Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Mapa de Feiras Orgânicas: 5 dicas para aprender a mexer no novo site

separador

Atualizado: 

13/10/2022

Está no ar uma nova versão do Mapa de Feiras Orgânicas. Mais moderna, fácil de usar e acessível. Lá você encontra comércios e feiras de produtos orgânicos e agroecológicos em todas as regiões do país. A ferramenta existe desde 2012, é um sucesso, já ganhou um prêmio, estabeleceu diversas parcerias, e agora ficou ainda melhor.

O Mapa de Feiras Orgânicas ajuda as pessoas a encontrarem alimentos mais saudáveis, aproximando quem produz de quem quer comprar. Uma escolha que faz bem para você, para os outros e também para o planeta.

A plataforma é atualizada de forma contínua, colaborativa e feita em espaço virtual, um site. No mapa, especificamente, a pessoa pode “viajar” pelos municípios brasileiros que possuem feiras e comércios cadastrados. Há iniciativas de todas as regiões, do norte ao sul do Brasil.

Confira a seguir como mexer no novo site!

1. Como acessar o Mapa de Feiras Orgânicas?

Você consegue acessar o mapa com as feiras e comércios de todo o país a partir de qualquer página do site. Na home, por exemplo, é só clicar em “Acesse o Mapa” ou no próprio mapa que ele vai abrir para você poder procurar a feira mais próxima de sua casa.

Ao clicar, na parte esquerda da página vai surgir os elementos de pesquisa. Você pode procurar a partir de uma palavra-chave, nome da feira, ou do local. Também pode refinar a busca com os filtros disponíveis. Aí, é só escolher e vai aparecer no mapa e na lista escrita o que você procura.

2. Tem a página de receitas?

Sim, o site sempre vem com novas atualizações de receitas para você poder fazer em casa. Para entrar na página é simples. Basta clicar na aba “Receitas” na parte superior da tela.

Você pode pesquisar pelas receitas que estão em destaque, ou utilizar a ferramenta de busca. Nela, é só escrever o ingrediente ou o nome da receita que deseja aprender.

Mais para baixo da tela, tem uma lista com todas as receitas disponíveis no site. Caso você queira passar uma por uma e conhecer todas as delícias disponibilizadas pela ferramenta.

3. O que é essa biblioteca?

A parte da “Biblioteca” é voltada para aquelas pessoas que desejam aprender mais sobre os orgânicos, a agroecologia e a agrofloresta.

Ao clicar na aba, você vai abrir uma página em que pode filtrar as publicações por tema ou formato. Abaixo também há a lista completa de todas as publicações disponíveis no site.

4. Como adicionar uma nova feira ao Mapa de Feiras Orgânicas?

Caso você queira adicionar alguma iniciativa que ainda não está no mapa, basta clicar na aba “Adicionar Local”.

A página que vai abrir traz uma série de dados que você precisa preencher:

  • O tipo de iniciativa (feira, comércio, grupo, entrega a domicílio, etc);
  • O nome do empreendimento;
  • A sua ligação com essa iniciativa;
  • Dados de localização e funcionamento;
  • Contato; e
  • Fotos da iniciativa, se tiver.

Após adicionar todas essas informações, você vai passar para a próxima etapa. Nela, precisa adicionar o que tem na feira ou no comércio e se ela possui algum selo de produtos orgânicos. 

Por fim, é preciso colocar os seus dados pessoais e de contato, além de marcar que concorda com as políticas de privacidade e se concorda em receber informações sobre o Mapa.

Com tudo preenchido, é só se cadastrar. A iniciativa vai passar por uma avaliação da equipe técnica do Idec e, com tudo certinho, ela será publicada.

5. De que forma eu ajudo o Mapa de Feiras Orgânicas?

O Mapa é uma iniciativa do Idec que é uma ONG que existe por conta das pessoas apoiadoras e associadas da Instituição, além de financiadores que não são ligados a empresas e partidos políticos.

Para ajudar a iniciativa a continuar e prosperar, você pode clicar na aba de “Faça uma Doação”

Caso não seja possível fazer uma doação em dinheiro, o seu compartilhamento do Mapa com outras pessoas já ajuda bastante a gente a espalhar a importância de se consumir produtos orgânicos no país. 

Além de também ajudar centenas de feirantes e comerciantes de orgânicos de todo o país que estão presentes no Mapa.

Por isso, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Compartilhe o site do Mapa de Feiras Orgânicas com seus amigos, familiares, vizinhos, conhecidos, colegas, enfim, com todo mundo. E, assim, ajude a espalhar a palavra do orgânico por aí!