separador
Atualizado:
O Programa de Direitos Digitais e Telecomunicações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) participou na última quarta-feira (02) do “Seminário Desafios do Ecossistema Digital: Redes, Plataformas e Novos Serviços” realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O evento ocorreu em dois dias (01 e 02 de agosto) e teve como objetivo debater sobre os desafios trazidos pela era digital no Brasil. O encontro ocorreu em Brasília e teve transmissão pelo canal de YouTube da agência.
De acordo com a descrição do evento, “o seminário busca fomentar a troca de experiências e o debate sobre o papel dos diversos atores na construção do novo ecossistema digital diante dos novos modelos de negócio baseados em conectividade, incentivando investimentos e garantindo conectividade significativa.”
A participação do Idec no seminário da Anatel
A especialista em Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec, Camila Leite, foi quem participou do encontro. Ela fez parte do Painel 3 que discutiu os "Aspectos Concorrenciais: como impulsionar os novos mercados digitais?".
A especialista falou sobre os desafios da concentração de mercados digitais e a necessidade de maior cooperação entre autoridades para uma melhor coordenação institucional, respeitadas as competências de cada uma.
Além do também necessário avanço em uma regulação econômico-concorrencial de plataformas, para além da aprovação do PL 2630, conhecido popularmente com o PL das Fake News. “O Idec continua lutando pela regulação de plataformas para um ambiente virtual mais protetivo a consumidoras e consumidores”, determina Camila Leite.
O Idec tem um histórico importante de atuação nos temas de Direitos Digitais e Telecomunicações. Conheça o trabalho do Instituto neste link.