Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

6ª Semana ENEF: Idec realiza lives com especialistas em finanças, participe!

A convite do Banco Central, o Idec participa da Semana Nacional de Educação Financeira com programação gratuita

Compartilhar

separador

Atualizado: 

05/06/2019
6‘ Semana ENEF: Idec realiza lives com especialistas em finanças, participe!

Abertura da 5ª Semana ENEF realizada em 2018 em Brasília. Foto: Comitê Nacional de Educação Financeira/ Divulgação

 

De 20 a 26 de maio acontece em todo o País a 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana ENEF,  uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) que realizará centenas de ações educacionais gratuitas em diversas cidades brasileiras. A convite do Banco Central, o Idec participa novamente da programação oficial.

Este ano, o Instituto, que possui diversas iniciativas na área financeira, como o Guia dos Bancos Responsáveis, promoverá nos dias 21 e 23 de maio duas palestras online gratuitas com convidados especiais, nas quais serão abordados temas como educação financeira e tratamento do superendividamento.

Na terça-feira (21), a economista do Idec Ione Amorim, entrevista a consultora financeira e youtuber Júlia Mendonça em um bate-papo sobre educação financeira, investimentos e comportamento econômico de jovens. Além do canal no Youtube com mais de 400 mil inscritos, Júlia também apresenta o programa Descomplique, onde compartilha dicas para quem quer virar o jogo contra as dívidas financeiras.

Já na quinta-feira (23), será realizado um breve relato do histórico explicando o desfecho do caso real do professor universitário Rubens Adorno, retratado no documentário No Caminho do Superendividamento e uma discussão sobre os desafios para aprovação de leis para o tratamento do superendividamento. O tema será debatido juntamente com a Fundação Procon e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ao final, haverá uma convocação pelo Ato pela aprovação do PL 3515/15 no auditório da Defensoria Pública de São Paulo, com a participação de Marilena Lazzarini, Presidente do Idec.

Para assistir e participar das transmissões ao vivo, basta acessar os canais instagram e facebook do Instituto e enviar perguntas e dúvidas nos comentários. 

Uma Vida Sem Dívidas

Como parte das ações de educação financeira, o Idec lançou recentemente  a campanha “Uma vida sem dívidas é uma vida melhor”, com o objetivo de difundir a importância da educação financeira no dia a dia da população.

Pesquisas indicam que mais de 60 milhões de brasileiros estão com problemas para manter as contas em dia, dado que demonstra como administrar dinheiro, controlar gastos e poupar ainda é uma tarefa distante para boa parte da população. Pensando nisso, o especial traz informativos, orientações e ferramentas sobre planejamento e educação financeira com foco em prevenção.

“O foco na prevenção de situações de endividamento e problemas financeiros em um país de superendividados é essencial, tanto para o pleno exercício de cidadania, como para o aumento da qualidade de vida”, ressalta Carla Yue, gerente de relacionamento, marketing e comunicação da organização.

 

LEIA TAMBÉM

Idec participa de curso gratuito sobre crédito do mercado de finanças

Uma vida sem dívidas: leve a educação financeira no bolso com o kit do Idec

Planilha de Orçamento Doméstico: baixe grátis

Talvez também te interesse: