Você não trabalha apenas para pagar contas básicas de consumo, como aluguel e energia, certo?

É como se fosse um jogo: quanto mais você consegue juntar por mês, mesmo que pareça pouco, maior será a sua recompensa a médio e longo prazo!

Chegou a hora de guardar dinheiro para aproveitar as oportunidades da vida: fazer aquela viagem, fazer um curso, assistir o show da sua banda favorita, jantar num lugar legal...

Administrar seu dinheiro, controlar gastos e poupar, parece mais difícil do que realmente é. E esse esforço vale a pena, porque organizar seu orçamento é um hábito que, além de afastar as dívidas, certamente te aproxima da realização de projetos pessoais e até mesmo sonhos.

Para ajudar nessa jornada, preparamos um conteúdo especial, focado em dicas para o seu dia a dia que pretendem gerar grande impacto no seu planejamento mensal.

Mas sabemos que não é à toa que 60% da população brasileira tem problemas financeiros: no país em que os bancos praticam as mais altas taxas de juros para empréstimo do mundo, escolas ainda não preparam os cidadãos para administrar seu dinheiro - um dos fatores que gera tanto endividamento.

É por isso que nós, do Idec, orientamos a população e lutamos por políticas públicas que protejam consumidores de abusos de serviços financeiros.

Vamos juntos?

ECONOMIZAR É PRECISO!

Confira algumas dicas de consumo que você pode adotar desde já:

  • Altere sua conta corrente para uma isenta de tarifas, solicitando em qualquer banco a conta de serviços essenciais
  • Compre menos carnes, bebidas e artigos industrializados e mais grãos, frutas, legumes, ovos. Sua alimentação será mais saudável e seu bolso agradece
  • Congele a comida que sobrar para evitar desperdícios
  • Dê preferência ao transporte público e, quando possível, aproveite seu deslocamento para caminhar
  • Escolha os medicamentos genéricos, que têm preço 30% menor
  • Contrate o plano de internet fixa e celular mais populares e lembre-se que sempre dá pra usar o wi-fi de espaços públicos
  • Confira se tem algum eletrodoméstico velho gastando mais energia do que deveria em casa e escolha eletrônicos com selo Procel A de eficiência
  • Compare preços de diferentes marcas e lojas físicas e virtuais antes de comprar
  • Anuncie a venda de coisas que você não usa mais e avalie comprar produtos de segunda mão, em bom estado

KIT EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Conteúdo didático e direto ao ponto com as principais orientações e ferramentas que você precisa conhecer para colocar a educação financeira na prática!

MANUAL: PLANEJAMENTO FINANCEIRO DESCOMPLICADO

Livreto impresso de bolso com controle de financeiro mensal, lista de compras no mercado, dicas para economizar no consumo diário, orientações rápidas sobre poupança e cuidados ao fazer empréstimo, entre outras dicas de consumo.

VIDEOAULA: COMO LIDAR COM SEU DINHEIRO

A videoaula sobre planejamento financeiro, com a economista Ione Amorim, aborda fundamentos e práticas de investimentos, crédito e prevenção ao endividamento e tarifas bancárias (cheque especial, pagamento mínimo do cartão, multas e juros).

ASSOCIE-SE E LEVE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BOLSO

Com apenas R$ 30 por mês você apoia o Idec na causa dos direitos do consumidor no Brasil, garantindo nossa luta por relações de consumo financeiras justas e nos ajuda a continuar construindo campanhas como essa. Como agradecimento*, você receberá em casa o manual Planejamento Financeiro Descomplicado em casa e terá acesso à videoaula Como lidar com seu dinheiro.

APOIE E GANHE O KIT
cardeneta

*Entrega do manual em até 30 dias úteis após a efetivação da assinatura e acesso à videoaula a partir de 15 de junho

6 RAZÕES PARA SE ASSOCIAR

Ao apoiar o Idec, você contribui com uma organização que conta com mais de 70 pessoas atuando para instrumentalizar a sociedade civil na defesa dos direitos do consumidor. Nossa luta se mantém graças a generosidade e engajamento de associados de todo o país que garantem a sustentabilidade financeira de nossas ações. Se nosso trabalho é importante pra você, considere a possibilidade de nos apoiar!

ORIENTAÇÃO

Atendimento com especialistas em problemas de consumo via telefone, e-mail ou presencialmente, de segunda a sexta-feira

SOLUÇÕES

400 modelos de cartas e 26 petições para o juizado especial elaboradas para resolver problemas com empresas

INFORMAÇÃO

Revista Idec entregue na sua casa e envio de boletins digitais que te deixam sempre bem atualizado sobre nossas ações e dicas de consumo

CAUSAS

Avanços de direitos e contra os retrocessos nas áreas de telecomunicações, alimentação, mobilidade, saúde, energia e serviços financeiros

CIDADANIA

O Idec é uma associação sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos, que mantém suas ações com o apoio da população

RESISTÊNCIA

Ajudamos a construir e somos um dos principais defensores do Código de Defesa do Consumidor, lei que foi ameaçada por 515 projetos diferentes em 10 anos

O QUE É O IDEC?

O Idec luta pela ética na oferta de produtos e serviços para todos os brasileiros, alcançando importantes conquistas ao longo de seus 30 anos de trajetória.

Somos uma organização sem fins lucrativos e independente de empresas, partidos ou governos e que mantém suas ações com o apoio de cidadãos preocupados em construir uma sociedade mais justa, consciente e sustentável.

Transparência para nós é fundamental e, por isso, anualmente passamos por auditorias diversas e publicamos relatórios com o balanço social da instituição.