Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec e Outra Saúde lançam curso gratuito para jornalistas

Workshop sobre acesso a medicamentos e vacinas no Brasil acontece ao longo de três encontros virtuais em março

Compartilhar

separador

Atualizado: 

22/02/2021
Arte Idec
Arte Idec

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a newsletter Outra Saúde lançam um curso virtual e gratuito para jornalistas sobre acesso a medicamentos e vacinas no Brasil. Para participar, basta estar vinculado a um veículo de comunicação e preencher o formulário até o dia 3/3. São apenas 20 vagas, distribuídas por ordem de inscrição.

Clique aqui para fazer a sua inscrição

Os encontros acontecerão através do Zoom nos dias 9, 16 e 23/3 e terão duração de 1h30. Após uma exposição dos temas, os especialistas convidados vão responder perguntas no formato coletiva de imprensa. O objetivo é dar aos jornalistas participantes instrumentos conceituais e práticos para a cobertura de saúde. 

Confira a programação completa:

Workshop para jornalistas: cobertura sobre acesso a medicamentos no Brasil

Encontro 1 - Donos da saúde (9/3, das 8h30 às 10h)

O impacto dos monopólios da indústria farmacêutica no acesso a tratamentos e vacinas.

Maíra Mathias (Outra Saúde) e Renata Reis (MSF - Médicos Sem Fronteiras Brasil)

 

Encontro 2 Inovação para quem precisa (16/3, das 9h às 10h30)

Pesquisa e desenvolvimento com foco nas necessidades das populações mais vulneráveis.

Ana Navarrete (Idec) e Francisco Viegas (DNDi - Drugs for Neglected Diseases initiative)

 

Encontro 3 - Quanto vale a cura? (23/3, das 9h às 10h30)

Por dentro dos preços dos medicamentos no Brasil e suas consequências para pacientes e para o SUS.

Raquel Torres (Outra Saúde) e Matheus Falcão (Idec)

 

Conheça os participantes:

Ana Carolina Navarrete - Advogada, mestra em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo e graduada em Direito pela mesma Universidade. Foi professora visitante na ESPMG (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais) e pesquisadora do Cepedisa (Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário) e do Projeto Muriel (2013-2015). Atua em temas relacionados à saúde e aos direitos humanos, e é coordenadora do Programa de Saúde do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Francisco Viegas - Mestre em Direito pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Assessor de advocacy da DNDi (Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas).

Matheus Falcão - Advogado, Mestre em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo e graduado em Direito pela mesma universidade. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direito Sanitário da USP desde 2013. Foi pesquisador da Organização Mundial de Saúde (2017-2018). Atualmente, é assessor jurídico do Programa de Saúde do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Maíra Mathias - Jornalista, co-fundadora e editora de Outra Saúde. Formada pela UFF, trabalha há 12 anos com saúde pública, com passagens pela Fiocruz, Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde e secretaria estadual de saúde do RJ. 

Raquel Torres - Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense, escreve há mais de dez anos sobre saúde pública. Trabalhou na Escola Politécnica da Fiocruz, onde foi repórter e, posteriormente, chefe de redação da Revista Poli. A partir de 2014, atuou em outros projetos da Fiocruz relacionados à atenção primária, formação em saúde e gestão hospitalar. Atualmente, é editora do Outra Saúde. 

Renata Reis - Tem mais de 15 anos de experiência no trabalho de advocacy com foco no acesso a medicamentos. Também trabalhou na Abia (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS), onde foi coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rebrip (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos). É doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sua tese se centrou nos grupos de pressão no Congresso em relação ao processo de aprovação da Lei de Patentes brasileira. É vice-diretora executiva da organização Médicos Sem Fronteiras no Brasil.

 

O workshop “Cobertura sobre acesso a medicamentos no Brasil” acontece no âmbito da campanha Remédio a Preço Justo do Idec, que tem o objetivo de melhorar as regras para a regulação do mercado de medicamentos no Brasil e, assim, garantir o acesso a tratamentos e vacinas para todas as pessoas. 

O Idec é uma associação sem fins lucrativos que atua há mais de 30 anos por mais ética e justiça nas relações de consumo. Outra Saúde é a única newsletter diária de saúde pública da América Latina, e oferece desde 2018, gratuitamente, um resumo das principais notícias sobre o tema publicadas no Brasil e no resto do mundo. 

Talvez também te interesse: