amazônica ao dedicar um olhar mais aprofundado sobre o tema. Dessa vez com objetivo de identificar as condições e motivações para o acesso à internet e propostas de conectividade emergentes de grupos locais da região da Amazônia brasileira, em especial de comunidades ribeirinhas que vivem na zona rural.

Quer receber mais conteúdos sobre telecomunicações?

Assine nosso boletim especial: