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Black Fraude: 5 dicas para evitar comprar produtos eletrônicos falsificados

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Atualizado: 

01/11/2023

Consumidores de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil, preparam-se para a grande promoção de fim de ano conhecida como Black Friday. Porém, para não cair na Black Fraude e comprar produtos eletrônicos falsificados ou de baixa qualidade, é preciso tomar alguns cuidados.

A seguir, você vai ter 5 dicas essenciais para comprar produtos originais, de qualidade e com um bom preço. Confira!

1. Veja se o produto tem o número de homologação da Anatel

Todo e qualquer produto para telecomunicação (celular, modem, smart tv box) vendido no Brasil precisa ter o número de homologação da Anatel. Esse número deve estar na descrição do objeto na página da loja online. Normalmente fica na parte das especificações.

Por isso, quando for pesquisar o produto de telecomunicação que quiser comprar em alguma loja online, verifique primeiro se ela fornece o número de homologação da Anatel. Se não tiver, fuja que é cilada.

2. Pesquise a reputação da loja

O ideal é comprar apenas em lojas conhecidas, que você sabe a procedência, têm indicações, boas avaliações e tudo mais.

Porém, é cada vez mais comum que as lojas menores vendam dentro de sites maiores e aí fica mais difícil saber se aquele estabelecimento é de confiança ou não. O ideal é pesquisar a reputação da empresa. Saber o CNPJ, ter o número de contato, observar se tem muitas reclamações e analisar a avaliação dada por outros consumidores. Tudo isso conta.

Se for uma loja nova, sem informações ou avaliações sobre ela, pode ser mais seguro buscar o produto em outro lugar.

3. Confira a segurança da página para não cair na Black Fraude

Páginas seguras mostram o símbolo de cadeado ao lado do link, como mostra a imagem abaixo.

Além disso, algumas possuem outras medidas de segurança ainda mais avançadas, como a emissão de certificados digitais. Você pode pesquisar esses selos na página da loja que você for comprar. Se ela tiver, quer dizer que possui prevenção a golpes, fraudes e ao uso indevido dos seus dados pessoais.

Uma forma simples de encontrar o selo de segurança é ver se o link da página começa com https (site seguro) em vez de http (site não seguro).

4. Compare o valor do produto com outras lojas

É possível sim você encontrar um produto com um valor significativamente mais barato em uma loja do que em outra. Porém, é preciso ficar atento para que essa diferença não seja exorbitante.

Por isso, compare os valores e os descontos dados no mesmo produto em várias lojas. Se for muito diferente, um preço extremamente abaixo do das concorrentes, desconfie que pode ser golpe, em especial se a loja ou site não tiver boa reputação ou avaliações. 

Se o preço for ínfimo, como um celular de 1500 reais sendo vendido por 15 reais, pode ser um erro no desconto oferecido e a loja tem o direito de cancelar a venda.

5. Guarde os comprovantes e todos os documentos da compra

Antes de finalizar a compra, é preciso que você tenha todos os dados da loja bem guardados: CNPJ, nome, razão social, números de contato, entre outros. 

Com a compra realizada, guarde também os comprovantes e a nota fiscal. Caso seu produto atrase, chegue diferente do esperado ou até mesmo se for falsificado, entre em contato com a empresa para tentar resolver o problema e salve todas essas tentativas. Seja por meio de número de protocolo da ligação para o SAC, print da tela de chat, de Whatsapp, etc.

Esses documentos serão essenciais, caso você precise recorrer ao Procon da sua cidade, ao consumidor.gov.br ou até se for necessário entrar com um processo judicial.

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